Tutorial Basico de instalação do Wine

Iniciado por Yuran, 29 de Março de 2006, 20:23

tópico anterior - próximo tópico

pedroviski

Acho que não precisa instalar a Arial não. Pelo menos ainda não me fez falta.

E quanto ao problema da pasta de audio que fecha, eis a solução

1- Rode o winecfg pelo terminal, e tente acessar a aba audio.

2- Vc terá no terminal algo como isso:
john@uriel:~$ winecfg
Creating link /home/john/.kde/socket-uriel.
can't create mcop directory
john@uriel:~$

3- Agora basta fazer: mkdir /home/john/.kde/socket-uriel
(obviamente que mudanod o john, e o urial para o que aparecer pra vc)

4-Acesse a aba audio agora. Na parte hardware aceleration, deixe em emulation, e ative o drive emulation também.

Assim eu fiz pra poder funcionar. Já consegui dois aplicativos. Um jogo (Megaman X4), e outro editor de jogos (fight maker 2ND).

augustocmbrito

Yuran,

tentei o procedimento com Alt+F e nada aconteceu. Tentei novamente marcando "Executar em um terminam" e percebi que algumas mensagens apareceram. Rodei pelo Terminal e recebi estas mensagens:

augusto@cce:~$ wt
Diretório adequado para o Wine não encontrado.
/usr/local/winetools/Xdialog: error while loading shared libraries: libgtk-1.2.so.0: cannot open shared object file: No such file or directory
Wine 0.9.18
wine is executed as wine
Parameters are --noexit
O Wine não está configurado
Browser is /usr/bin/firefox.
WINEVER is "0.9.18".
/usr/local/winetools/Xdialog: error while loading shared libraries: libgtk-1.2.so.0: cannot open shared object file: No such file or directory
Calls to wine are executed as  "wine".
Config is /home/augusto/.wine/winetools.log.
augusto@cce:~$

O que fiz de errado?!?

usifoto

:(

Também não consigo instalar o IE6.

Alguém já conseguiu resolver?

[Edit:] Parcialmente resolvido. Consegui instalar o IE, mas agora o galho é o instalador do Windows: toda hora dá mensagem de falha na instalação!  >:(

Tentei rodar dois executáveis simples e pequenos, que rodam normalmente no Windows, mas o primeiro, apesar de a instalação ter corrido bem, travou na tela inicial. O outro nem chegou a abrir.

Parece até o Windows legítimo  ::)

raphabonelli

Instalei o Wine aqui seguindo o tutorial do Forum. Instalei o Wine Tools e através dele instalei o Photoshop 7 e o Illustrator 9 pelos cds de instalação. Coloquei inclusive as seriais, normalmente, como faria no Windows. Só que ao iniciar qualquer um dos dois recebo o seguinte erro:

...................................
fixme:ntdll:RtlNtStatusToDosErrorNoTeb no mapping for c0000119
fixme:ntdll:RtlNtStatusToDosErrorNoTeb no mapping for c0000119
fixme:win:EnumDisplayDevicesW ((null),0,0x33f3f8,0x00000000), stub!
fixme:win:EnumDisplayDevicesW (L"\\\\.\\DISPLAY1",0,0x33f3f8,0x00000000), stub!
fixme:font:WineEngRemoveFontResourceEx :stub
fixme:heap:RtlCompactHeap stub
fixme:heap:RtlCompactHeap stub
X Error of failed request:  BadDevice, invalid or uninitialized input device
  Major opcode of failed request:  147 (XInputExtension)
  Minor opcode of failed request:  3 (X_OpenDevice)
  Serial number of failed request:  169
  Current serial number in output stream:  169
.......................................

A primeira linha recepe uma pá de vezes antes de aparecerem os outros erros. Alguém sabe ler "Winês" para me traduzir isto?

Brigadão!
.......................
"My words but a whisper, your deafness a shout."

augustocmbrito

Pessoal,

consegui fazer o winecfg rodar normalmente após resolver o problema da resolução de vídeo da minha máquina, tal como documentei em http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=8939.msg49173#msg49173

Agradeço a todos pela ajuda e espero que "meu chute" sirva para outros casos análogos!

Abraço à todos!

