como fazer o ubuntu identificar meu joystick

Iniciado por rvsfaria, 26 de Abril de 2009, 20:42

tópico anterior - próximo tópico

rvsfaria

vai vi algum tropicos aqui explicando mas nenhum deu certo nao sei pq sou novo nesse sistema se puderem me ajudar
sempre que conecto no windows ele acende a luz do analogico nas no ubuntu nem acende e nao faz nada se tiverem algum dica me ajudem

Tota

Olá ,

Por favor indique se seu joystick é USB ou Serial (game port)

Se for USB entre em terminal, digitesudo lsusb copie e cole aqui o resultado.

[],s

leo2005

Não sei qual joystick você esta usando, mas normalmente tem-se que configurar ele no jogo que se vai usar.
No caso so Kxmame por exemplo o joystick tem que se entrar normalmente com o local do device que é:

/dev/input/js0

Esta é uma das vantagens do KDE que tem como configurar, testar e saber onde o joystick esta ( /dev/qualquer_coisa ) no painel de controle dele que é no kcontrol - perifericos -> joystick

rvsfaria

tota fiz o que vc disse mas nao aparece nada pede a senha mas fica tudo branco meu joystick so ta escrito GF mas nada no windows ele acendia uma luz no ubuntu nem acende me add no msn rvsfaria@hotmail.com

Tota

não entendí o tudo branco.

Voce deve ir em aplicaçoes => acessorios => terminal ou consola

Vai abrir uma tela preta com o nome do usuario como prompt

Digite sudo su
entre com sua senha de usuario (ela não aparece) e tecle enter

Seu prompt vai mudar para root@nome da máquina

Digite lsusbcom o joystick conectado

para copiar ilumine o resultado e use shift+control+c para copiar e cole aquí

[],s

rvsfaria

root@robson-desktop:/home/robson# lsusb
Bus 005 Device 002: ID 13ba:0003 
Bus 005 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 004 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 003 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
ta ai o resultado

Tota

opa,

pelo que voce postou seu joystick ou não é usb ou não estava conectado, pois nada tem nas portas usb.

Como é a tomada de seu joystick?

[],s

rvsfaria

kkkkkkkkkk claro que ele é usb eu conecto no windows de boa mas aqui no ubuntu nao  da nem sinal

Tota

Tá, mas se é usb, porque ele não apareceu como conectado no seu lsusb ?

Voce tem portas usb frontais e traseiras? tente plugar ele sempre nas traseiras e refaça o lsusb com o joy conectado para ver, deveria aparecer

A propósito,eu ja tive um nokia e62 e conectava por cabo e por bluetooth, se precisar me avise.

[],s

rvsfaria

ja pluguei em toda entradas mas nao aparese nada no terminal quando digito lsusb
a respeito do celular ontem nao quiz conectar mas hj conecto nao sei pq depois me explica como que faço pra sempre conecta e o joys nao sei pq nao fununcia ?

Tota

Olhando com mais calma seu lsusb acima vi que
CitarBus 005 Device 002: ID 13ba:0003

Realmente tinha algo conectado, mas infelizmente não reconhecido. deve ser o Joystick

Pesquisando na Net pelo ID:13ba:0003 resultou em absolutamente NADA.

Eu acredito que este seu joystick vai ser um grande osso no Linux.

[],s