Problema: ATI X1250 no Ubuntu 9.04

Iniciado por thiagoalx, 27 de Abril de 2009, 17:05

tópico anterior - próximo tópico

thiagoalx

Estou enfrentano um problema aki no meu ubuntu 9.04. Já tentei instalar o driver pelo Envy, e complico mais ainda, e tive q reinstala o ubuntu, já tentei também outros tutoriais, q tinham outros linux e placas, e apenas substitui pelo meu, por exemplo, c tava gutsy, eu coloquei jaunty, c tava otra placa, eu colocava a minha, já tentei também usar o tutorial q a ati disponibiliza na pagina do download do driver (Install Instructions) com o driver q eu baixei, e mesmo assim...não funcionou, pelo contrário, só tive q reinstala o ubuntu umas 3 vezes. Alguém pode me ajudar???
Seja Inteligente, Seja Linux!

setokaiba

Cara tambem to com o mesmo problema, minha ATI não ta rodando direito com os driver opensource e não consigo usar os proprietarios

tom-zc

Comigo também aconteceu, tenho uma ATI Radeon 9600, depois de instalar
todos os programas de minha preferência no Ubuntu 9.04 fui instalar o driver
proprietário da ATI, baixei a versão 9.4 do driver e segui os passos do site
Unofficial Wiki for the ATI Linux Driver
e quando reiniciei o sistema não funcionou mais o modo gráfico, tentei com o Envyng
e também nada, excluí todos os drivers de video e reinstalei e também nada,
nenhum driver é carregado com o sistema, tentei configurar o xorg.conf manualmente
e também nada, nem o vesa tá fazendo voltar o x, vou lá fazer como o nosso amigo ai,
formatar a merenda e esperar por um novo drive da ATI.  >:(
Abraço a todos.

thiagoalx

Bom...eu colokei agora o Ubuntu 8.10...pra v c era o Ubuntu 9.04 q tava danu pau...dito e feito...a minha placa foi instalada e rodo perfeitamente...mas eu instalei pelo terminal mesmo, não sei c pelo Envy da certo tbm...mais enfim, agora eh espera um driver compativel com o Ubuntu 9.04. Se alguém conseguir instalar o driver da ATI no Ubuntu 9.04, por favor, nos explique como foi a instalação. Abraço!
Seja Inteligente, Seja Linux!

velox256

Cacetada, será que só eu consigo instalar placas ATI no 9.04? Já coloquei em notebooks e desktops com ATI on board, em várias X1250, X1300 e X3450, sempre usando o Envy e tudo funcionou na boa, a única coisa que dá zebra é a saída de vídeo que fica em preto e branco, dependendo da tv em que é ligada. Eu sempre faço o seguinte, instalo o Jaunty (ou o Intrepid ou mesmo o 8.04), habilito tudo que é repositório e mais alguns, atualizo o sistema e depois é que eu coloco o driver de vídeo. Em algumas máquinas (devido ao monitor), dá 'out of range' ou a tela fecha, mas nada que uma 'xorgada' não resolva, hehehehe...
Tomara que eu não perca o 'fílingue'...  ;D
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

AleXBoTTi

Estou com o mesmo problema ..

Velox vc consegui instalar ?

posta  ai pra gente como vc fez .

fumatodas

Possuo uma ati radeom 9800 pro que comprei em 2005 e etou tendo os mesmos problemas.

Ja instalei o Ubuntu 9.04 quatro vezes ja !!!!!! E sempre da erro. (ja estou mais do que danado já, irado com essa derma de Ubuntu)
Após reiniciar o PC aparece metade do papel de parede da area de trabalho entao o monitor começa a piscar ficar preto oscilando entre digital e analogico e depois nao aparece mais nada.!

Estou instalando o Catalyst atraves do adicionar/remover programas e la diz e que este drive é ou sera mantido pela canonical até 2010.

- Gostaria de saber se alguem tem alguma solução para eu voltar com o drive anterior (antigo) ????
- Como eu entro em modo de segurança para remover este drive e como eu faço para remover ????

para que pelo menos eu possar fazer alguma coisa no ubuntu pois sinceramente eu nao vo instalar novamente pois ja tinha configurado e baixado muitas coisas mesmo. prefiro desistir.

abraços.

tom-zc

Cara, eu gostei muito do Ubuntu 9.04 mas não deu pra ficar usando sem a aceleração gráfica,
desinstalei e estou usando o hardy/8.04 com o driver 9.3, tá perfeito e vou deixar esse instalado
até o dia que trocar minha placa ATI por uma NVIDIA.
Agora na questão do amigo para recuperar o sistema, tente o seguinte:
Entre no modo recovery mode e entre na linha de comando como ROOT.
Digite o seguinte:

aptitude search fglrx

Vai listar todos os drivers ATI, remova os instalados com

aptitude purge fglrx-kernel-source xorg-driver-fglrx fglrx-amdcccle

Prefiro o purge porque também remove os arquivos do cache liberando espaço no hd
já que não serão reutilizados esses arquivos!  ;)
Também remova o instalador de módulos com um

aptitude purge dkms

Agora atualize os seu arquivo xorg.conf com um

dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg

Pronto, reinicie o sistema e já é para iniciar normalmente com o driver radeon

reboot now

Caso não venha a funcionar ou até por fazer algo um pouco mais simples você pode usar o envy-ng
que também oferece uma forma simple para desisntalar o driver mas você tem que ter uma ligação
com a internet para instalar

aptitude install envyng-core

Depois rode o script com

envyng -t

Selecione a opção 4 para desinstalar o driver e reinicie a maquina.
Pronto, Ubuntu funcionando novamente!  ;)
Foi isso que me ajudou, não sei se funciona para todos mas aqui foi uma
experiência "marcante" para mim no uso do linux!  ;D

Espero ter ajudado, abraço a todos!

jio

tambem ja tentei de tudo, agora vou reinstalar o 9.4 e tentar instalar minha his hd4670 pelo envy novamente
a luta continua companheiros !!!!!
Atlon X2 5600+, DDR2 2Gb, ATi HIS 4670HD

caspersantos

ae Galera também tenho um problema com a ATI mas é ATI X1100 no ubuntu 8.04 LTS, não consigo ativar o compiz-fusion, quando habilito o driver ATI, reinicio o PC mas a tela fica preta, já revirei o google todo e não acho uma solução, ja instalei o driver seguindo vários tutos da net mas o resultado é o mesmo tela preta, sou novo em linux, estou quase desistindo e voltando para Windows, meu pc tem 1gb de ram, no windows uso o ultimate com todos os recursos habilitados e roda que é uma beleza.

por favor da um help!

vlw

fernadopessoa

ATI 3470 tambem não instala no unbutu 9.04!
Puxei o driver direto da ati v 9.6 ai que a parte grafica nao funciona...
Poxa pessoal tem que existir um solução pra isso queria munto usar o linux...
aguardo instruções. Socoro!

Hawkier

valeu tom-zc !!!

arranquei fora o driver como especificado muito bem por voce e problema resolvido!

por enquanto vo continuar sem graphic 3D no Ubuntu.. afinal nao faz muita necessidade

ja pensei que teria que formatar essa desgraça outra vez , já que na primeira vez instalei sem ser pelo CD e ja atualizou meu 7.10 dando pau kkkkkkkkkkkkkkkk

abraços

dcbasso

PEssoal, mesmo problema aqui! Nao consegui instalar nem o Open nem o AMD... versão 9.3!
Todos deram problemas, instala OK e depois que reinicio da problema na tela e não abre mais!!! Vi ontem que tem uma nova versão do Driver da ATI 9.8, mas não sei se funfa na nossa VGA!
Se você entrar no site da AMD, a nova versão não esta dispinivel para nossa placa, apenas para HD****... detalhes a mais que eu vi que ela tem compatibilidade com o Kernel 2.6.30!!!

Alguém tem alguma novidade? Alguem tentou? Alguem já resolveu o problema usando o Ubuntu 9.04!

Abraçosss

dcbasso