Cartao SDCard sem permissões para gravar, apenas leitura[resolvido]

Iniciado por stolf, 10 de Maio de 2009, 13:31

tópico anterior - próximo tópico

stolf

OLá, até ontem estava conseguindo gravar arquivos em meu SD card do N95 normalmente, mas hoje ele diz que o SD Card é somente leitura. Já tentei alterar as permissões tanto pelo modo gráfico quanto pelo texto, mas até para alterar ele diz que o arquivo é somente leitura. Antes, quando o prórpio Ubuntu fazia este tipo de restrição, pedia minha senha para ter privilégios e poder alterar o sistema de permissões. Alguém pode me auxiliar? Obrigado

RamonB

Pode parecer uma sugestão ridícula, mas já aconteceu comigo. Os meus cartões SD têm uma lingüetinha na lateral que, em determinada posição ("lock"), impede a gravação, como acontecia com os antigos disquetes. Esta lingüetinha é bem pequena e comigo aconteceu de, sem perceber, eu deslocá-la para a posição de bloqueio de gravação e, como estava com pressa para ler o arquivo no cartão, me deu um bloqueio e só depois de algum tempo é que parei para pensar e lembrei deste detalhe. Não será este o teu caso?
Um abraço.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Reuel

É isso que o RamonB disse a cima.

OU a lingueta pode ter quebrado/escapado, uma vez aconteceu isso comigo, mas eu não sabia da existência desse dispositivo.
Tive que improvisar com papel e durex :P
Assinatura removida pela moderação.
???
Que eu lembro, eu já havia removido ela o.õ

Tota

Ou é o que foi citado acima ou sua partição fat do SD se fragmentou.

Instale o pacote gparted e de um scandisk nele (ou use um windows qualquer para isto )

é que o gparted é mais chato para quem não conhece ele, depois é bico.

Lembre sempre de 
desmontar e aguardar uns 30 segundos antes de desconectar o telefone

[],s

stolf

Agradeço a ajuda. Como estava com uma certa pressa, recorri ao método brutal e formatei o Sd Card. Pronto, funcionou perfeitamente depois disso. Sorte que sabiamente sempre tenho backups de conteúdo, inclusive do Sd Card. Muito obrigado.