Desempenho Ubuntu 8.04

Iniciado por alberto_chaos, 05 de Maio de 2009, 04:02

tópico anterior - próximo tópico

alberto_chaos

Olá amigos, tenho um problema com o Linux Ubuntu. Eu, a aproximadamente duas semanas migrei do Windows XP para o Ubuntu com sucesso, o sistema parecia melhor do que o que falavam, gostei tanto que até pensei em tirar o dual-boot e deixar apenas ele, ainda bem que não o fiz, depois de instalar algumas coisas básicas... alguns softwares restritos para visualização de videos em variados formatos, acho que veio num pacotezinho 'restricted ubuntu..'.. o driver da placa de vídeo, snort, ossec hids, e um firewallzinho, o lokkit, o sistema pareceu de princípio responder bem, como de esperado pela minha máquina razoável, mas a cada dia anda ficando mais lento!, hoje está um cúmulo, está com conhecidos 22% de memoria usada por programas, e  76% em uso como cache, quando eu ligo a máquina, aparece os 15~25% usado por programas e o cache vai subiindo ate 'topar' os 85~75% e o sistema ficar altamente lento!, abaixo está minhas configurações, espero que alguem consiga me ajudar, porque eu não quero voltar ao windows ( que em questão de desempenho sempre me agradou... ).
Intel Core 2 Quad Q6600
2Gb Ram ddr2 800mhz
HD 320gb
Nvidia geforce 8600 512mb ddr2

Riccardo Petrillo

O Ubuntu é meio pesado, mas seu computador é rápido... considerando seu processador e memória ram.

O meu micro é pentium dual core e tem 1,5 de ram, e funciona legal.

Será que vc montou de forma correta a partição do hd?

Para a versão 8.xx você tem que usar partições primárias (ext3), particionando seu hd da seguinte forma:
raiz "/" (ext3)
swap
"/home" (ext3)

Você precisa ter certeza se particionou de forma correta seu hd... senão pode ficar lento.

Outra dica é não usar o ambiente gráfico kde porque é muito pesado, utilize apenas o gnome e programas baseado no gnome.
Não utilize programas baseados no kde, como por exemplo: amarok, k3b.. etc... 
voce pode até usar, mas acaba ficando mais "pesado".

Talvez essas dicas ajude...
Abraços!

Notebook Samsung core i5, 8gb Ram, Nvidia 2 gb, windows 10.

arthur.afarias

Olha rodo o ubuntu em uma máquina relativamente antiga, processador centrino e 1 GB de ram e ele roda legal :P
acabei de instalar o eclipse e até agora o sistema 9.04 não deu pau nenhum! soh um probleminha com um HD de quebra mas axo q eh config.

estranho 2gb de RAM e tah consumindo recurso assim, vc jah tentou ver os serviços e processos no monitor de sistema?!
Ubuntu 9.04 Persistent (Flashdrive 4GB) -> Acer Travelmate 4150LMI Sedentário :P

kaotik

Realmente estranho, pois eu rodo com 1 gb de ram e so consumo 20% da ram.

De que tamanho é a tua partiçao swap?

E ja agora faz um top na consola para vermos o teu consumo de ram.