por que bons projetos são abandonados no Brasil ?

Iniciado por carioca, 06 de Abril de 2009, 10:31

tópico anterior - próximo tópico

carioca

 ???
caros amigos do forum ubuntu brasil,

Vou levantar esse assunto, porque tenho visto muito bons projetos serem abandonados ou pelo menos, saindo para fora do Brasil como o dreamlinux. Sei que esse assunto em relação ao dreamlinux já foi levantado em muitos forums sobre o gnu linux. Mas vou discutir isto aqui com vocês, porque tenho pensado muito se devo ou não continuar com o projeto sidux brasil, pois não tenho visto muita participação dos usuários do sidux no nosso projeto sidux brasil. dá muito trabalho manter um site de uma distro; dar suporte aos usuários, pois poucos querem ajudar; isto eu garanto-lhes. Não digo ajudar financeiramente, mas participando com posts e suporte. Eu lhe digo por experiência própria, pois além de usar outras distros como o ubuntu, epidemic, livre s.o., mandriva,big linux, linux mint, etc.. como usuário, eu mantenho como fundador e administrador o forum debian sidux brasil em http://www.sidux.com.br onde disponibilizamos um servidor de download da imagem do sidux, uma wiki do sidux em português chamada de siduxpédia, manual do sistema operacional do sidux, guia rápido do sidux, etc...E bem recentemente (poucos dias atrás) conseguimos agregar o servidor de download do sidux no Brasil ao script smxi, que é um avanço em termos de downloads mais rápidos para o script smxi. Mas dá muito trabalho manter tudo isto praticamente sozinho (e praticamente sem ajuda nenhuma do sidux.com) um site de uma distro com suporte, servidor de download e documentação, etc... Imagina desenvolver uma distro e não ser considerado pelos brasileiros como foi o dreamlinux. E é uma distro de qualidade. No meu caso, posteriormente fui convidado para migrar para o servidor do debian brasil e já estamos lá, onde o pessoal do debian brasil tem me ajudado muito com a estrutura deles. Sei também que é um projeto novo e nasceu em 05/09/2008. Mas o que quero dizer a vocês que dá muito trabalho em manter esse portal do sidux praticamente sem apoio e tenho pouquíssima participação comunitária brasileira (e nenhuma de outros Países que falam Português) para manter isto em benefício dos usuários que falam português em virtude de ter criado uma comunidade sidux para a língua portuguesa e não somente para brasileiros. Mas também poucos brasileiros participam do projeto sidux brasil e íncrivel que pareça o melhor usuário que tenho lá é um japonês de nick "muchan" que fala um pouco português e participa ativamente do forum (ele faz parte da equipe oficial e internacional do sidux.com). Até o Mestre Morimoto fez um mini-review sobre o sidux (onde menciona o sidux brasil) em http://www.gdhpress.com.br/blog/mini-review-sidux/
Por isso não critico quando desenvolvedores abandonam repentinamente os seus projetos. às vezes, penso em parar o projeto sidux brasil ou passar para outra pessoa, mas o que ainda me impulsiona é a satisfação de ler que uma pessoa conseguiu instalar a distro e está satisfeita com ela, graças ao suporte dado pelo meu forum que facilitou o uso do sidux aos falantes da língua portuguesa. Antes pouquíssimas pessoas usavam o debian sidux no Brasil e o forum (suporte) era originariamente em inglês (o sidux nasceu nos U.S.A. e depois migrou para Alemanha). Alguns chegam até se oferecer para participar, mas fica tudo na teoria. É muito dificil levar tudo sozinho !Ufa! Acho que já falei demais.
Abraços.

8)

fundador dos seguintes suportes oficiais no Brasil:
Mageia do Brasil em http://mageiadobrasil.com.br/forum/
siduction Br em http://portal.siduction.com.br/

clcampos

#1
Todo projeto começa mesmo assim Carioca, com muito mais trabalho do que reconhecimento (e olha que você já conseguiu importantes citações!).

Para que ele venha a ter sucesso, e uma boa participação deve superar este início atribulado, amadurecer e mostrar-se estável, afinal quem vai querer embarcar num projeto que pode acabar?

Torço para que tenha forças de aguentar bem mais tempo, e assim mostrar a força do trabalho de sua comunidade (que também já tem apoio do Debian Brasil).

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

rjbgbo

É uma coisa complicada amigo carioca, te entendo.
Infeliz/ isso me leva a uma coisa que c/ o tempo firmei uma opinião sobre o Linux: a supremacia de distros e projetos ligados ao mercado de capital.
Já fui muito questionado aqui e vou continuar sendo, mas penso assim.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

velox256

Mas o processo é assim mesmo, basta ver o que aconteceu com o Kurumin; a maioria dos usuários de Linux possuem conhecimento de mediano pra baixo e muitos destes acham que sabem muito e achar apoio que aceite como recompensa a satisfação de ver seu projeto nas máquinas de usuários, sem nenhum retorno financeiro, fica mesmo difícil. Sempre é necessário um patrocínio e hj em dia, com todas essas cagadas que nossos governantes fazem, acabamos por ver projetos interessantes serem abandonados pela simples falta de verba. Qdo o projeto é realmente válido aos olhos dos usuários, muitos nem se importam em ajudar financeiramente, basta dar uma olha no que aconteceu com o site de legendas lendas.tv, a máquina para o novo servidor em um país desses aí foi comprado graças às doações dos usuários do site, que disponibiliza legendas para download de séries e filmes, eu mesmo sou tradutor de várias séries e filmes, como Star Trek TNG, DS9, Voyager, Enterprise, Married With Children e vários outros.

O negócio é continuar com o que se tem e, se não vingar, partir pra outra. Não adianta ter uma Ferrari sem motor e que só anda em ladeira se todo mundo tem um Fiat com motor e que anda em qq lugar (ô comparaçãozinha doida, hehehehe)...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.