Todos os programas do Ubuntu possuem x64 ?

Iniciado por brenolinux, 02 de Abril de 2009, 19:13

tópico anterior - próximo tópico

brenolinux

Sejam compreensivos pois sou novo aqui! O fórum é muito bom.

Bom pessoal, pretendo comprar um notebook no final deste ano, pois bem, gostaria de usar um sistema operacional " X64 ".

As perguntas são:
=> Os programas veem x64? Coisa que no Windows é raro encontrar!
=> O notebook que pretendo comprar é HP, ele possui um suporte adequado para o LINUX?

Bom pessoal é isso. Seremos amigos de fórum agora, té mais!

rjbgbo

Bem vindo ao Ubuntu e ao fórum
Citar
Os programas veem x64? Coisa que no Windows é raro encontrar!
Pelo que sei também a maioria roda ainda em 32bits, a tecnlogia 64bits ainda vai demorar tempo p/ se impor no mercado.
Citar
O notebook que pretendo comprar é HP, ele possui um suporte adequado para o LINUX?
Desde que tenham chipsets de pl. mãe e pl. gráficas Intel, Nvidia e por último ATI.
Fuja de chipsets e pl. gráficas SIS.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

brenolinux


Adão Oliveira

HP têm suporte sim .. só a placa NVidia q é necessário baixar o driver, mas é tranquilo.
HP Pavilion dv6750BR (Ubuntu 9.10)

j_aguilar

Eu comprei um HP Pavilion DV6, modelo recém-lançado pela HP nos Estados Unidos, e teve todo o hardware reconhecido, mas apesar disso, tenho alguns probleminhas com ele que ainda não consegui resolver:

1- o som. Sempre que coloco um fone de ouvido, o som continua saindo pelo falante interno, além de também pelo fone.
2- suspender o sistema. Quando ele volta da suspensão (não confundir com a hibernação...essa funciona sem problemas) o computador não funciona....parece que fica com algum problema no acesso ao HD, e a única alternativa é desligar pelo botão.

Mas o resto foi reconhecido e utilizado sem problemas: vídeo, entradas USB, leitor de cartões, touchpad, botões multimídia, bluetooth, wifi, ethernet....

Sobre a plataforma, eu instalei o sistema em 64 bits, e o único programa que me obrigou a instalar todas as libs em 32 bits (mais de 100 megas), foi o Wine. O resto, tudo existe em 64.

Mas como dica, eu te digo que só vale a pena efetivamente instalar o sistema em 64 bits de você possui mais de 3GB de RAM...do contrário, os ganhos (praticamente nenhum) não compensam as perdas.

ChausDevereaux

Citação de: j_aguilar online 02 de Abril de 2009, 23:35
Mas como dica, eu te digo que só vale a pena efetivamente instalar o sistema em 64 bits de você possui mais de 3GB de RAM...do contrário, os ganhos (praticamente nenhum) não compensam as perdas.

Eu ia dizer exatamente isso. Programas em 64 bits consomem mais memória (Java que o diga), fora as bibliotecas de 32 bits que ficam na memória, caso você execute um programa de 32 bits. Eu, com 2 GB de RAM, continuo nos 32 bits.

ErickSantos

eu instalei 64 bits e nao me arrependo de nada

nao sao mtos programas que ja possuem versao x64, mas todos aqueles que realmente se beneficiam da arquitetura, ja foram compilados para tal...

programas como firefox, cairo-dock, etc nao teriam ganho de velocidade por serem 64 bits, logo continuam fazendo somente pacotes 32 bits


porem, para operações como compactar/extrair, compilar e etc, o ganho e bem grande...


mas o que falaram é verdade, 64 bits usa mais memória... nao instale se vc tem menos de 2gb


j_aguilar

Citação de: ErickSantos online 03 de Abril de 2009, 17:47nao sao mtos programas que ja possuem versao x64, mas todos aqueles que realmente se beneficiam da arquitetura, ja foram compilados para tal...
programas como firefox, cairo-dock, etc nao teriam ganho de velocidade por serem 64 bits, logo continuam fazendo somente pacotes 32 bits

Não é bem o que a minha experiência diz....é justamente o contrário: poucos são os programas que NÃO possuem uma versão em 64 bits. E o simples fato de estar em 64 já os deixaria mais rápidos, pois não precisariam carregar libs de compatibilidade em 32 para rodar em sistemas de 64 (vide a necessidade de ter mais de 100 megas de bibliotecas de compatibilidade ao instalar/usar o Wine).