Falem bem, falem mal...

Iniciado por elio7769, 15 de Maio de 2009, 22:00

tópico anterior - próximo tópico

elio7769

Linux & Cia
Virei fã do Ubuntu
17 Comentário(s)
John C. Dvorak, da INFO 14 de maio de 2009
Maurício Medeiros
Virei fã do Ubuntu

* rssRSS
    * comenteCOMENTE
    * envieENVIE
    * imprimaIMPRIMA
    * imprimaESPALHE

* Google
    * Yahoo!
    * Windows Live
    * BlogBlogs
    * Gostei
    * diHITT
    * Digg
    * facebook
    * del.icio.us
    * Netvibes
    * Rec6
    * Technorati
    * twitter
    * Linkk

Tags:

* Linux
    * Software Livre
    * Ubuntu

Milhões gastos com o Windows podem ser economizados

Leia também:

* - Ginga-NCL é aprovado como padrão mundial para IPTV
    * - Open source sobre quatro rodas
    * - Cabeça da Red Hat usa software proprietário
    * - Empresas brasileiras são exemplo em software livre

No último mês eu me tornei um grande fã do Ubuntu 8.10 e estou quebrando a cabeça para descobrir por que as grandes empresas ainda não adotaram essa distribuição Linux em todas as suas máquinas. Os milhões de dólares gastos todos os anos com licenças do Windows poderiam ser economizados. E pesquisas do IDC preveem que 2009 será o ano do Linux devido à crise econômica.

No passado, havia tantas particularidades que alguns programas que rodavam em uma distribuição não rodavam em outra, além de todos os problemas com drivers e outras chateações. O Ubuntu 8.1 fez o melhor trabalho, criando um sistema que é compatível com a maioria das máquinas e que roda as aplicações mais populares sem que o usuário tenha qualquer preocupação com drivers. Nunca vi nada melhor e acredito que essa é a primeira distribuição Linux que está pronta para o papel principal tanto no escritório quanto em casa.
1

2

3

Próxima >
3
virei-fa-do-ubuntu
LINKS PATROCINADOS

*
      Quer aprender Linux?

Aprenda o S.O. que mais cresce no mundo e seja um certificado LPI.

www.4linux.com.br
    *
      Zarafa Outlook Sharing

The only real Exchange replacement for your Linux mail server.

www.zarafa.com
    *
      Insatisfeito

Ganhe R$3000,00 trabalhando em casa.Tempo Parcial ou Integral.

