Ubuntu 9.04 - Um erro persistente na atualização

Iniciado por victorh2007, 27 de Abril de 2009, 12:10

tópico anterior - próximo tópico

victorh2007

Caros amigos,
Nesse final de semana fiz a atualização da versão 8.1 para a 9.04 que aconteceu sem problemas, a não ser por um detalhe.
Agora cada vez que eu inicio o gerenciador de atualizações e solicito verificação por atualizações aparece uma atualização que o sistema não me permite selecionar e instalar: brasero
Este programa já faz parte do Sistema Operacional, nova versão que instalei este final de semana e funciona normalmente.
Então por que continua aparecendo na atualização para mim como se existisse uma nova versão e por que o gerenciador de instalações não me permite selecioná-lo?
Desde já agradeço a atenção ao meu problema. Muito obrigado!

pigdin

A mensagem de erro é parecida com esta?

W: Erro GPG: http://packages.medibuntu.org intrepid Release: As assinaturas a seguir não puderam ser verificadas devido à chave pública não estar disponível: NO_PUBKEY 2EBC26B60C5A2783

veja o artigo completo aqui:

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/ubuntu3/pagina3.html

O primeiro passo é abrir um terminal e rodar o "sudo apt-get update". Ele retornará um erro similar ao do gerenciador de atualizações, especificando o número da chave:

W: Erro GPG: http://packages.medibuntu.org intrepid Release: As assinaturas a seguir não puderam ser verificadas devido à chave pública não estar disponível: NO_PUBKEY 2EBC26B60C5A2783

Para adicioná-la, use os dois comandos a seguir, especificando o número da chave, que você pode colar usando o botão central do mouse. Na verdade, a identificação da chave são apenas os 8 dígitos finais, mas não faz diferença se você simplesmente copiar o número inteiro:

# gpg --keyserver subkeys.pgp.net --recv-keys 2EBC26B60C5A2783
# gpg --export --armor 2EBC26B60C5A2783 | apt-key add -

É mais fácil executar os dois comandos diretamente como root, já que o GPG tem dificuldade em acertar o path quando executado através do sudo.

O primeiro comando se encarrega de baixar a chave, a partir do servidor do pgp.net, enquanto o segundo faz a importação. Note que é usado um pipe ( | ) para que a chave exportada pelo GPG seja lida pelo apt-key.

No caso específico do Medibuntu existe uma opção mais prática para adicionar a chave, que é simplesmente instalar o pacote "medibuntu-keyring ", que se encarrega de adicionar a chave do repositório:

$ sudo apt-get install medibuntu-keyring

Como pode imaginar, este pacote foi criado para simplificar a configuração do repositório por parte de novos usuários, uma vez que o repositório é usado por 7 em cada 10 usuários do Ubuntu. Entretanto, você ainda precisará seguir estes passos manuais ao adicionar outros repositórios.

Apesar dos pesares, a principal vantagem de adicionar os repositórios extras na configuração, em vez de simplesmente baixar os pacotes desejados manualmente é que os pacotes passam a ser incluídos nas atualizações do sistema, permitindo que você tenha acesso às atualizações. Eles também permitem que o sistema instale eventuais dependências automaticamente, simplificando muito a instalação. Outra vantagem é que outros pacotes disponíveis no repositório ficam disponíveis para quando precisar deles.
Desk: Phenom X3 2GB DDR II - Win 7 / Ubuntu 10.04 64 Bits
Note MUB: Core2Duo 4GB - Win7 / Ubuntu 10.04 / Bodhi Linux.
@alexpigdin