modulo da "ali 15x3" nao inicia (problema no video sem aceleracao)

Iniciado por alex-floripa, 28 de Março de 2009, 14:05

tópico anterior - próximo tópico

alex-floripa

ola pessoal, sou novo nesse forum, alias nunca participei de um forum antes, mais acredito que vcs possam me ajudar, bom é o seguinte o module da "ali15x3_smbus" nao inicia, e o video que é um 01:00.0 VGA compatible controller: Trident Microsystems CyberBlade XPAi1 (rev 82) abre o genome, mais fica sem aceleracao 3D e eu acredito que seja por causa desse modulo que representa o agpgart do note que é um toshiba "a25 s207", me desculpe a minha ignorancia mais eu nunca participei de um forum. vou aproveitar e colocar as mensagens de erro pra vcs verem.

[ 4249.587283] ali15x3_smbus 0000:00:08.0: ALI15X3_smb region uninitialized - upgrade BIOS or use force_addr=0xaddr
[ 4249.588224] ali15x3_smbus 0000:00:08.0: ALI15X3 not detected, module not inserted.

direct rendering: No (If you want to find out why, try setting LIBGL_DEBUG=verbose)
OpenGL renderer string: Mesa GLX Indirect

o video é acelerado no win xp e tem 32mb de ram compartilhado

Cleitonsb

Amigo, pelo retorno da Msg parece que vc tem uma placa antiga, que seria necessário uma atualização da bios....

Mas vi algo como um bug: https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/linux/+bug/82986

alex-floripa

brigado por me avisar, acho que vou tentar uma atualizacao de bios, so que no linux eu nao tenho ideia de como fazer, vou dar uma pesquisada e depois eu posto o resultado aqui muito obrigado.