intel GMA x3100 no Ubuntu 9.04 (RESOLVIDO)

Iniciado por cris.tom, 01 de Maio de 2009, 17:04

tópico anterior - próximo tópico

cris.tom

Olá pessoal, estou com um problema em meu notebook, a placa de vídeo que está nele é a intel GMA x3100 e não consigo fazer os efeitos visuais funcionarem, nem o compiz e tudo o mais que depender dela...rs Alguém aqui já conseguiu resolver este problema, fuçando no google verifiquei que dizem que o Ubuntu 9.04 tem algum bug no Kernel e que dá conflito com esta placa... ???
Linux, uma questão de filosofia!

martinho_junior

Cris, tive o mesmo problema com a minha GMA depois da atualização para o 9.04. Resolvi da seguinte maneira:

edite o arquivo gedit /usr/bin/compiz, assim:

sudo gedit /usr/bin/compiz

Procure a linha
T="$T 8086:2a02 " # Intel GM965 (Aqui irá aparecer a da sua placa especificamente)

e altere para
#T="$T 8086:2a02 " # Intel GM965

(é só adicionar o # no início da linha)

Salve o arquivo e volte ao clique com o botão direito do mouse sobre o desktop. Selecione Alterar plano de fundo > Efeitos visuais. Ative a opção Extras.
Vá ao gerenciador do compiz e ative as funções desejadas.

Apesar de ter diversos drivers de vídeo, com tal bug a versão 9.04 deixou a desejar nisso. A minha placa de vídeo funciona, mas não como antes... fica tudo meio lento, além do que quando tento iniciar o meu vídeo no skype dá um pau no sistema e ele volta para o logn.. maravilha né...

Até mais

Junior
Junior

luc_santos

Tenho o notebook Compaq Presario C700, e só uso Ubuntu nele desde que comprei.

Instalei a versão 9.04 há uma semana, mas estou realmente decepcionado. Fiz a gambiarra de comentar a placa de video intel GM965 no blacklist do Compiz, mas o desempenho é realmente sofrível. >:(

Antes eu mostrava pra todo mundo o Ubuntu rodando redondinho, com os efeitos executando tranquilo, dava gosto de ver. Agora, dá até vergonha...  >:(

cris.tom

É amigos, acho que vou esperar este bug ser resolvido, se é que vai ser... Se domorar muito vou retornar ao 8.10 que rodava sem problemas, a questão é,,,eu não gosto deste negócio de ficar instala, desinstala...tenha paciência! Um sistema operacional, como disse o próprio criador do Linux é para não ser notado, caso contrário tem algo errado nisso...desculpem-me o desabafo, mas é construtivo.  :)

cris.tom

Acho que errei no nome da placa, pois no arquivo abaixo aparece outro nome:

# blacklist based on the pci ids
# See http://wiki.compiz-fusion.org/Hardware/Blacklist for details
#T="   1002:5954 1002:5854 1002:5955" # ati rs480
#T="$T 1002:4153" # ATI Rv350
#T="$T 8086:2982 8086:2992 8086:29a2 8086:2a02 8086:2a12"  # intel 965
T="$T 8086:3577 8086:2562 " # Intel 830MG, 845G (LP: #259385)
BLACKLIST_PCIIDS="$T"
unset T

Comentei a linha em vermelho,como disse o martinho_junior (agradeço a ele pela dica) e deu certo, espero que não apareçam efeitos colaterais...rs Obrigado a todos, vou escrever como resolvido o tópico, mas ainda não sei se apareceram problemas... ;D

rjbgbo

Citação de: cris.tom online 02 de Maio de 2009, 09:15
....... acho que vou esperar este bug ser resolvido............

eu também!
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

lunga

eu to usando aki sem problemas, somente tirando o # da linha.

compiz + efeitos tudo ativado. por eqto tudo certo.
Se sua dúvida foi resolvida, por favor,  edite o título do tópico para indicar isso!

"Na União Soviética, a rosca é que queima você!!!

nuno_nunes

Citação de: martinho_junior online 01 de Maio de 2009, 21:55
Cris, tive o mesmo problema com a minha GMA depois da atualização para o 9.04. Resolvi da seguinte maneira:

edite o arquivo gedit /usr/bin/compiz, assim:

Procure a linha
T="$T 8086:2a02 " # Intel GM965 (Aqui irá aparecer a da sua placa especificamente)

e altere para

(é só adicionar o # no início da linha)

Salve o arquivo e volte ao clique com o botão direito do mouse sobre o desktop. Selecione Alterar plano de fundo > Efeitos visuais. Ative a opção Extras.

Apesar de ter diversos drivers de vídeo, com tal bug a versão 9.04 deixou a desejar nisso. A minha placa de vídeo funciona, mas não como antes... fica tudo meio lento, além do que quando tento iniciar o meu vídeo no skype dá um pau no sistema e ele volta para o logn.. maravilha né...

Até mais

Junior

Muito obrigada...

Jalbino

Tambem tive o mesmo problema.... Adicionei o " antes to T e funcionou legal... Como essas caras descobrem essas coisas...rsrsrsr

JeffersonX

Hoje esse "bug" foi corrigido pelas atualizações do Ubuntu.

Agora uma coisa interessante que observei. Sempre achei o driver da Intel meio bugado, principalmente juntamente com o Compiz. Isto era desde a época do Beryl... Um teste simples é abrir o GLXGears e arrastar a janela. Fica sempre a animação no local original fora da janela. Google Earth com o Compiz habilitado é simplesmente impossível.

Mas me parece que o novo driver da Intel irá resolver todos estes problemas. Fiz a atualização para uma versão disponível no PPA Launchpad e tudo isto foi resolvido, além de uma melhora no desempenho 3D.

Pelo que vi, o Karmic Koala irá incluir este novo driver. Tomara que o faça e que seja bem estável e com ótimo desempenho.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Manoboy

JeffersonX,

Esse novo driver da Intel esta disponivel p/ o Ubuntu versão 8.10 também?
Qual o procedimento para fazer essa atualização?

Brodovisk

Fiz o remendo aqui tamb , parece que deu certo por enquanto.. :D

maudy

Citação de: JeffersonX online 16 de Maio de 2009, 12:23
Fiz a atualização para uma versão disponível no PPA Launchpad e tudo isto foi resolvido, além de uma melhora no desempenho 3D.

Poderia explicar melhor essa ação?
Grato!

Brodovisk

Abra o terminal,copie o código e cole no terminal...
Coloque a senha

Procure a linha dentro do editor de texto que vai abrir!
T="$T 8086:2a02 " # Intel GM965
e altere para
É só adicionar o # no início da linha..
OBS:deu uma melhorada e volto a travar o audio..

JeffersonX

Citação de: Manoboy online 16 de Maio de 2009, 12:49
JeffersonX,

Esse novo driver da Intel esta disponivel p/ o Ubuntu versão 8.10 também?
Qual o procedimento para fazer essa atualização?

Vixe! Agora não sei se tem pra 8.10 Eu fiz foi no 9.04. Até agora está funcionando super bem.

Eu utilizei este procedimento:

http://br-linux.org/2009/atualizando-os-drivers-de-video-intel-no-ubuntu-jaunty/
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com