Tutorial Basico de instalação do Wine

Iniciado por Yuran, 29 de Março de 2006, 20:23

tópico anterior - próximo tópico

Yuran

Esse pequeno Tutorial vai para aqueles que estao iniciando no Ubuntu, mas pode se aproveitado para quem ainda não instalou o wine, abordo somente a instalaçao e a configuração basica, Quando possivel irei acrescentar conteudo nesse post, por favor leiam todo o conteudo primeiro e depois executem:

1. Certifique-se de que o repositorio universe esteja habilitado, se positivo va para o passo 2, em caso negativo faça o seguinte:
   Va em: Menu >> Sistema >> Administração >> Gerenciador de Pacotes Synaptic.
   Com o Synaptic Aberto va em: Configurações >> Repositorios >> Adicionar
   Selecione a opção: Mantido pela comunidade (Universo) entao de OK, de OK novamente e aparecera uma menssagem dizendo que os repositorios foram alterados confirme com SIM, e seus repositorios seram atualizados e o wine estara disponivel para instalação.

2. Com o Synaptic aberto va em Procurar, e digite: wine, dos resultados obtidos marque para instalaçao os seguintes: wine e libwine, entao clique em APLICAR, aparecera uma janela descrevendo o que sera instalado, clique em APLICAR, aguarde o download e a instalação.
Se desejar pode-se usar tambem o Teminal, para isso va em: Menu >> Acessorios >> Terminal
Digite:            sudo apt-get install wine libwine
digite sua senha e aguarde o download e a instalaçao, voce podera ser questionado se deseja baixar os arquivos e devera confirmar a opção que desejou.
OBS: Algumas vezes a instalação pode falhar devido ao download ou a conexao com os servidor ter caido, bastar mandar instalar novamente , que o download reiniciara de onde parou.

3. Com o Wine instalado, vamos usar uma ferramenta bem pratica para configura-lo o Wine Tools, Abra novamente o Terminal e digite:      wget http://ds80-237-203-29.dedicated.hosteurope.de/wt/winetools-0.9jo-III.tar.gz
com o download terminado digite:      tar zxvf winetools-0.9jo-III.tar.gz
descompactado o arquivo entre no diretorio:      cd winetools-0.9jo-III
para realizar a instalaçao digite:     sudo ./install

4. Agora que temos o wine tools instalado vamos executa-lo, pressione Alt + F2 e digite no campo:   wt , entao clique em EXECUTAR.

De OK nas mensagens que se segue, selecione Configuração Basica e de OK, entao execute as seguinte opções: Create a Windows Fake Drive (Ira criar um diretorio oculto em sua pasta pessoal, que servira para armazenar os arquivos e configurações do wine, geralmente sera: ./wine), TrueType Font Arial, DCOM 98, Microsoft Foundation Classes 4.x, Internet Explorer 6.0 SP1 Brazilian.

Retorne ao menu inicial e selecione a opção Instalar Programa do Sistema Windows e de OK, entao execute as seguintes opções: Windows Installer, Visual Basic 5 e 6 Runtime, Visual C++ Run-time English, MDAC 2.8 and Jet 4.0 SP8 English, MSXML 4.0 Service Pack 2 English, Windows Script 5.6 English, Common Controls 5.0.
Novamente no menu inicial va em Modify the Wine Configuration e de OK, no menu no estilo windows clique em Drives, nas opções que seguem selecione AUTODETECT e depois em APLICAR, selecione entao a aba Audio e marque todas as opçoes, clique em APLICAR e em OK.

5. Para complementar uma dica de como criar atalhos no menu do sistema com programas do Windows, essa parte eh bem intuitiva, por isso nao entrarei em detalhes maiores,  clique com o botao direito do mouse no Menu principal e selecione >> Editar Menus, selecione uma categoria ou crie uma nova, entao crie uma nova entrada e no campo command das propriedades, digite o comando wine com a localização do arquivo entre parenteses, ex:    wine "localização do arquivo".

Esse tutorial como expliquei eh bem basico, somente para um "chute inicial", muita coisa ainda nao consegui fazer, mas pretendo atualizar esse pequeno tuto com informaçoes e experiencia que for coletando, espero que tenha ficado do agrado de todos e que seja util principalmente para os iniciantes, qualquer problema ou dicas e relatos postem para enriquecer esse post.

Abraços

temp.

Yuran

Hum eh mesmo postei errado, com faço pra mover?

Gilfinho

aew pela dica, axo melhor colocar isso em dicas e truques xD

mas tipo soh uma duvida de iniciante mesmo, seguinte instalei o wine e instalei um jogo exemplo "tibia" dai agora como faço para executar esse jogo para eu me divertir? xD

temp.

vai até a pasta onde vc instalou o jogo e digita: wine jogo.exe

Acho que no ubuntu, só de vc ir na pasta e clicar duas vezes em cima de um programa de windows ele já executa no Wine.

Acho que só um administrador pode mover os tópicos.

Gilfinho

Vlws, sim soh moderador pode mover, e axo que n tem nenhum no momento online o

galactus

Muito bem, muito bem. Atendendo a pedidos, tá movido! :)
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Yuran

O temp. ta certo eh so dar um duplo clique no arquivo .exe que ele sera executado, no caso ce pode instalar ele normalmente e criar um atalho no menu pra lancar ele facil.

Abraços!

Gilfinho

aew mais uma vez, bom esse tutorial, soh que tipo eu instalei o wine tools fiz os procedimentos certos soh que quando eu vo instalar o TrueType Font Arial, comeca a fazer um downloading que n sai do 0% engraçado n?  lol
isso eh normal? pq esta em 0% a quase 30minutos o.o

Yuran

Comigo deu isso tambem, naum tenho certeza, mas pode ser que essa fonte ja tenha sido incorporada ao wine, eh so uma suspeita, mas tenta utilizar normalmente e ve o que da.

Abraços!

Gilfinho

aew blz? tipo mais uma duvida xD

eu instalei o wine e instalei o jogo RPG TIBIA depois que eu istalei o jogo como eu faço para iniciar o jogo pelo Wine?

tenho que digitar alguma coisa no Terminal?

por favor me explica xD

Yuran

Tu pode executar dando um clique duplo sobre o arquivo .exe, que esta na pasta do Tibia no drive c da pasta:   .wine   (de um ctrl +h em sua pasta pessoal),      pelo terminal digite wine "localização do arquivo .exe". No tuto acima olhe o passo 5 que ensina como adicionar programas do windows ao menu.

Abraços!

haxsyst

"Agora que temos o wine tools instalado vamos executa-lo, pressione Alt + F2 e digite no campo:   wt , entao clique em EXECUTAR. "
estou tendo problemas, eu fasso isso, porem não acontece nada...

Yuran

haxsyst

Já, tentei, tipo aparece algo como: usuário "normal" e não da acersso a "root"...