Instalar dicionário Aurélio da Editora Positivo

Iniciado por rafael79, 07 de Maio de 2009, 00:27

tópico anterior - próximo tópico

rafael79

Estou tentando instalar o Aurélio via Wine no Ubuntu 8.04 (hardy) e não estou obtendo sucesso. Aviso antes de mais nada que é o da editora Positivo, e não o antigo (Séc. XXI), este eu rodo sem problema com o Wine.

Então, com o Wine instalado via Synaptic, o dicionário entra mas não carrega a base de dados, onde era para ficar as palavras, fica vazio, e, ao clicar em qualquer um dos índices de busca, o programa é interrompido com esta mensagem de erro:

"Run-time error '445': Object doesn't support this action"

Pesquisei e descobri que isso era um erro de dll do Wine e que foi corrigido nas versões mais novas. Instalei, portanto, a versão mais nova do Wine. Ela apresentou basicamente o mesmo problema, com a diferença de que passou a mostrar este erro:

"Run-time error '438': Object doesn't support this property ou method"

Um detalhe é que se eu carrego o dicionário com esse comando que encontrei num fórum de discussão em inglês: WINEDLLOVERRIDES="oleaut32=n" wine "C:\\Arquivos de programas\\Positivo\\Miniaurelio\\aurelio.exe"

Ele carrega a base de dados (as palavras), porém quando eu clico em alguma delas aparece o seguinte erro: "Run-time error '-2147467259 (80004005)': Automation error"

Alguém tem alguma idéia de como posso resolver isso? Já aviso que não sou usuário avançado, mas preciso muito desse dicionário, pois nem sempre posso contar com versões online. Valeu!

rafael79

Me disseram que isso pode ser problema com VB no wine, essa informação confere? Se sim, como eu posso instalar o VB no wine?

necromania

Opa

Eu depois de um baile aqui consegui instalar usei o winetricks e isntalei a biblioteca do vb.

http://arvati.blogspot.com/2008/09/uma-forma-de-instalar-wine.html ai nesse blog o cara explica como instalar.

Depois de tudo isso ainda coloquei a aplicação para rodar como 98 ai rodou blz.


Antes eu tinha o mesmo problema que você.

Solid One

#3
depois de penar pra caramba, consegui fazer a versão 5 do dicionário aurélio rodar no wine. e foi graças ao IES4Linux.

sempre que eu instalava, ele dava um erro ao rodar o programa. o erro dava porque o programa usa recursos de ActiveX, onde boa parte deles já vem incluso no Internet Explorer do Windows. pode-se dizer que o próprio programa é estritamente dependente do IE.

aí o que eu fiz: fui atrás de formas do IE rodar no Wine, para em seguira instalar o Aurélio. logo de cara me deparo com relatos de usuários dizendo que instalar o IE diretamente no Wine não funciona. aliás, pior que isso: ele praticamente quebra a bottle padrã do Wine, forçando ao usuário apagá-la ou talvez mesmo reinstalar o Wine no sistema. porém, havia uma saída para instalar seguramente o IE no Wine: instalá-lo através do IES4Linux.

o IES4Linux, em suma, é uma aplicaçãozinha que facilita a instalação do IE no Linux. obviamente ele depende do wine para funcionar, e já deixa tudo pronto para funcionar. o objetivo do IES4Linux é simplesmente para ajudar usuários que gostam do Linux, mas dependem do IE por algum motivo, como testar sites que não rodam apropriadamente em outros navegadores como o Firefox ou o Chrome por exemplo. o programa suporta as versões 6 e 7 do IE, porém o suporte ao IE7 ainda é bem beta.

ao instalar essa aplicação e testar o IE6 por ela (que funcionou razoavelmente bem, por sinal), fui analisar o funcionamento do IES4Linux. justamente para evitar que a bottle padrã do Wine seja quebrada no processo de instalação, o programa cria outra bottle e instala o IE6 nela.

uma bottle é uma espécie de instalação do windows, no contexto do Wine. dentro de cada bottle, você encontra uma pasta "Windows", outra "Arquivos de programas", sem falar nos arquivos de registro do regedit. por padrão, ao iniciar o Wine pela primeira vez, ele cria uma bottle automaticamente na pasta "~/.wine", e todos os programas que um usuário instalar no Wine, vão pra essa bottle por padrão.

o que eu fiz pro Aurélio funcionar perfeitamente no Wine simplesmente foi: instalar o dicionário dentro da bottle que o IES4Linux instalou o Internet Explorer 6, ao invés de instalá-lo na bottle padrã do Wine. depois disso, o programa passou a funcionar muito bem, e nenhuma das mensagens de erro que antes apareciam, voltaram a aparecer. só é meio chato alternar entre o dicionário e outros programas pelo Alt+Tab, mas isso não me é problema: do jeito que me acostumei com as 4 áreas de trabalho que configurei no meu Ubuntu, simplesmente jogo o Aurélio isolado numa das áreas de trabalho e eu mato esse problema.

acho que não dá pra lidar com bottles do Wine automaticamente, sem que se faça necessário abrir uma janela de terminal e digitar um punhado de comandos nela (coisa que pra leigo é horrível, afinal de contas a moda agora é Linux for human beings). mas se você tiver também o Crossover Office instalado no seu computador, esse procedimento se torna muito mais fácil que pelo Wine. o Crossover possui um suporte ao IE6 muito melhor que pelo IES4Linux, fora que é bem mais fácil de lidar com bottles e instalar programas complexos. por ele, acho que basta instalar o IE6 primeiro e o Aurélio em seguida. no máximo, se precisar fazer algo mais, esse algo seria especificar algo referente a bottles (já que o Crossover é baseado no Wine).