Permissões de compartilhamente / Como renomear um HD

Iniciado por Napster, 01 de Abril de 2009, 10:29

tópico anterior - próximo tópico

Napster

Ola pessoal,

Sou novo no linux e recentemente troquei o sistema winxp para Ubuntu 8.10 afim de evitar problemas com virus. até então tudo ok. instalei o sistema, instalei o samba e compartilhei o necessario.

Agora que vem,

em meio a essas pastas compartilhadas existe uma pasta pessoal minha que quero uma senha para poder acessa-la
não estou conseguindo editar as permissões nessa pasta. ja  criei um usuario na maquina ja adicionei esse usuario ao samba também. eu simplesmente não  consigo alterar nenhum tipo de permissão nessa pasta.
atualmente o proprietario da pasta é o root

Essa pasta está dentro de um HD  de 500Gb que era usado no windows xp, a maquina possui um HD de 160 e um   de 500. todas eram NTFS  antes de passar para linux o HD de 160 é particionado em 30 e 130 somente a partição de 30Gb onde foi instalado o sistema eu alterei o sistema de arquivos para EXT3. o restante permaneceu como era usado no windows.

Outro detalhe, ao usar    determinados comandos  no Consola percebo que apresentam erros (não  consegue encontrar o caminho especificado) devido ao nome  da mida  usado que é "USIMICRO BKP" ou seja é um nome composto separado por um espaço. Como faço para renomear esse HD sem   formata-lo??

VB5

em meio a essas pastas compartilhadas existe uma pasta pessoal minha que quero uma senha para poder acessa-la
não estou conseguindo editar as permissões nessa pasta.

A quem pertence a pasta? se é do root, somente ele pode mudar as permissões. No terminal:

sudo nautilus

Depois vá na pasta e mude as permissões.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Napster

Vlw,

a parte do compartilhamento ta resolvida, agora falta renomear o HD. Isso é possivel??

Atualmente o nome da unidade de 500Gb(NTFS como foi explicado no post)  é "USIMICRO BKP".

Outra duvida. Eu consegui configurar o acesso as pastas por senha, mas tem um detalhe, a partir do momento em que digito o usuario e senha para acessar, se eu fechar a janela no winxp e tornar a acessa-la ele não me pede mais a senha, ou seja, uma vez digitado usuario e senha o acesso fica livre. Ela só me pede usuario e senha novamente se eu reiniciar o micro.

VB5

Citação de: Napster online 02 de Abril de 2009, 14:29
Vlw,

a parte do compartilhamento ta resolvida, agora falta renomear o HD. Isso é possivel??

A mesmíssima coisa... 'sudo nautilus', então vá em 'media' e renomeie a partição; ou edite o 'fstab'.

Outra duvida. Eu consegui configurar o acesso as pastas por senha, mas tem um detalhe, a partir do momento em que digito o usuario e senha para acessar, se eu fechar a janela no winxp e tornar a acessa-la ele não me pede mais a senha, ou seja, uma vez digitado usuario e senha o acesso fica livre. Ela só me pede usuario e senha novamente se eu reiniciar o micro.

Feche a sessão, desmonte o volume, ou troque de usuário. Deve resolver...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB