re-instalação do wine

Iniciado por Lagoa, 26 de Março de 2009, 22:04

tópico anterior - próximo tópico

Lagoa

Uso Ubuntu 8.10
Pelo Synaptic solicitei a "remoção completa" do aplicativo Wine.
Depois percebi que a pasta do wine continuava gravada oculta no HD com o nome:  ".wine" e deletei manualmente.
Agora eu tentei reinstalar novamente, e o gerenciador de pacotes Synaptic fez a instalação, mas a pasta oculta .wine não foi criada !!
Então eu encontrei aqui no fórum um tópico que ensinava digitar um comando que criaria a pasta e as subpastas novamente.
OK, deu certo (mas não me lembro agora qual era o comando).
Porém, ainda não consegui fazer que o wine apareça novamente no menu Aplicativo.
Alguém pode me explicar como eu faço isso ?

Aproveitando o espaço, aceito também uma explicação suscinta sobre esse assunto postado abaixo:
Gostaria de saber porque o Ubuntu faz as coisas pela metade... Diz que instala, mas não cria as pastas, não expõe no menu...
Os aplicativos não resolvem direito; Ex: Desinstalei o Wine justamente porque ele falava que desinstalava os aplicativos windows, mas depois eles estavam lá, no mesmo lugar...
O reprodutor de filmes "Totem" lê DVD, mas não emite som, a gente tem que ficar digitando códigos e mais códigos pra funcionar...
Ou então tem que ficar buscando pacotes e mais pacotes... Li certa vez que ele faz isso por causa de DVD's "protegidos"
Mas mesmo o Windows, que defende a propriedade de licença de softwares, libera seus aplicativos 100% funcional não importa se o aplicativo vai executar uma ação legal, pirata, cópia, ripagem, etc.
Já vi gente criticando o windows até porque tem que desfragmentar manualmente o HD de vez em quando.
Mas e todo esse trabalho que o usuário comum tem que passar para instalar, desinstalar e executar alguma coisa no Sistema Linux ???

Tá difícil... Estou tentando migrar para o Linux, mas minhas experiências com o sistema têm sido ruins, desde a época do Conectiva 5.0 e outras distribuições depois dela ! :'( Minhas perspectivas com o Ubuntu ainda são boas, mas se a gente tiver que correr atrás de "aulas sobre o sistema Linux", talvez o pato não compense o tiro. Eu monto PCs e preciso de um sistema livre, porém funcional. O computador foi inventado para facilitar a vida, e não para gerar problemas; acho que essa é a filosofia ! Desculpem o desabafo, mas faz MUIIIIITO tempo que estou tentando deixar meu sistema redondinho... e tá me dando um trabalhão medonho  :)
Minhas observações e críticas foram no sentido construtivo e educadas. Espero a compreensão e ajuda da Família Linux.  :-*

Kamei Hyoga

Se não estou enganado, pra criar as pastas vc tem que configurar o wine usando o winecfg.


Sobre o caso do teu DVD, é só instalar um pacote que o problema de rodar DVDs é resolvido, mas infelizmente não lembro o nome do pacote agora. Uma busca aqui no fórum ou no google pode resolver isso.

Percebi tmb que alguns programas não criam um atalho no menu, mas ao reinicializar o ambiente gráfico (control+alt+backspace) isso é feito. Não me pergunte o pq, mas é feito assim.


Lagoa

Pois é... Como não encontrei solução, mesmo gastando HORAS de navegação e copiando "receitas" de como fazer o Wine funcionar. resolvi fazer nova instalação do Ubuntu. Algo que poderia consumir meu tempo de 07:00hs. da manhã até 08:30hs. mas não foi como esperado (corrigindo: eu desejava uma reinstalação de 1:30hs. mas na realidade, pelo que eu conheço do Linux e suas caixinhas-surpresa, realmente esperava uma reinstalação BEEEEM mais demorada...) E de fato, aqui estou, às 15:30hs. sem uma solução definitiva. Depois de um atraso enorme devido a "atualização" que o sistema oferece via internet (não por causa da atualização com 283 pacotes para instalar, mas porque a instalação bagunçou meu GRUB. Ao tentar abrir uma cópia do menu.lst que eu tinha guardado, com as configurações personalizadas, pois ainda tenho instalado o Open BSD para testes, o sistema entendeu que eu queria executá-lo, quando na realidade eu queria apenas ler como um arquivo de texto) agora me deparo com nova Odisséia: Estou há horas tentando decifrar o enigma: porque que mesmo tendo instalado o Flash, instalado pacotes de GStreamer's, mesmo depois de aumentar os controles de volume do ALSAMIXER no máximo, habilitar audio para o meu usuário (por que cargas d'agua esse sistema que parecia ser tão inteligente desabilita um recurso tão importante para quem quer usar o Linux no desktop ???? ) eu continuo com o Youtube mudo. Apenas imagem aparece. E não é falta de configurar via terminal com o comando "sudo gstreamer-properties" pois eu tive o capricho de anotar as configurações anteriores, exatamente como estava ANTES da reinstalação do Ubuntu. Minhas músicas MP3 funcionam, e filmes arquivados em AVI também, mas o maldito formato dos vídeos do Youtube, muito popular, mas quase ignorado pela instalação default do Ubuntu, não funciona.
Percebi que muita gente está com o mesmo problema. Alguns casos resolvidos, mas cada um de maneira diferente.
No meu serviço, também estão tentando rodar um programa de administração de empresa em um servidor + 2 PC's em rede mas até a configuração dessa rede está complicada. E isso porque está sendo feita por um amigo, técnico com experiencia em lan-houses !!!!
Comunidade me desculpe, acabei migrando para esse Ubuntu motivado pelas propagandas que a gente vê na internet... Acho que se eu tivesse também prestado atenção nas reclamações que existem na rede, sem dúvida teria aguardado mais um tempo. Continuo acreditando naquela filosofia: O computador tem que facilitar as coisas, nunca complicar. Desculpem o desabafo.