Ter mais terminais gráficos no ubuntu

Iniciado por cranberriess, 07 de Abril de 2009, 21:24

tópico anterior - próximo tópico

cranberriess

Dois ambientes gráficos no linux

Estou tentando abrir mais um terminal gráfico no linux

Fui no terminal (crtl+f2) - e digitei "xinit --:2", porém da a mensagem de:

"Cannot establish any listening sockets - Make sure an X server isn't already"

já tentei xinit --:3 -e gnome-session até xinit --:6, porém nada. Aparece a mesma mensagem.

Gostaria da ajuda de vocês

Meu S.O é Ubuntu 8.10

Felix

Eu já consegui isso com este procedimento:

A maioria dos usuários Linux têm conhecimento de ele ser multi usuário, podendo você a exemplo disso, pressionar as teclas "Ctrl + Alt + F1″ (em sequência até a F6) para alternar entre vários terminais de texto, podendo efetuar login em cada um deles com usuários diferentes, usando a tecla F7 nesta combinação, retornamos ao nosso terminal gráfico previamente aberto, porém, o que nem todos sabem é da possibilidade de executar vários ambientes gráficos da mesma forma, inclusive com sessões diferentes (Gnome, KDE... para ficar nas 2 mais populares), mas para isso é claro que a máquina a ser utilizada tem que possuir uma quantidade razoável de memória ram, pois obviamente isso eleva o consumo da mesma.

Para fazer isso, mude para um terminal de texto pressionando as teclas "Ctrl + Alt + F1″, entre com um login e senha e digite o comando:

startx — :2

O comando acima irá iniciar o Gnome com o usuário que você acessou no terminal. Para acessar a nova sessão, pressione "Ctrl + Alt + F8″.

Se quiser abrir um servidor X mas que alterne entre diferentes gerenciadores, substitua o startx por xinit, este último abre um servidor X mas sem gerenciador de janelas previamente carregado, para abrir diferentes gerenciadores prossiga como o demonstrado:

startkde - inicia o KDE (dêêêêêr)

gnome-session - <ironia>o que será que isso faz?! </ironia>

Ao encerrar esta sessão aberta, você retornará para a 'tela cinza' do terminal, podendo iniciar uma nova sessão, ou simplesmente sair digitando exit.

Dessa forma, você pode iniciar qualquer gerenciador de janelas que tenha previamente instalado em seu computador. Caso queira iniciar diretamente a interface que desejar sem ver a 'tela cinza', acrescente o parâmetro "-e" ao xinit, seguido da interface gráfica desejada, como em:

xinit — :2 -e startkde

Lembre-se que cada interface gráfica aberta consome uma quantidade significante de memória, principalmente se forem gerenciadores diferentes, portanto não tente fazer isso em um micro com 256 de memória.

Fica aqui mais uma dica. Até mais...
fonte