Novo Usuário

Iniciado por diogodesouza, 19 de Abril de 2009, 22:45

tópico anterior - próximo tópico

diogodesouza

Olá pessoal, gostaria de, primeiramente, dizer que o site é nota 10 e estou super empolgado para começar a usar o ubuntu.
Sou calouro no curso de Sistemas de Informação e, após assistir a uma palestra sobre software livre fui "convertido".
Após ler alguns depoimentos sobre a estabilidade, rapidez e segurança do sistema, estou me preparando pra fazer a migração do vista pro ubuntu, mas gostaria de sanar algumas dúvidas antes. Vasculhei o site mas preciso de respostas um pouco mais específicas:

1: Tenho um hd com 3 partições ntfs. Digamos que eu selecione uma delas para a instalação do ubuntu (com 100gb, por exemplo), quando eu inicializar em ambiente windows eu enxergarei somente as duas ntfs? E com o ubuntu eu enxergarei somente as partições que ele criar?

2: O ubuntu reconecerá todos os drivers? Vídeo, som, rede, modem, etc?

3: Para configurar a conexão com a internet é da mesma forma como no windows? (ir no navegador e digitar 192.168... e configurar?).

4: Segue abaixo a descrição do meu pc, caso haja mais alguma coisa que eu deva ter atenção:
Ficha Técnica:
Processador: Quad Core AMD Phenon 64 X4 9150e 4x512KB AM2 Box
Barramento: 1066 MHZ
Cache: 4x512KB
Chipset: AMD 690V
Memória: 4GB 667MHZ (2 Pentes Dual Channel)
Hard Disk: HDD Samsung 750GB 7200RPM 32MB SATA2
Placa Mãe: AMD Foxconn VS A6VMX V/R/S
Drives: Gravador DVD 20x8x16x
Rede: Integrada 10/100
Vídeo: Integrada de até 512MB ATI Radeon 1200
Áudio: Chipset Integrado ALC 662 Realtek 5.1 canais
Teclado: ABNT2 Português Multimídia PS2 Black Piano
Mouse: Óptico PS2 Black Piano
Conexões: 4x Sata, 4x USB, 1x Pciex x16, 1x Pciex x1, 2x PCI, 1x Serial, 1x LPT1, 1x VGA, 2x PS2, 1x RJ45, 1x Set Áudio 5.1 Canais (3 Jacks)

Agradeço e espero contribuir com o site em breve!

Ah, para o pessoal de Curitiba: http://www.flisol.net/FLISOL2009/Brasil/Curitiba

VB5

Seja bem-vindo, Diogo!...

Muitas de suas dúvidas ( atuais e futuras) poderão ser resolvidas através de uma simples busca aqui no fórum, pois é provável que já tenham sido levantadas anteriormente; ou então através do Wiki:

http://wiki.ubuntu-br.org/DuvidasFrequentes

Mas vamos lá...

1: Tenho um hd com 3 partições ntfs. Digamos que eu selecione uma delas para a instalação do ubuntu (com 100gb, por exemplo), quando eu inicializar em ambiente windows eu enxergarei somente as duas ntfs? E com o ubuntu eu enxergarei somente as partições que ele criar?

O W$ não enxerga partições EXT3, portanto será necessário o uso de um programinha para que ele as veja (Explorer2FS, creio...). Com o Ubuntu, você enxergará toda e qualquer partição que esteja montada, W$ ou não ...  ;)

2: O ubuntu reconecerá todos os drivers? Vídeo, som, rede, modem, etc?

Muito provavelmente, e já instalará o que for necessário.  Você deverá configurar algumas coisas manualmente, lógico, mas seu hardware deve ser identificado sem problemas.

3: Para configurar a conexão com a internet é da mesma forma como no windows? (ir no navegador e digitar 192.168... e configurar?).

Exatamente... somente não será no navegador, e sim em Sistemas> Administração>Rede. O modo de acesso que você citou seria para configurar um roteador, mas isso não é necessário.

Qualquer dúvida, estamos aqui!... boa sorte, e aproveite a liberdade!...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB