GPARTED não reconhece partições na instalação do 9.04

Iniciado por daniellgp, 27 de Abril de 2009, 20:03

tópico anterior - próximo tópico

daniellgp

Sou iniciante. Baixei o .iso nas primeiras horas que foi disponibilizado mas não consegui instalar ainda.

Tenho um Dell inspiron de 120gb que veio com o Vista home premium. Ano passado instalei o Kubuntu 8.10. Iniciei pelo cd, coloquei uns 20gb para o kubuntu - mais alguns "next", "next", "finish" e pronto. O note ficou em dualboot e os dois sistemas nunca deram problema. Tranquilo.  Agora, queria trocar o Kubuntu 8 pelo Ubuntu 9.

Queimei o iso do Ubuntu 9.04 ontem, e quando fui instalar (seguindo o mesmo procedimento que tinha feito para o kubuntu), quando o instalador chega na parte de particionamento ele não reconhece nem o vista e nem o Kubuntu. Ele mostra apenas o hd como se tivesse vazio. Depois quando eu cancelo a instalação e vou pro live cd, eu consigo visualizar o vista!!??

O Gparted reconhece todo o espaço do hd como espaço não alocado.

FDISK:
ubuntu@ubuntu:~$ sudo fdisk -l

Disco /dev/sda: 120.0 GB, 120034123776 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 14593 cylinders
Units = cilindros of 16065 * 512 = 8225280 bytes
Disk identifier: 0xd0000000

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1   *       14267       14594     2620416    c  W95 FAT32 (LBA)
/dev/sda2              10        1315    10485756    7  HPFS ou NTFS
/dev/sda3   *        1315       12352    88658936    7  HPFS ou NTFS
/dev/sda4           12353       14594    18001857+   f  Win95 (LBA) Partição Extendida
/dev/sda5           14267       14594     2620416   dd  Desconhecido
/dev/sda6           14266       14266        8001   82  Linux swap / Solaris
/dev/sda7           12353       14265    15366141   83  Linux

Partições lógicas fora da ordem do disco
ubuntu@ubuntu:~$

O que eu faço agora???

Obrigado pela ajuda.
Daniel.

vinicius_aleao

Bom, infelizmente eu não sei lhe ajudar com seu problema. Mas será que você poderia alterar o título do seu tópico eliminando as maiúsculas? É que é contra as regras do fórum. Eu não sou moderador nem nada, mas é que certamente algum deles pediria a mesma coisa.

Obrigado e boa sorte com seu problema.

daniellgp

Entendi que o ubuntu não reconheceu as partições pois elas estão com problema, então baixei o bom "Paragon Hard Disk Manager 8.5" e ele mostra bem o que esta acontecendo:

A partição do Linux parece que está "invadindo" a última partição que é do Dell Media Direct (MD) em FAT32. O MD é um recurso pra se ver filmes/fotos sem ter que dar um boot no vista. Tem um botão do MD no Notebook que quando apertado (com o pc desligado) ele abre esse media direct que na verdade é um win XP mais enxuto, disfarçado.

Uma solução que eu pensei seria apagar essa partiçao do MD (que ta no final do disco) pois eu nunca uso... ..mas dei uma olhada em outros foruns e falam que se apertar esse botão do MD sem ele estar instalado o computador pode formatar o disco!?

Será que tem como consertar essas partições? Já tirei todos os dados do Kubuntu que queria, mas agora to com medo de apagá-lo e sem querer estragar esse MD, sei lá. De qq forma eu tenho o cd dele se precisar reinstalar... Alguém sugere alguma coisa?

vinicius_aleao

Então faça um backup de suas coisas (inclusive de suas pastas ocultas na home) para se aventurar por esse terreno. Se der alguma bronca, você reinstala tudo e põe suas coisas de volta.

beagle

Estou co mo mesmo problema o ubuntu 10,04, o kubuntu 12.04 e 11.10 nao reconhecem a particao, só um disco inteiro entao nao consigo instalar o linux aqui pra dualboot. .alguem teria uma solucao?
Acesse meu blog! https://macyoshiblog.wordpress.com/
Muitas novidades sobre windows, linux, macos e android!

beagle

ACABEI de RESOLVER meu problema da seguinte maneira, meu disco estava formatado em GPT no windows então usei o comando diskpart no console do cd de boot do windows 7, selecionei o disco que eu queria converter, e dei um convert mbr. PRONTO! O linux agora reconhece o disco com as partições do windows corretamente!!! Procurem mais no google por converter gpt para mbr que vão achar os comandos todos do diskpart, são poucos!!!
Acesse meu blog! https://macyoshiblog.wordpress.com/
Muitas novidades sobre windows, linux, macos e android!