www.insatisfeito.net

Comentários

* Bruno, o seu comentário serve pra você mesmo, leia antes de comentar, principalmente em relação aos vírus [acho até que vou mandar como sugestão pra info fazer uma matéria a respeito]. E quanto ao fato das pessoas correrem pra comprar o windows pirata, se deve ao fato das pessoas estarem acostumadas com o que usam e não quererem aprender algo novo. A inclusão digital tem o seu lado bom, mais pessoas estão aprendendo sobre informática e percebendo o quanto o sistema da microsoft é falho. O aumento de pc's em residências ao redor do mundo começou significativamente nos últimos anos, justamente quando a microsoft começou a perder mercado e o linux aumentar e, não, eu não estou me referindo a matéria que foi publicada aqui na info, usando como base um site que mede apenas dados norte-americanos, estou falando de pesquisas globais. Acha que é só coincidência justo quando as pessoas estão aprendendo mais o linux estar crescendo?
      enviado por: igor da cruz marques belchior da cunha em 15/05/2009 - 18:19
    * @João A B O Santana: Procure saber mais pra vírus pra Linux. Procure também pelos vírus Winux, que atingem tanto Windows quanto Linux. Se o Linux é tão bom assim, por que todo usuário(não tô falando de nerds amantes de linha de comando, tô falando do usuário comum) corre pro camelô pra comprar um Windows pirata quando compra um pc com Linux? O Linux deveria seguir o exemplo do BSD e se voltar pra servidores...
      enviado por: Bruno de Oliva Bemfica em 15/05/2009 - 18:04
    * A briga vai longe. Eu só sei que uso os dois S.O.s e me dou bem com os dois. O Windows tem mais drivers, o Ubuntu mais segurança. Cada um tem as suas peculiaridades, esse negócio de discutir qual é o melhor, qual pega ou não vírus, não leva a informática a nada. Eu acho que no futuro e já tá acontecendo, é a interoperabilidade. O resto é conversa pra boi dormir!
      enviado por: Elio Bezerra da Silva em 15/05/2009 - 18:02
    * @Rogerio Vitiello: Engraçado que, quando o Windows ainda era um ambiente gráfico feio e pouco usado (o que só vai mudar definitivamente com a v. 3.0), já havia virus específicos para ele. E já existem hoje virus para Linux, mas como eles não são capazes de burlar o sistema de permissões, são apenas prova de conceito. Dizer que quanto mais o Linux for popular (o que espero nunca acontecer) mais brotarão da terra virus para infectá-lo é ingenuidade: assim como ninguém constrói uma casa em fundamento forte para depois derrubá-la com as próprias mãos, a comunidade livre não vai simplesmente destruir um SO tão seguro quanto o Linux. E outra coisa: só quem vive na treva passa sete anos ameaçado por uma falha de segurança num programa de slides. Quem é livre se livra mais rápido dessas inconveniências. Tu acha mesmo que a comunidade livre ficaria atabalhoada diante de um vírus?
      enviado por: João A B O Santana em 15/05/2009 - 15:43
    * O ubuntu é ótimo msm. O sonho do windows é ser o linux, mas nunca vai ser. Tudo q é da microsoft não presta, viva o GPL.
      enviado por: hacktheplanet em 15/05/2009 - 11:21
    * o ubuntu 9.04 é otimo, rapido, com o Windows pego na media de 300 spy e uns 5 virus/mês e com o linux nada, é facil de ser usado, uso o 64bits no PC e o 32bits no Notebook, mas não abandonei completamente o Windows pois tenho muitos aplicativos pendurados nele. eu amo o Ubuntu e a nova versão veio com um suporte maior principalmente para redes Wireless o 9.04 pegou minha controladora wireless é show de bola
      enviado por: Jeferson Landi em 15/05/2009 - 10:28
    * Erasmo, visite http://open-br.net/blog/?p=5 solucionará os seus problemas com modem 3G.
      enviado por: Skarllot Neves em 15/05/2009 - 10:01
    * Duvido que o IDC acerte. Como sempre, o ano do Linux segue a fórmula eterna: Ano do linux = ano atual +1. Demorou quase 20 anos pra conseguir 1% do mercado... Não vai mudar tão já. Ainda mais por que ninguém bate o marketing da Microsoft, e a base de sistemas instalado e softwares que são padrões de mercado e desenvolvidos SOMENTE para Windows(Ex: Corel e Photoshop) é grande demais pra ser ignorada. Esse ano sai o Windows 7 e a Microsoft recupera o market share que perrdeu pro linux e pra Apple em virtude do Vista.
      enviado por: Bruno de Oliva Bemfica em 15/05/2009 - 08:38
    * Guilherme, as soluções 'bem simples' nem sempre são tão simples assim. O fato de ser uma solução genérica, faz com que acaba não funcionando do mesmo jeito pra todo mundo, por algumas diferenças de hardware. Agora o principal problem já foi mencionado por você: o preconceito dos fabricantes de hardware em relação a usuários de outros sistemas. O linux tem evoluído muito em relação ao 'reconhecimento' de hardware, mas, vez ou outras, quando o hardware não é reconhecido, as vezes não temos pra onde correr. Eu passei por uma situação similar, quis usar meu modem speedstream 5200 pela entrada usb e descobri que não existiam [na época, não sei hoje], drivers da speedstream pra linux, nem oficiais, nem genéricos. Fora esses contratempos que temos superado a cada dia, o linux é realmente o que há em inovação, segurança e comodidade.
      enviado por: igor da cruz marques belchior da cunha em 14/05/2009 - 21:57
    * Erasmo, mas daí não é culpa do sistema, é culpa da fabricante do MODEM que não fez o driver. Mas esse problema já vi soluções na internet, e bem simples.
      enviado por: Guilherme Macedo em 14/05/2009 - 21:09
    * oi a todos, bem vamos lá eu amo linux um dia um amigo me apresentou e eu amei como se fosse a primeira vez que eu fiquei em frente ao computador. só que nem tudo são flores eu até hoje não consigo conectar a internet com o meu modem 3g da claro o modem é o da sony, e por isso eu fico chateado pois ele deveria reconhecer o meu modem não como um volume apenas mas sim como o modem da sony.Bem emfim eu só consigo me conectar quando colocoum celular com suporte a 3g ele logo reconhece e conecta funfa na boa, porém eu gostaria que o próximo ubuntu vinha com suporte a todos os modens 3g se a idéia é roubar os usuários do windows isso está faltando ainda, vocês já viram a quantidade de pessoas que tem 3g está crescendo muito isso é realmente necessário até para os noots com modem 3g embutidos isso é essencial pra migração definitiva. Valeu um abraço a todos que amam ubuntu.
      enviado por: erasmo guedes dos santos em 14/05/2009 - 20:11
    * A concorreência é a melhor forma de o usuario conseguir melhores produtos por um preço mais em conta... já que se uma empresa monopoliza um mercado ela não investi em mais pesquisa para criar novos produtos mas ela quer explorar os usuarios com produtos defasados e com um preço no mínimo exorbitante.
      enviado por: Bruno Vinicius Ferreira Silva em 14/05/2009 - 19:57
    * Alias, fazendo uma correcao: Quando eu falei em o Ubuntu ser um "homem forte", eu quis dizer que a Comunidade Ubuntu sao de fato esse homem forte, e mais que determinado nos seu objetivos. Parabens a eles, e sucesso a versao 9.10 (ou o seu pequeno koala)
      enviado por: Paulo Munir em 14/05/2009 - 19:57
    * Eu acho que o tempo de engatinhar do Ubuntu ja passou desde o Feisty, hoje ele eh um "homem forte" no campo de SOs pessoais alem de ter se tornado cada vez mais simpatico para profissionais tambem. Em relacao ao que foi dito sobre a agressividade das melhorias dos softwares da Adobe, eh importante lembrar que isso nao eh gratuito e a Adobe TEM razoes para essa corrida tanto no campo profissional como no pessoal, e vindas inclusive do software livre (leia-se the Gimp)
      enviado por: Paulo Munir em 14/05/2009 - 19:12
    * Rogerio Vitiello, Linux tem vírus como o Windows? Só ano passado o Windows teve 20 mil novos vírus por dia! (dados da Panda). Se vc pesquisar vai ver q Linux tem vírus, mas nunca teve, esses vírus, poder de propagação. Isso pq Linux ou UNIX a muito tempo tem diretrizes de segurança que o Windows nem tem ainda. Mas o que ele quer dizer nem é isso, é que agora não tem, é fato, se tiver no futuro, vai ser no futuro. O custo-benefício é enorme.
      enviado por: Guilherme Macedo em 14/05/2009 - 18:04
    * Qualquer sistema operacional que permita ser controlado pelo usuário é passível de sofrer com códigos maliciosos, por mais seguro que seja o sistema, a ponto de não permitir alterações involuntárias, como é o caso do Linux e Windows Vista ou superior com o "UAC" ainda existe a engenharia social que faz com que o usuário permita uma alteração no sistema para a instalação de algum aplicativo, e após o consentimento do usuário, o mesmo não sabe mais o que será feito em seu computador, restando apenas a confiança no aplicativo, de que ele não executará tarefas maliciosas no sistema. Qualquer afirmação contrária só pode ser ignorante ou maldosa
      enviado por: André Ricardo em 14/05/2009 - 17:55
    * "A maioria das empresas e das pessoas gasta cerca de 50 dólares comprando programas de proteção contra vírus e malware. A medida é desnecessária para quem usa Linux" é uma afirmação muito simplória... a partir do momento que o Linux começar a crescer mais e mais, fatalmente virão mais virus para Linux. Quem já passou por problemas como rootkits sabe que isso de "Linux não pega virus ou malware" é falso. Então espalhar essa idéia para o povo que entende menos de informática é um erro grave. Linux tem virus sim, como o Windows.
      enviado por: Rogerio Vitiello em 14/05/2009 - 17:28

comentar
Bezerra.

ChausDevereaux

Hã?

sylvester

Em primeiro lugar este assunto já foi aqui discutido.
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,47363.0.html

Em segundo lugar, é muito deselegante e de pouco interesse para este fórum colar literalmente todo o texto de uma página web, sem pelo menos cortar o que não interessa como links publicitários.etc

Trancado.

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/