Erro para instalar BRoffice 3.0.1

Iniciado por Mikael, 18 de Abril de 2009, 19:52

tópico anterior - próximo tópico

Mikael

Estou com problemas para instalar o BRoffice 3.0.1
Baixei o arquivo, descompactei fui no terminal e dei o comando dpkg -i*deb como as instruções no site do BRoffice.org e http://www.broffice.org/instrucoes_basicas_de_instalacao e o terminal diz que o arquivo ou diretorio não existe e que erros foram encontrados durante o processamento.

SergioJP

Citação de: Mikael online 18 de Abril de 2009, 19:52
Estou com problemas para instalar o BRoffice 3.0.1
Baixei o arquivo, descompactei fui no terminal e dei o comando dpkg -i*deb como as instruções no site do BRoffice.org e http://www.broffice.org/instrucoes_basicas_de_instalacao e o terminal diz que o arquivo ou diretorio não existe e que erros foram encontrados durante o processamento.
Primeiro voce tem que entrar no diretório onde voce baixou o arquivo pelo terminal e sá ai voce dá o comando sudo dpkg -i*deb.
Se tiveres duvida dá uma olhada no tutorial que eu postei para o 3.0 que o método é o mesmo, mudando somente a versão.
Pode ver aqui http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,41817.0.html, se tiver mais dúvidas pergunta.
Abraços.
Ubuntu Gnome 17.04 LTS GIGABYTE H61M-S1- CORE i3 - NVidia GT 420 - 12G RAM

Mikael

Eu fiz como está no seu tutorial subistituindo o ditetorio tmp por Desktop q foi onde eu já tinha extraído o pacote e vem com a mensagem q o ditetorio ou arquivo não existe. E se eu der ls Desktop ele mostra que  o arquivo está.

tavarim

pegando uma carona no topico. estou com o mesmo problema do amigo, e o pior, é que desistalei o openoffice e agora estou sem nenhum. baixei o 3.0.1 do site do broffice, e ao da o comando, fala que o arquivo não foi encontrado. alguma dica? abraço a todos da comunidade

rsmb

Citação de: SergioJP online 19 de Abril de 2009, 13:12
Primeiro voce tem que entrar no diretório onde voce baixou o arquivo pelo terminal e sá ai voce dá o comando sudo dpkg -i*deb.
Se tiveres duvida dá uma olhada no tutorial que eu postei para o 3.0 que o método é o mesmo, mudando somente a versão.
Pode ver aqui http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,41817.0.html, se tiver mais dúvidas pergunta.
Abraços.
olá Sergio, obrigado pelas dicas no outro tópico.
Baixei o Broffice 3.0.1, mas no meu caso eu uso o Ubuntu 64bits e a versão disponível é a debian32.
Talvez seja o mesmo problema do pessoal acima.

rsmb

SergioJP

Citação de: Mikael online 19 de Abril de 2009, 19:15
Eu fiz como está no seu tutorial subistituindo o ditetorio tmp por Desktop q foi onde eu já tinha extraído o pacote e vem com a mensagem q o ditetorio ou arquivo não existe. E se eu der ls Desktop ele mostra que  o arquivo está.
Caro amigo então o comando correto seria
$cd ~/Desktop/nome da pasta do Broffice que voce baixou.
Voce fez assim ou colocou cd/Desktop, se for faça como está acima em vermelho que vai dar certo.
Sucesso na instalação.

Mikael

Finalmente eu consigui acessar a pasta com os pacotes com a dica do SergioJP:Caro amigo então o comando correto seria

Só que agora estou com dificudades com comando dpkg -i, no lugar do * coloca-se o nome da pasta ~/Desktop/OOO300_m15_native_packed-1_pt-BR.9379 ou põe * mesmo?

tavarim

Mikael

Com o nome do programa vc está querendo dizer o nome da pasta do arquivo baixado?

SergioJP

Citação de: Mikael online 30 de Abril de 2009, 13:41
Finalmente eu consigui acessar a pasta com os pacotes com a dica do SergioJP:Caro amigo então o comando correto seria

Só que agora estou com dificudades com comando dpkg -i, no lugar do * coloca-se o nome da pasta ~/Desktop/OOO300_m15_native_packed-1_pt-BR.9379 ou põe * mesmo?
Caro amigo me desculpa mas o correto mesmo é entrar na pasta DEBS se você não viu o tuto é assim:
$cd~/OOO300_m15_native_packed-1_pt-BR.9379/DEBS/             e dê enter
depois  dê o comando    sudo dpkg -i*.deb   isto vai instalar todo o pacote do BrOffice.

