Mais um problema de net discada...

Iniciado por luigialmeida, 18 de Março de 2009, 10:10

tópico anterior - próximo tópico

luigialmeida

Olá, não sou novo, mas perdi meu antigo login, pois faz tempo que não entro... Esqueci... Já li todos os tópicos de net discada, mas não consegui resolver meu problema, então, resolvi postar por aqui pra ver se alguém consegue ajudar...

Aí, pessoas, tenho Ubuntu 7.10 e estou tentando instalar meu modem, cujo código é o 1106:3068, da marca VIA Technologies, Inc. AC'97 Modem Controller.
Baixei o pctel, pra poder instalá-lo. Pelo que vi, é o driver certo, mas... o resultado foi esse:

janalu@janalu:~/pctel-0.9.7-9-rht-10/src$ ./configure -auto
checking for running kernel version...2.6.22
checking for ptserial...ptserial-2.6.c
checking for gcc...4.1.3
checking for kernel gcc version...4.1.3
searching for kernel includes...found at /lib/modules/2.6.22-14-generic/build/include
checking for autoconf.h.../lib/modules/2.6.22-14-generic/build/include/linux/autoconf.h
checking for asm/mach-default...yes
checking for kernel version in utsrelease.h...t.c:1:19: erro: stdio.h: Arquivo ou diretório inexistente
t.c: In function 'main':
t.c:4: warning: incompatible implicit declaration of built-in function 'printf'
./configure: line 477: ./t: Arquivo ou diretório inexistente
rm: imposível remover `./t': Arquivo ou diretório inexistente
** error
could not determine a proper UTS_RELEASE

não sei o que é o problema... Ele criou um arquivo, dizendo a seguinte coisa:

"make: *** Nenhum alvo indicado e nenhum arquivo make encontrado.  Pare."E agora, o que faço?Preciso da minha conexão com a net, reinstalei o Ubuntu no pc (não tenho memória suficiente pra instalar as versões 8.0+) porque achei que o problema era da instalação antiga e nada.

Detalhe: Uso Ubuntu desde o 5.10, não queria ter de abandoná-lo agora por causa desse problema...

alarcon

Citação de: luigialmeida online 18 de Março de 2009, 10:10
Olá, não sou novo, mas perdi meu antigo login, pois faz tempo que não entro... Esqueci... Já li todos os tópicos de net discada, mas não consegui resolver meu problema, então, resolvi postar por aqui pra ver se alguém consegue ajudar...

Aí, pessoas, tenho Ubuntu 7.10 e estou tentando instalar meu modem, cujo código é o 1106:3068, da marca VIA Technologies, Inc. AC'97 Modem Controller.
Baixei o pctel, pra poder instalá-lo. Pelo que vi, é o driver certo, mas... o resultado foi esse:

janalu@janalu:~/pctel-0.9.7-9-rht-10/src$ ./configure -auto
checking for running kernel version...2.6.22
checking for ptserial...ptserial-2.6.c
checking for gcc...4.1.3
checking for kernel gcc version...4.1.3
searching for kernel includes...found at /lib/modules/2.6.22-14-generic/build/include
checking for autoconf.h.../lib/modules/2.6.22-14-generic/build/include/linux/autoconf.h
checking for asm/mach-default...yes
checking for kernel version in utsrelease.h...t.c:1:19: erro: stdio.h: Arquivo ou diretório inexistente
t.c: In function 'main':
t.c:4: warning: incompatible implicit declaration of built-in function 'printf'
./configure: line 477: ./t: Arquivo ou diretório inexistente
rm: imposível remover `./t': Arquivo ou diretório inexistente
** error
could not determine a proper UTS_RELEASE

não sei o que é o problema... Ele criou um arquivo, dizendo a seguinte coisa:

"make: *** Nenhum alvo indicado e nenhum arquivo make encontrado.  Pare."E agora, o que faço?Preciso da minha conexão com a net, reinstalei o Ubuntu no pc (não tenho memória suficiente pra instalar as versões 8.0+) porque achei que o problema era da instalação antiga e nada.

Detalhe: Uso Ubuntu desde o 5.10, não queria ter de abandoná-lo agora por causa desse problema...

Este seu modem ID 1106:3068 conhecido como HSP56 MR (VIA) é suportado por 3 drivers no linux: Conexant, PC-Tel e Smartlink

O mais apropriado seria o Smartlink e para usar ele no seu Ubuntu 7.10 (tem de ser o 32bits ok) veja este link:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?PHPSESSID=o23580210hluaa9kjia5ge20b0&topic=4204.msg184635#msg184635

basta fazer o download do pacote indicado no link (modem-arquivos-v22.tar.gz) pelo outro sistema operacional, depois levar para o Ubuntu e colocar na sua pasta de usuário dentro da pasta home, depois basta descompactar o pacote clicando nele com o botão direito do mouse e escolhendo a opção extrair aqui, será criada uma pasta chamada de modem-arquivos-v22 dentro da sua pasta de usuário na pasta home, entre nela e leia os arquivos Leia-me.txt (resumido) e o guia_instalação.pdf (completo com ilustrações) para saber como proceder para ativar o modem usando este pacote.

luigialmeida

Ok...
Fiz o download, instalei tudo direitinho, ele conectou, mas...
A velocidade tá 0kbps
reiniciei a máquina, mudei as configurações de velocidade...
Ele conecta, mas não navega...
Aparecem alguns bytes de saída, mas nenhum de entrada... Ele não navega...

O que pode ser???

alarcon

Citação de: luigialmeida online 19 de Março de 2009, 09:48
Ok...
Fiz o download, instalei tudo direitinho, ele conectou, mas...
A velocidade tá 0kbps
reiniciei a máquina, mudei as configurações de velocidade...
Ele conecta, mas não navega...
Aparecem alguns bytes de saída, mas nenhum de entrada... Ele não navega...

O que pode ser???

Não sei se você já leu, mas no meu pacote modem-arquivos-v22.tar.gz tem um arquivo chamado guia_instalação.pdf que explica como usar o pacote feito por mim e lá no seu final tem um tópico chamado de solucionando problemas que fala dos problemas mais comuns encontrados durante o processo de instalação do driver e o meu pacote, portanto para evitar repetição de dicas seria melhor você ler o que tem lar para ver se já resolve o caso.

Caso nada que tenha sido dito por lá resolva o seu problema, então poste aqui os seguintes comandos, executados no terminal do Ubuntu:

dmesg | grep slamr

lsmod | grep slamr

lsmod | grep ungrab*

ps -aux | grep slmodemd

digite mais isso no terminal:

sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon restart

e cole aqui algum resultado fornecido no terminal. Depois tente usar o discador gnome-ppp e coloque aqui o log dele. Acho que é o botão resgistro quando do processo de conexão.

Agora queria saber se você consegue uma conexão e logo em seguida se desconecta ou se ele conecta, fica conectado, mas não navega?

Esse seu problema (conecta mais não navega) é típico de problemas com DNS primário e secundário que no discador está configurado para obter tais valores de forma automática do provedor.

Uma solução possível para esse problema do conecta mais não navega poderia ser a execução dos comandos (no terminal):

sudo chmod 666 /etc/resolv.conf

sudo cp -f /etc/ppp/resolv.conf /etc/resolv.conf

sudo chmod 666 /etc/resolv.conf

sudo route add default ppp0

luigialmeida

Ok, amanhã verificarei isso no pc de casa e depois de amanhã, respondo...
Quanto ao log do ppp, ele tá normal (eu acho)... Mas coloco aqui...

luigialmeida

janalu@janalu:~$ dmesg | grep slamr
[   51.691747] slamr: module license 'Smart Link Ltd.' taints kernel.
[   51.697430] slamr: SmartLink AMRMO modem.
[   51.697533] slamr: probe 1106:3068 VIA3058 card...
[   51.780327] slamr: mc97 codec is SIL21
[   51.780391] slamr: slamr0 is VIA3058 card.
janalu@janalu:~$ lsmod | grep slamr
slamr                 433448  2
janalu@janalu:~$ lsmod | grep ungrab*
ungrab_winmodem         3584  0
janalu@janalu:~$ ps -aux | grep slmodemd
Warning: bad ps syntax, perhaps a bogus '-'? See http://procps.sf.net/faq.html
root      4508  0.0  1.5   3948  3948 ?        SL   15:44   0:00 /usr/sbin/slmodemd --perm=0666 -c BRAZIL /dev/slamr0
janalu    5403  0.0  0.3   2988   764 pts/1    R+   18:50   0:00 grep slmodemd
janalu@janalu:~$ sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon restart
[sudo] password for janalu:
Shutting down SmartLink Modem driver normally.
Unloading modem driver from kernel ... slamr.
Starting SmartLink Modem driver for: slamr0.
Creating /dev/modem symlink, pointing to: /dev/ttySL0.

janalu@janalu:~$ sudo route add default ppp0
SIOCADDRT: Não há tal dispositivo

Não consegui conectar... DOmingo à noite, net discada, vocês sabem como é, né? Não conecta nem podendo...xD
So... Mas... da outra vez, conectou normal... Porém na velocidade estavam as duas 0.00kbps
Havia um número baixo de dados enviados, mas não havia nada nos dados recebidos...

Espero que consiga resolver algo... Estou entrando em desespero... Não consigo jogar meus jogos de poker em casa... ¬¬

alarcon

Citação de: luigialmeida online 23 de Março de 2009, 09:14
janalu@janalu:~$ dmesg | grep slamr
[   51.691747] slamr: module license 'Smart Link Ltd.' taints kernel.
[   51.697430] slamr: SmartLink AMRMO modem.
[   51.697533] slamr: probe 1106:3068 VIA3058 card...
[   51.780327] slamr: mc97 codec is SIL21
[   51.780391] slamr: slamr0 is VIA3058 card.
janalu@janalu:~$ lsmod | grep slamr
slamr                 433448  2
janalu@janalu:~$ lsmod | grep ungrab*
ungrab_winmodem         3584  0
janalu@janalu:~$ ps -aux | grep slmodemd
Warning: bad ps syntax, perhaps a bogus '-'? See http://procps.sf.net/faq.html
root      4508  0.0  1.5   3948  3948 ?        SL   15:44   0:00 /usr/sbin/slmodemd --perm=0666 -c BRAZIL /dev/slamr0
janalu    5403  0.0  0.3   2988   764 pts/1    R+   18:50   0:00 grep slmodemd
janalu@janalu:~$ sudo /etc/init.d/sl-modem-daemon restart
[sudo] password for janalu:
Shutting down SmartLink Modem driver normally.
Unloading modem driver from kernel ... slamr.
Starting SmartLink Modem driver for: slamr0.
Creating /dev/modem symlink, pointing to: /dev/ttySL0.

janalu@janalu:~$ sudo route add default ppp0
SIOCADDRT: Não há tal dispositivo

Não consegui conectar... DOmingo à noite, net discada, vocês sabem como é, né? Não conecta nem podendo...xD
So... Mas... da outra vez, conectou normal... Porém na velocidade estavam as duas 0.00kbps
Havia um número baixo de dados enviados, mas não havia nada nos dados recebidos...

Espero que consiga resolver algo... Estou entrando em desespero... Não consigo jogar meus jogos de poker em casa... ¬¬

Pelos resultados, eu modem foi perfeitamente instalado, então o problema aí ou é com sua linha ou com o provedor, agora tente mais isso aqui, nas configurações do discador gnome-ppp nas suas configurações, aba Opções, tente a conexão com a opção verificar portadora marcada e depois desmarcada e veja qual é a melhor situação.

Também abra um terminal (menu Aplicações > Acessórios > Consola ou Terminal) e digite:

gedit .wvdial.conf

No arquivo que abrir veja a linha que tem:

Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0

altere para cada um destes valores (um de cada vez, é claro):

Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 X3 &C1 &D2 +FCLASS=0

ou

Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 X3 &C1 &D2 +MS=34

ou

Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 X3 &C1 &D2  +MS=90

Isso são strings de inicialização do modem, o primeiro é o padrão os outros são alternativas ao padrão para ver se no seu caso alguns destes outros alternativos seria melhor. Você deve editar o arquivo em questão, alterando o string salvando e testado a conexão logo após no gnome-ppp e caso não seja melhor repita o procedimento usando outro string e assim em diante até verificar qual é o melhor para você.

luigialmeida

Não consegui... Agora, aparece assim
No carrier...
O que é isso???

alarcon

Citação de: luigialmeida online 31 de Março de 2009, 09:35
Não consegui... Agora, aparece assim
No carrier...
O que é isso???

Isso, se não me falha a memória, é característico quando o seu modem requer que a opção verificar portadora esteja desmarcada e ela está marcada na aba Opções nas configurações do discador gnome-ppp ou vice-versa, ou seja, seu modem necessita que a opção verificar portadora esteja marcada, mas ela está desmarcada. Por isso que sempre peço para que o usuário tente a conexão com essa opção marcada e desmarcada.

No meus pacotes eu deixo esta configuração marcada por que é a usada pela maioria dos casos.