Problemas na instalação e depois dela no Hardy [Resolvido]

Iniciado por AliceAyanami, 06 de Maio de 2009, 16:53

tópico anterior - próximo tópico

AliceAyanami

Olá,
Já uso o Ubuntu há mais ou menos 6 meses (7.04), e venho tentando convencer uns amigos a instalá-lo em seus pcs. Nesse último final de semana conseguí instalar no pc de um deles, e hoje tentei instalar nesse computador do qual escrevo, de outro amigo. A minha idéia seria instalar em dual-boot com o Windows XP, para que ele pudesse ir usando já o Ubuntu sem precisar fazer backup imediatamente dos seus arquivos (que chegam a quase 100 Gb, uma limpeza certamente reduziria isso). Baixei a .iso do 8.04 (Hardy), aproveitando o fato de ser LTS e evitando instalar a versão mais recente, por conta de bugs e de uma versão anterior ter maior acúmulo de suporte e dúvidas esclarecidas no fórum. Aproveitei a lentidão (a velox dele é terrivelmente lenta) para ler aqui no fórum sobre configuração de ADSL, visto na minha casa é linha discada e na casa do meu outro amigo que instalei era cabo (NET).
Baixada a .iso, gravei-a em um CD, e fiz uma "limpa" nos softwares do Windows, para eliminar os "big monsters" (Office, Photoshop etc) e liberar mais espaço no HD. Quando reiniciei já com o CD no drive, na tela do LiveCD escolhí a opção "rodar sem modificações" para ver se conseguia configurar a velox, mas a tela travou muito tempo, e depois apareceu uma janelinha dizendo algo como "read error" e um botão para reiniciar. Reiniciei várias vezes, tentei rodaro instalador direto, e nada dava certo. Então, peguei o CD que tinha usado para instalar na casa do outro amigo e coloquei aqui. Chegou a aparecer a barrinha de "load" do Kernel, mas daí apareceu umas cinco ou seis linha de código, a única coisa mais ou menos legível era "kernel panic". Tentei instalar por dentro do Windows mesmo, instalou, o menu do Grub apareceu, mas quando selecionei o Ubuntu, deu o mesmo problema, "kernel panic".
Não faço a mínima idéia do que fazer, e tenho que conseguir colocar o Ubuntu para funcionar aqui, pois, como já disse, detonei o Windows, tá com quase nada funcionando, tirei plugins, players e outras coisas. Alguém poderia me ajudar?
Usuário Ubuntu e SliTaz

AliceAyanami

Informações sobre o computador (conseguidascom o Everest):
Tipo de computador: ACPI Multiprocessor PC
Tipo de processador: DualCore AMD Athlon 64 X2, 1900MHz (9.5 X 200) 3600+
Nome da Placa Mãe: Asus M2N-MX (2 PCI, 1 PCI-E x1, 1 PCI-E x16, 4 DDR2 DIMM, Audio, Video, Gigabit LAN)
Chipset da Placa Mãe: nVIDIA nForce 6100-430, AMD Hammer
Adaptador gráfico:NVIDIA GeForce 7100 GS  (512 MB)
Acelerador 3D: NVIDIA GeForce 7100 GS
Adaptador de som: Analog Devices AD1986A @ nVIDIA MCP61 - High Definition Audio Controller
Disco rígido: ST3120813AS  (120 GB, 7200 RPM, SATA-II)
Drive óptico: HL-DT-ST DVDRAM GSA-H42N  (DVD+R9:10x, DVD-R9:10x, DVD+RW:18x/8x, DVD-RW:18x/6x, DVD-RAM:12x, DVD-ROM:16x, CD:48x/32x/48x DVD+RW/DVD-RW/DVD-RAM)

Provavelmente aí tem informações inúteis, mas como não sei o que é realmente relavante, coloquei todas as informações do "sumário"
Usuário Ubuntu e SliTaz

AliceAyanami

As mensagens que aparecem, logo depois de escolher "Ubuntu" no Grub, sãos as primeira e únicas, o pc trava nessa hora:
[36.796568].. MP-BIOS bug: 8254 timer not connected to IO-APIC
[36.975714] Kernel Panic - not syncing: IO-APIC + timer doesn´t work! Boot with apic=debug and send a report. Then try booting with the 'noapic' option

Espero que isso possa ser útil, estou fuçando o que consigo aqui, mas não acho nada no fórum, e como trava antes de poder fazer qualquer coisa, minha capacidade de testar opções é nula, com meu pouco conhecimento.
Usuário Ubuntu e SliTaz

Tota

Ola, AliceAyanami

Pela mensagem => [36.975714] Kernel Panic - not syncing: IO-APIC + timer doesn´t work! Boot with apic=debug and send a report. Then try booting with the 'noapic' option

que voce reportou, parece algo com o gerenciamento de energia.

Veja na bios como esta o gerenciamento de energia e verifique a opção noapic no boot

Existe um topico aqui no forum " argumentos de instalação - caso falhe " que pode ser util para voce.

Entre com o cd e escolha a opção de comandos personalizados como diz no topico acima e tente.

[],s

AliceAyanami

Conseguí resolver com a sua ajuda, Tota, obrigado!
Eu coloquei o LiveCD, daí usei como argumento de boot "apic=debug", daí ele rodou o instalador, e a partir daí funcionou tranqüilo. Valeu mesmo!
Poderia só me dizer mais um pouco sobre esse problema, mais informações, sei lá?! Porque eu resolví o problema, mas não sei exatamente do que se trata, só digitei uma coisa e se resolveu.
:)
Usuário Ubuntu e SliTaz