Fonte do Console

Iniciado por sistematico, 30 de Abril de 2009, 10:16

tópico anterior - próximo tópico

sistematico

Pessoal, como altero a fonte no Console?
Com o vga=791 no grub ela melhora um pouco, mas ainda não está legal, ela é fina e estranha.

Obrigado.
Lucas Saliés Brum
Ubuntu User #27150
http://sistematico.org

ubu4ever

Tenta as seguintes opções e vê qual fica melhor:

vga =
773    =    1024x768x8
775    =    1280x1024x8
791    =    1024x768x16
794    =    1280x1024x16

Abraços

sistematico

Oi Gustavo, o problema num é a resolução, e sim a fonte mesmo, todas as resoluções que você me sugeriu a fonte continua estranha, mas vou continuar tentando.

dpkg-reconfigure console-setup ajudou um pouco.

Abraços..
Lucas Saliés Brum
Ubuntu User #27150

ubu4ever

O modo de mudar a fonte é sim através do comando:

sudo dpkg-reconfigure console-setup - <<Eu uso o Brazilian - ABNT2>>

OBS.: Esta a forma de mudar a fonte do setup. Você terá de escolher a fonte que ficar melhor!

-----

Caso a fonte ainda não esteja boa, se quiser tentar através da mudança de resolução, segue a tabela completa:

640x480          800x600         1024x768      1280x1024     1600x1200
-----------------|-----------------|----------------|---------------|---------------|-------------
     256 (8 bit) | 769                771                773              775               796
32,768 (15 bit)| 784                787                790              793               797
65,536 (16 bit)| 785                788                791              794               798
16.8M (24 bit) | 786                789                792              795               799

Pode ser que alguma delas ajude em alguma coisa... não sei...

Lembrando que, para a mudança (de resolução) ficar definitiva, você deve alter o arquivo:

sudo vim /boot/grub/menu.lst e acrescentar o comando vga=<<resolução escolhida>> no arquivo

Espero ter ajudado.

gatohumano

Ainda no outro dia fiz isso,vai ao terminal e:
sudo dpkg-reconfigure console-setup
Quanto chegares a parte do fonte size altera para o valor que quiseres.
Depois de concluires faz:
sudo update-initramfs -k all -c
e reenicia.

gatohumano

Citação de: gatohumano online 03 de Maio de 2009, 09:43
Ainda no outro dia fiz isso,vai ao terminal e:
sudo dpkg-reconfigure console-setup
Quanto chegares a parte do fonte size altera para o valor que quiseres.
Depois de concluires faz:
sudo update-initramfs -k all -c
e reenicia.

A outra maneira que vcs falam comigo nunca funciounou.

ataias

Se quiser tente mudar a fonte de largura fixa.
Sistema>Preferências>Aparência>Fontes

Quando eu quero mudar a fonte do console eu mudo a Fonte de largura fixa que é a quinta opção que aparece.

Espero ter ajudado.
Dell Inspiron 15R - Intel Core i5
RAM 4Gb - HD 500Gb
Ubuntu Linux 10.10 64bits!!!! A melhor parte!

alarcon

Citação de: sistematico online 30 de Abril de 2009, 10:16
Com o vga=791 no grub ela melhora um pouco, mas ainda não está legal, ela é fina e estranha.

Obrigado.

A que Consola exatamente você se refere?

A Consola em texto puro ou a janela de Consola (Menu Aplicações > Acessórios > Consola ou Terminal)?

Caso seja somente a janela de Consola e no resto do seu sistema as fontes estejam legais, então abra a janela de consola e clique com o botão direito do mouse sobre uma área da consola e no menu que aparecer vá em Perfis > Preferências do Perfil e na janela que abrir na aba (ou Guia) Geral desmarque Usar fonte de largura fixa e depois logo mais abaixo escolha sua fonte preferida.

Se seu problema de fonte é geral, seria bom você dar uma lida neste tópico aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,15548.0.html

sistematico

Gente NÃO É ISSO>:(

1- NÃO QUERO MUDAR a fonte do X!
2- NÃO QUERO MUDAR O TAMANHO DA FONTE!

O que eu quero é simples.
É o MODELO da fonte no CONSOLE não no X!
Lucas Saliés Brum
Ubuntu User #27150

ubu4ever

Citação de: alarcon online 03 de Maio de 2009, 13:24
Citação de: sistematico online 30 de Abril de 2009, 10:16

Obrigado.

...

... a janela de Consola (Menu Aplicações > Acessórios > Consola ou Terminal)?

Caso seja somente a janela de Consola e no resto do seu sistema as fontes estejam legais, então abra a janela de consola e clique com o botão direito do mouse sobre uma área da consola e no menu que aparecer vá em Perfis > Preferências do Perfil e na janela que abrir na aba (ou Guia) Geral desmarque Usar fonte de largura fixa e depois logo mais abaixo escolha sua fonte preferida.

...

Siga os passos do Alarcon que estão em negrito logo acima.