Particionar disco após o Ubuntu estar instalado

Iniciado por ribeirws, 09 de Abril de 2009, 01:09

tópico anterior - próximo tópico

ribeirws

Pessoal, boas! Comprei um computador que veio com Ubuntu 8.04.2, kernel 2.6.24-23-generic com HD com 2 partições /dev/sda1 (ext3, com 689,23GB, boot) e /dev/sda2 (extended, com 9,1GB, linux-swap). Queria partionar a /dev/sda1 e criar uma partição NTFS para instalar Windows XP. Alguém pode me ajudar e orientar como fazê-lo? Obrigado.

Adão Oliveira

Você está pretendendo manter o Ubuntu junto com o windows em dual boot ou quer formatar e deixar somente o windows?

Você precisa instalar um particionador de disco, e pode fazer isto através de Aplicações -> Adicionar/Remover ... e procure por Gparted para instalar. Ele é bem intuitivo, então tenta fazer primeiro este processo e posta aqui qualquer dúvida, ok?

É bom lembrar que quando você criar a partição para instalação do windows e instalá-lo, ele vai substituir o MBR e vai parecer que você perdeu o Ubuntu .. o próximo passo é você utilizar o disco do Ubuntu e entrar pelo recovery mode. Você terá que editar o arquivo /boot/grub/menu.lst (que guarda as configurações do gerenciador de boot) e verificar se existe uma entrada nele para boot pelo Windows; eu não tenho como copiar para você esta configuração agora, pois estou no trabalho e uso windows aqui, mas certamente outro membro poderá copiar e colar neste tópico pra te ajudar, ok?

Boa sorte,
HP Pavilion dv6750BR (Ubuntu 9.10)

ribeirws

Citação de: Adão Oliveira online 09 de Abril de 2009, 12:03
Você está pretendendo manter o Ubuntu junto com o windows em dual boot ou quer formatar e deixar somente o windows?

Você precisa instalar um particionador de disco, e pode fazer isto através de Aplicações -> Adicionar/Remover ... e procure por Gparted para instalar. Ele é bem intuitivo, então tenta fazer primeiro este processo e posta aqui qualquer dúvida, ok?

É bom lembrar que quando você criar a partição para instalação do windows e instalá-lo, ele vai substituir o MBR e vai parecer que você perdeu o Ubuntu .. o próximo passo é você utilizar o disco do Ubuntu e entrar pelo recovery mode. Você terá que editar o arquivo /boot/grub/menu.lst (que guarda as configurações do gerenciador de boot) e verificar se existe uma entrada nele para boot pelo Windows; eu não tenho como copiar para você esta configuração agora, pois estou no trabalho e uso windows aqui, mas certamente outro membro poderá copiar e colar neste tópico pra te ajudar, ok?

Boa sorte,
Adão, o problema é que eu não tenho o CD do Ubuntu, pois ele já veio instalado em meu computador e para particionar o HD eu preciso desmontar os dispositivos,porém isto não é possível, pois o sistema está logado. Eu precisava particionar sem desmontar o dispositivo, mas obrigado pela dica. Se houver outros gerenciadores de partição que eu possa utilizar, me dê um alô. Abs.

jpzm56

ribeirws

Use um live cd do Gparted, com ele você poderá redimensionar a sua partição e criar a outra partição para o Windows, depois de instalar o windows você terá que ter o grub preparado para o dual boot e sobre esse tema tem muito material no forum.

Boa sorte

ribeirws

Citação de: jpzm56 online 21 de Abril de 2009, 13:19
ribeirws

Use um live cd do Gparted, com ele você poderá redimensionar a sua partição e criar a outra partição para o Windows, depois de instalar o windows você terá que ter o grub preparado para o dual boot e sobre esse tema tem muito material no forum.

Boa sorte
jpzm56, obrigado pela dica. Eu fiz uma cópia ISO do Live CD e criei um. Daí foi só iniciar usando ele e fazer o particionamento usando o Gparted, funcionou direitinho. Valeu!!!

ribeirws

Como mudar o status deste tópico para resolvido?

Caveira73

Pessoal, sou novo no fórum, não quis abrir um novo tópico com um assunto muito parecido - caso tenha infringido as regras de postagem, peço desculpas.
Bem, meu problema é o seguinte: instalei o Ubuntu tentando preservar a partição na qual eu tinha o Windows e, por alguma besteira que fiz, acabei apagando tudo.
Agora meu HD está com 3 partições: sda1/fat32, sda2/ext2 e sda3/lvm2 pv. Esta última ocupa quase todo o HD (700GB), deixando menos de 1GB para as outras.
Gostaria de particionar o disco para deixar o Ubuntu instalado sem mexer nos arquivos que tenho, criar uma partição de uns 200GB para o Windows e manter (caso seja necessário) as duas partições pequenas.
Tentei alterar as partições com o Gparted a partir do Live CD que criei no USB, mas há um alerta ao lado da partição sda3 que impede qualquer mudança.
Pelas respostas anteriores a este tópico, iniciar a máquina a partir do USB tornaria possível mexer no particionamento, mas não consegui e não sei como devo fazer isso.
Obrigado desde já pela ajuda.

jkmsjq

No terminal (Ctrl + Alt + T) digite>

sudo fdisk –l

Poste aqui o resultado completo que aparecer no terminal.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Caveira73

AVISO: GPT (Tabela de Partição GUID) detectada em '/dev/sda'! O utilitário fdisk não tem suporte para GPT. Utilize o GNU Parted.

Disco /dev/sda: 750.2 GB, 750156374016 bytes
255 cabeças, 63 setores/trilhas, 91201 cilindros, total de 1465149168 setores
Unidades = setores de 1 * 512 = 512 bytes
Tamanho do setor (lógico/físico): 512 bytes / 4096 bytes
Tamanho da E/S (mínimo/ideal): 4096 bytes / 4096 bytes
Identificador do disco: 0x00000000

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1               1  1465149167   732574583+  ee  GPT
A partição 1 não inicia nos limites de um setor físico.

Disco /dev/mapper/ubuntu-root: 743.4 GB, 743360692224 bytes
255 cabeças, 63 setores/trilhas, 90375 cilindros, total de 1451876352 setores
Identificador do disco: 0x00000000

O disco /dev/mapper/ubuntu-root não contém uma tabela de partições válida

Disco /dev/mapper/ubuntu-swap_1: 6337 MB, 6337593344 bytes
255 cabeças, 63 setores/trilhas, 770 cilindros, total de 12378112 setores