Duvida do comando 'sudo'

Iniciado por dedeboy2005, 18 de Março de 2009, 10:05

tópico anterior - próximo tópico

dedeboy2005

Olá amigos estou estudando Terminal e estou no tópico chamado "sudo" e uma parte de "Permitindo outros usuários executarem o sudo" e estou com uma dúvida, gostaria de saber ser eu deixar os outros usuários deixar usar o sudo eles não precisará digitar uma senha quando for usar esse comando por exemplo: Instalar programas?

Muito Obrigado.
Nunca desista dos seus objetivos!

cesarramina

Sempre será pedida uma senha para usar o sudo.
A senha que será pedida é a mesma senha de usuário que ele usou para entrar no sistema.
Se ele vai ter acesso à instalação ou não de programas dependerá dos privilégios do usuário.
Estes são definidos no momento da criação da conta do usuário, ou posteriormente, em Sistema-> Administração-> Usuários e Grupos-> Configuração do Usuário-> Privilégios.
O usuário que instalou o sistema sempre terá privilégios totais sobre o sistema usando sudo.

Esclareceu?

dedeboy2005

Vamos ver se eu entendi então assim: se tiver um usuário que não é root  e ele usar o sudo não vai funcionar daí eu tenho que ir na aba privilégios da para abilitar que ele use e quando for usar daí pedirar a senha é isso?

cesarramina

Vá na aba de privilégios que você entenderá.
Mas é mais ou menos isso ...

dedeboy2005

Blz. Mais uma dúvida tem um tópico que quando vc usa o comando sudo e digita a senha ele permanece 15 min guardado a senha e quero mudar esse tempo de espera só quando vou digite o comando /etc/sudoers ele dá a seguinte erro:

bash: sudoers: comando não encontrado

Só que no diretório /etc tem esse comando.

Muito Obrigado.

cesarramina

A temporização da senha do comando sudo eu não sei onde mexer.

/etc/sudoers não é um comando, é um arquivo: arquivo sudoers na pasta /etc.
Se quiser mexer terá que editá-lo (como root é claro).

dedeboy2005

Então o estranho eu estou como root e estou tentando acessar esta pasta ele dá esse erro.
Mas obrigadão pelas dúvidas tem mais com tempo eu vou postando aqui.

Muito Obrigado.