Porém pode não aparecer o BrOffice no menu do gnome, então você vai ter que instalar os atalhos, para isso entre na pasta desktop-integration assim: (obs: veja o nome correto entrando na pasta pelo nautilus pra não dar erro.)
$cd~/OOO300_m15_native_packed-1_pt-BR.9379/DEBS/desktop-integration   de enter e depois
$sudo dpkg -i Verdana]broffice.org3.0.1-debian-menus_3.0-9354_all.deb
o que está em vermelho troque pelo nome que estiver dentro da pasta desktop-integration do seu BrOffice visto que é para 64.

Mas se mesmo assim os links dos programas não funcionarem siga o próximo passo.

Esse processo não irá alterar as entradas dos menus do Gnome. Ao clicar sobre o ícone do editor de texto, ele abrirá o Writer do pacote instalado originalmente (deve ser a versão 2.4.1). Fazer alterações nos ícones é uma saída, mas apenas o seu usuário poderá usufruir das modificações. Para fazer uma alteração "system wide", edite o arquivo /usr/bin/ooffice para isso no terminal digite:

$sudo nano /usr/bin/ooffice

Substitua a segunda linha por

/opt/broffice.org3/program/soffice  "$@"

Salve o arquivo (CTRL - O) e saida do editor de texto (CTRL - X).
   Abra o menu de aplicações e procure pelo ícone do editor de texto. Você já deve abrí-lo no BrOffice 3 recém instalado.

Este procedimento é particularmente interessante pois mantém, no mesmo sistema, as versões 2.4.1 e 3.0.1 do Open/BrOffice. Se desejar, por qualquer motivo, abrir temporariamente a versão 2.4.1, basta ir ao terminal e digitar:

/usr/lib/openoffice/program/soffice

Espero que agora consiga.

Mikael

Consegui entrar na pasta /DEBS/ mas mais uma vez quando uso o dpkg -i da problema, então resolvi instalar da maneira mais facil adicionando os pacotes no repositorio e atualizando vide link:http://lapidariodecultura.wordpress.com/2009/02/05/como-instalar-o-openoffice-30-no-ubuntu-810-guia-passo-a-passo/
valeu pela paciencia pessoal, esse forum é mesmo show de bola com os iniciantes ;D

Mikael

Saiu a nova versao do Openoffice 3.1.0 e eu queria saber se alguem sabe como adicionar nos repositorios do Intrepid como fizeram com a versao 3.0.1?

Ronaldo Montechiare

Muiiiiitos usuários que migram do Windows para Linux, desistem do Ubuntu por conta do Open Office que vem quase que totalmente em inglês.
Muito mais interessante se a Canonical formular um convênio com os desenvolvedores do BrOffice e o adotasse no Brasil como fez Mandriva-br, a fim de solucionar definitivamente esse impasse de maneira prática e inteligente.
O usuário final quer descomplicação.
Sou um incessante incentivador de Linux, procuro convencer meus clientes a migrarem do Windows para Linux, porém quando se deparam com o Open Office parcialmente em portugues, quase que totalmente em ingles, reclamam e pedem para instalar outra distro. Sou obrigado a instalar o Mandriva que oferece esse suporte fundamental.

clcampos

Citação de: Ronaldo Montechiare online 12 de Maio de 2009, 21:33
Muiiiiitos usuários que migram do Windows para Linux, desistem do Ubuntu por conta do Open Office que vem quase que totalmente em inglês.
Muito mais interessante se a Canonical formular um convênio com os desenvolvedores do BrOffice e o adotasse no Brasil como fez Mandriva-br, a fim de solucionar definitivamente esse impasse de maneira prática e inteligente.
O usuário final quer descomplicação.
Sou um incessante incentivador de Linux, procuro convencer meus clientes a migrarem do Windows para Linux, porém quando se deparam com o Open Office parcialmente em portugues, quase que totalmente em ingles, reclamam e pedem para instalar outra distro. Sou obrigado a instalar o Mandriva que oferece esse suporte fundamental.

Meu OpenOffice nunca veio com algo em inglês.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!