ubuntu 9.04 não desliga no notebook acer

Iniciado por tavarim, 14 de Maio de 2009, 08:57

tópico anterior - próximo tópico

tavarim

Bom dia pessoal! instalei o ubuntu 9.04 no meu not acer 3050. Ao iniciar com o live-cd, ela ficou em tela preta, só iniciando colocando os argumentos (apm=off acpi=off  noapic nolapic nopcmcia noapci nosmp pnpbios=off nomce pci=nomsi ), instalei o sistema e esta tudo funcionando perfeito, apenas aparecendo umas msg (not...) no boot, mas logo cai no modo grafico e funfa tudo legal. o unico problema é que ele não desliga normalmente, apenas no dedão. ao tentar desligar no modo normal, aparece a msg. "system halted" e fica só nisso. Tem como resolver? imagino que tem a ver com esses argumentos, se tiver que mudar algo nos argumentos que usei, não corro o risco do sistema não inciar mais? aguardo ajuda.
Abraço!

brunomacagnani

Bom Dia amigo, qual versao do Ubuntu voce esta usando.

Abracos

tavarim

Tota

Citação de: tavarim online 14 de Maio de 2009, 15:51
Ta no topico. 9.04....

Ok, isso nós lemos, mas 32 64 bits, Ubuntu, Kubuntu, Edubuntu etc. isto também faz diferença.

Quanto a não bootar mais, o Cd em modo live salva a pátria

Tente istosudo gedit /etc/modules

Adicione a linha: apm power_off=1

Se não resolver remova

É por tentativa mesmo.

[],s

tavarim

Ok, e 32 bits. acrescentei o apm power_off=1 e não adiantou. veja como ficou.

# /etc/modules: kernel modules to load at boot time.
#
# This file contains the names of kernel modules that should be loaded
# at boot time, one per line. Lines beginning with "#" are ignored.

lp
apm power_off=1

Tota

Bem,

Eu tentei, não tenho acer.

Experimente:

Depois que voce clicar no icone de desligar, tecle => alt+F2

Isto desabilita o tema de logoff e voce poderá ver algumas mensagens durante o desligamento. Pode ser que isto de alguma pista.

Alternativamente voce pode também editar seu menu.lst em => /boot/grub

e remover a chave => quiet

Voce ira bootar e desligar em modo texto, ou seja todos os eventos serão mostrados na tela, isto também pode ajudar.

Compare os dois exemplos

## ## End Default Options ##
color cyan/blue

title Ubuntu 9.04, kernel 2.6.28-12-generic
uuid 74166d2f-bc25-4287-abe4-3097deacd5d9
kernel /boot/vmlinuz-2.6.28-12-generic root=UUID=74166d2f-bc25-4287-abe4-3097deacd5d9 ro locale=pt_BR quiet splash
initrd /boot/initrd.img-2.6.28-12-generic
quiet

## ## End Default Options ##
color cyan/blue

title Ubuntu 9.04, kernel 2.6.28-12-generic
uuid 74166d2f-bc25-4287-abe4-3097deacd5d9
kernel /boot/vmlinuz-2.6.28-12-generic root=UUID=74166d2f-bc25-4287-abe4-3097deacd5d9 ro locale=pt_BR splash
initrd /boot/initrd.img-2.6.28-12-generic
quiet

Veja no segundo exemplo que depois do locale=pt_BR foi removida a chave quiet ( a ultima quiet deve permanecer)

Reboote e veja se ajuda. Acho até que voce vai gostar de carregar a maquina e ver o que esta sendo feito :D

a propósito, o color do inicio altera aquela tela feia preto/branco para algo mais alegre na hora da seleção so SO.

[]'s e boa sorte

ubu4ever