JeronimoBr

usifoto, como você conseguiu instalar o IE? Eu ainda não consegui! (Instalação falhou)
Alguma ajuda?  ;D

usifoto

Citação de: JeronimoBr online 18 de Agosto de 2006, 22:34
usifoto, como você conseguiu instalar o IE? Eu ainda não consegui! (Instalação falhou)
Alguma ajuda?  ;D

Instalei normalmente, pelo winetools, mas tive de refazer o processo um monte de vezes.  :-\

Tave

Olha só, não to conseguindo executar nada com o wine..aqui um exemplo do que ele fala: Não foi possível exibir "/home/filipe/.wine/c/Program Files/Tibia/Tibia/Tibia.exe".

o q tem de errado?

vaudeko

Galera deu pau...segui todos os passos para a instalação, mas na hora de dar um alt+f2 não apareceu as outras telas..
Tipo: dei alt+F2, e digitei wt, mas não abriu nenhuma outra tela...
Alguém pode me dar uma mão...
I'not a perfect person, but I'm traying.

ctavares

Opa!, obrigado pelo post, vou utilizar ele hoje de noite. Mas só uma duvida, existe muita degradação de performance de aplicações do Windows no Ubuntu?

Porque eu gostaria de poder utilizar o Wine para rodar o software da HP que transfere os dados da minha filmadora para o computador.

E a transferência já é lerdinha... :-)
Abraço,
Carlos Tavares
Blog: http://ti-online.blogspot.com/ MSN: ctavaresjr@hotmail.com

Raphael VR6

Citação de: Yuran online 29 de Março de 2006, 20:23
Esse pequeno Tutorial vai para aqueles que estao iniciando no Ubuntu, mas pode se aproveitado para quem ainda não instalou o wine, abordo somente a instalaçao e a configuração basica, Quando possivel irei acrescentar conteudo nesse post, por favor leiam todo o conteudo primeiro e depois executem:

... Microsoft Foundation Classes 4.x, Internet Explorer 6.0 SP1 Brazilian.

Alguem poderia me ajudar ?

1- Fiz todos os passos, como manda o tutorial,so q qnd vai baixar esse Foundation Classes,ele nao sai do 0%;

2- Qnd vou instalar o I.E, ele chega ate uma parte q pede Proxy,mas depois de mtos CANCELAR,ele sai... mto tempo depois, aparece uma janela tipo um ADD e REM programas... Segundo a instrução, eu teria q add o "i.e.setup.exe" sendo q ele pede pra eu procurar e eu nao acho e parte alguma...

Dificil o meu problema ?  ;)

Bye...VR6

peters0n

Citarpeterson@peterson-desktop:~$ wget http://ds80-237-203-29.dedicated.hosteurope.de/wt/winetools-0.9jo-III.tar.gz
--10:03:23--  http://ds80-237-203-29.dedicated.hosteurope.de/wt/winetools-0.9jo-III.tar.gz
           => `winetools-0.9jo-III.tar.gz'
Resolvendo ds80-237-203-29.dedicated.hosteurope.de... 80.237.203.29
Conectando a ds80-237-203-29.dedicated.hosteurope.de|80.237.203.29|:80... falhou: Tempo esgotado na conexão.
Tentando novamente.

--10:06:33--  http://ds80-237-203-29.dedicated.hosteurope.de/wt/winetools-0.9jo-III.tar.gz
  (tentativa: 2) => `winetools-0.9jo-III.tar.gz'
Conectando a ds80-237-203-29.dedicated.hosteurope.de|80.237.203.29|:80...

Tentei instalar e ta dando esse erro ai [:(]

Hawker Hurricane AII

Também estou tendo problemas para baixar o winetools. Parece que sumiram com ele da net. Já olhei até em trackers de torrents e nada. Estou vendo que os velhos problemas do IE continuam, e agora ainda tá difícil de conseguir o wt na net.

Alguém que guardou o arquivo tar.gz da última versão poderia upar ele pra nós por favor?

Valeu
Luftwaffe Flugzeugführer

Data Storage @ sda2 80GB
Ubuntu Edgy Eft 6.10 @ sdb1 250GB
Linux User #401658 @ counter.li.org

lauroamerico

eu não to conseguindo baixar a ultima versão do winetools...
alguém tem aí o pacote?

lauroamerico

Citação de: lauroamerico online 11 de Dezembro de 2006, 12:55
eu não to conseguindo baixar a ultima versão do winetools...
alguém tem aí o pacote?

acabei de baixar pelo amule
se alguém quiser tá lá winetools-0.9jo-III.tar.gz