Tela preta quando ativo o ubuntu 8.10 (Resolvido)

Iniciado por Laugh, 26 de Abril de 2009, 20:51

tópico anterior - próximo tópico

Laugh

Olá pessoal. Então, sou novato com o sistema Ubuntu, e baixei da net o Ubuntu 8.10 e instalei no meu sistema. Demorei pra conseguir localizar o driver da placa de vídeo q eu uso, no caso uma ATI Radeon xpress 1250, placa de vídeo interna. O driver que baixei foi: ati-driver-installer-9-3-x86.x86_64.run. Dps de instalado, fui reiniciar meu pc, e dps de fazer o boot, carregou a tela de login e senha. Coloquei meus dados e qdo foi pra entrar no Ubuntu, apareceu uma tela preta ... . Reiniciei o pc e a mesma coisa aconteceu. Pra tentar achar a solução, entrei no meu hd secundário q é um XP, e axei problemas parecidos com algumas soluções aqui no fórum. Qdo tentei iniciar o Ubuntu, após a tela q aparece uma barra de progresso, na parte q era pra entrar o login apareceu uma tela preta misturada com traços da imagem do windows XP q eu tinha acabado de usar. Tentei por meio do segundo boot do ubuntu lah, entrar como root e ver se conseguia mudar o tal do usplash.conf, entre outras soluções propostas em outros tópicos, mas nada aconteceu. Tentei, aonde era pra ter aparecido tela de login, dar Ctrl+Alt+F1 ou F2 ou Backspace, mas nada acontece. A única forma q consegui acessar novamente o ubuntu, foi utilizando o cd de boot, usando a opção pra entrar sem modificar nada. Mas não consegui nada além disso. Alguém sabe o q pode estar acontecendo? O q devo fazer pra conseguir ajustar as configurações e entrar no ubuntu?

jamilservicos

entre em (recovery mode), e va ate a opção "fix video" creio que seja a ultima não lembro!
apos isso reinicie e veja se voltou ao normal! senão entre em recovery mode novamente e escolha a opção de usar root
e logo ficara no terminal do root, então remova o driver que instalou e depois digite "dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg" para o sistema procurar um driver generico! então reinicie! e entre normalmente e veja se consegue entrar no sistema!

Jamilservicos.com

velox256

Complementando a informação do nobre colega, esperimente instalar os drivers da sua placa de vídeo usando o Envy, dá uma olhada aqui:

Citarhttp://sidserra.phpnet.us/video1.htm
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Laugh

Citação de: jamilservicos online 27 de Abril de 2009, 03:20
entre em (recovery mode), e va ate a opção "fix video" creio que seja a ultima não lembro!
apos isso reinicie e veja se voltou ao normal! senão entre em recovery mode novamente e escolha a opção de usar root
e logo ficara no terminal do root, então remova o driver que instalou e depois digite "dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg" para o sistema procurar um driver generico! então reinicie! e entre normalmente e veja se consegue entrar no sistema!
Então, mas como faço para remover o driver pelo root? Digo, q pastas ou o q devo remover? Valew!

jamilservicos

quando você rodou esse script ele gerou uns arquivos .deb e vc instalaou via dpkg -i fglrx*.deb ?

se foi use dpkg -r  fglrx*.deb

Jamilservicos.com

Laugh

Citação de: jamilservicos online 27 de Abril de 2009, 12:51
quando você rodou esse script ele gerou uns arquivos .deb e vc instalaou via dpkg -i fglrx*.deb ?

se foi use dpkg -r  fglrx*.deb

Então cara, na verdade eu usei o comando sudo sh arquivo.run ... dae abriu uma janela da ATI q dava passo a passo o q fazer para instalar o driver. Dps disto só reiniciei... Será q dá pra usar o comando q tu passou?

jamilservicos

bom, os problemas em drivers ati geralmente são relacionados com o "fglrx" então você pode tentar o comando que falei! o máximo que pode acontecer e não reconhecer o vídeo e voltar em modo texto, que já vai ser uma vitoria para você porque não ficara mais travado e assim poderá por o driver adequado!

Jamilservicos.com

Laugh

Citação de: jamilservicos online 27 de Abril de 2009, 13:40
bom, os problemas em drivers ati geralmente são relacionados com o "fglrx" então você pode tentar o comando que falei! o máximo que pode acontecer e não reconhecer o vídeo e voltar em modo texto, que já vai ser uma vitoria para você porque não ficara mais travado e assim poderá por o driver adequado!

Pois é, tentei usar o comando dpkg -r fglrx*.deb, mas ele disse q só pode excluir pacote, e não arquivo contido nele. Então tentei "dpkg -r fglrx" e ele disse q não dá pra desinstalar o pacote, pq este pacote nem está instalado. Ou seja, acredito q não esteja relacionado a este pacote. O mais estranho eh q no recovery mode, dps q saio do modo root, volta a tela azul. Quando seleciono "Resume..." ou seja pra iniciar o sistema, aparece algo relacionado ao fglrx no textos na tela preta de comando q aparece. Será q tem alguma outra forma de desinstalar este driver? Valew

jamilservicos

estranho não achar o fglrx
aparentemente o driver não instalou tudo que precisa para funcionar corretamente!

vi um tutorial para instalação no 8.10 que fazia os passos:

wget link do driver
sudo apt-get install module-assistant build-essential fakeroot dh-make debhelper debconf libstdc++5 linux-headers-generic

cd /home/usuario/pasta onde baixou
chmod +x ati-driver-installer-9-3-x86.x86_64.run
sudo ./ati-driver-installer-9-3-x86.x86_64.run
sudo aticonfig --initial -f
fglrxinfo
modprobe -r radeon
modprobe fglrx

verificar no xorg.conf se a opção "driver" está como "fglrx" e ver se as seguintes linhas estão presentes:
Option "VideoOverlay" "on"
Option "OpenGLOverlay" "off"

reboot

Verifique os seus passos se estão corretos, executando novamente o .run para refazer a instalação e veja se o problema continua! se continuar vamos para o processo de remoção deste driver!

sudo apt-get remove xorg-driver-fglrx
sudo rm -f /usr/src/fglrx-kernel*.deb
sudo gedit /etc/default/linux-restricted-modules-common
e adicionar fglrx - deverá ficar semelhante com:  DISABLED_MODULES="fglrx"

sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg

reboot

não esquecendo que apos os passos, vc não deve dar resume boot e sim reiniciar com um shutdown -r now para as mudanças terem efeitos!

Jamilservicos.com

Laugh

Citação de: jamilservicos online 27 de Abril de 2009, 15:17
estranho não achar o fglrx
aparentemente o driver não instalou tudo que precisa para funcionar corretamente!

vi um tutorial para instalação no 8.10 que fazia os passos:

wget link do driver
sudo apt-get install module-assistant build-essential fakeroot dh-make debhelper debconf libstdc++5 linux-headers-generic

cd /home/usuario/pasta onde baixou
chmod +x ati-driver-installer-9-3-x86.x86_64.run
sudo ./ati-driver-installer-9-3-x86.x86_64.run
sudo aticonfig --initial -f
fglrxinfo
modprobe -r radeon
modprobe fglrx

verificar no xorg.conf se a opção "driver" está como "fglrx" e ver se as seguintes linhas estão presentes:
Option "VideoOverlay" "on"
Option "OpenGLOverlay" "off"

reboot

Verifique os seus passos se estão corretos, executando novamente o .run para refazer a instalação e veja se o problema continua! se continuar vamos para o processo de remoção deste driver!

sudo apt-get remove xorg-driver-fglrx
sudo rm -f /usr/src/fglrx-kernel*.deb
sudo gedit /etc/default/linux-restricted-modules-common
e adicionar fglrx - deverá ficar semelhante com:  DISABLED_MODULES="fglrx"

sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg

reboot

não esquecendo que apos os passos, vc não deve dar resume boot e sim reiniciar com um shutdown -r now para as mudanças terem efeitos!

Certo cara, heheh ... um grande avanço agora. Usei o "recovery mode" e usei o root pra instalar o driver novamente da ATI seguindo os passos q vc mostrou ae. Bom, agora apareceu a tela de login. O principal problema parece q esta em eu ter digitado "dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg" dps de ter instalado o driver da ATI, pois acabei fazendo isto de novo, e deu o mesmo problema. Entretanto, um novo problema surge: Dps q insiro login, na hora q vai carregar o desktop aparece o mouse certinho lah ... mas dps de "supostamente" carregado o ubuntu, aparece uma tela preta e o mouse nela. Somente isto. Até por isto q inseri o o comando do "dkpg...". Li em vários tópicos também, q o ajuste de tela do usplash.conf poderia estar ocasionando esta tela preta dps do login. Porém, acessei o arquivo e esta 1024x768, tamanho q meu monitor suporta. Para este novo problema, alguma idéia? Obrigado pela ajuda!

jamilservicos

o comando do reconfigure você so digita se tirar o driver porq ele tira as alterações feitas no xorg.conf e poe a que o sistema acha melhor. então se o driver tiver ativo e não encontrar as configurações dele o video da crash!

agora sobre o uplash uma coisa que aprendi com o tempo é que "nunca devo usar o tamanho suportado!"
então para questão de eliminação de problema, desative ele e tente ver se inicia normal se for ele o problema morre!

e depois tente configurações menores no seu uplash!

att.

Jamilservicos.com

Laugh

=( ...
As coisas estão mais complicadadas do q o esperado ... hehe
Então cara, usei os comando q tu me passou para desinstalar o driver da placa de vídeo ... se era o problema, deveria acabar por ae ... errado.
Desta vez, dps do login não apareceu a tela preta, logo, mais um avanço ... porém, não apareceu mais nada além daquela tela da cor do ubuntu (não sei dizer pq sou daltônico hehe) ... e para completar, apareceu uma janela pedindo a senha da net wireless q uso aki em ksa. Não apareceu área de trabalho, não apareceu a barra superior ... nem hora, nem nada ... Por fim é isto. Se puder me dar uma mão ... hehe. Senão, só me dê um toq como posso passar alguns arquivos do Ubuntu para meu HD do Windows XP, para não perdê-los, e qualquer coisa eu formato de novo com o ubuntu ...
Valew a atenção, té mais

jamilservicos

estranho.. porque se pede a senha porq sua seção foi iniciada!
mas pelo fato de não aparecer nada... verifique na tela de login se esta iniciando mesmo pelo gnome!

Jamilservicos.com

Laugh

Está entrando no GNOME sim cara. Entrei no modo terminal também e visualizei aquele arquivo da placa q vc tinha me dito usando o gedit e no Disabled_modules estava vazio, então eu coloquei fglrx, salvei e reiniciei e continuou na mesma. Tentei mudar o tamanho do USplash.conf pra 800x600 e nada também. So aparece aquela tela e fica nisto. Nem o som de entrada do sistema está dando. Até parece q se perdeu o sistema hehe ... Tem alguma idéia? Valew pela força. Té

jamilservicos

aperta ctrl + alt + f1
logue e digite killall5 e veja se retorna a tela de login! se logar e ficar tela preta o problema não é mais o video, mas algo iniciando com a sessão!

Jamilservicos.com