De acordo com Steve Ballmer, o Linux é uma ameaça maior que a Apple!

Iniciado por galactus, 14 de Março de 2009, 13:46

tópico anterior - próximo tópico

galactus

De acordo com Steve Ballmer, o Linux é uma ameaça maior que a Apple
Publicado em 03/03/2009 às 0:13

Para a Microsoft, o Linux está se mostrando um competidor mais perigoso que a Apple, segundo declarações recentes de Steve Ballmer em um encontro com investidores. Uma página da apresentação do CEO da Microsoft foi utilizada para embasar essa declaração.

Durante encontros regulares com investidores, é comum que Chris Liddel, diretor financeiro da Microsoft, e Steve Ballmer — que dispensa apresentações — reúnam relatórios financeiros, de planejamento estratégico, além de informações relativas à concorrência e participação no mercado. As apresentações são feitas geralmente usando o Microsoft PowerPoint — o que não foi exceção desta vez.

Steve Ballmer assumiu a apresentação quando se passou a discutir questões relativas à participação da concorrência no mercado. O título de um de seus slides era — em tradução livre — "Efeitos econômicos sobre PCs domésticos e em empresas", no qual estavam ilustradas as participações no mercado do Windows®, de cópias do Windows® "não licenciadas", da Apple e do Linux. O comentário feito por ele nos chamou a atenção: "Cópias do Windows regularmente licenciadas estão em primeiro lugar em participação de mercado, em segundo está o Windows pirateado — ou não licenciado, o que é uma concorrência dura de bater, pois nesse caso o consumidor tem um sistema operacional excepcional por um preço imbatível —, depois vem o Linux, como vocês podem ver nesse slide e então a Apple, que com certeza teve um crescimento em sua participação de algum modo."

Steve Ballmer considerou a concorrência da Apple muito seriamente, mas, em um determinado ponto da sua apresentação, fez o seguinte comentário: "um ponto em market share em um número de cerca de 300 milhões é interessante" — continuando com: "nós estamos 'de olho' tanto na Apple enquanto concorrente quanto no Linux. Eu acho que a dinâmica de desenvolvimento da participação do Linux no mercado está sofrendo alguma alteração."

A partir daí, o CEO da Microsoft fez uma análise mais aprofundada da situação, usando para isso um slide que ilustrava a participação no mercado do Windows® Mobile, que está em terceiro lugar, após o Symbian e o RIM/BlackBerry.

A percepção do executivo é a de que o ataque à base instalada do Windows® acontecerá a partir de dois flancos: "Eu estou assumindo que nós vamos ver laptops baseados em Linux utilizando como fundamento a plataforma Android, além de apenas nos celulares. Nós vamos enfrentar uma concorrência sem precedentes do Google no segmento de sistemas operacionais para desktop."

A conclusão de Ballmer para as consequências do avanço do Android é a seguinte: "A distância que separa um sistema operacional para celular de um sistema operacional para PC vai mudar, e por isso nós aumentamos os investimentos no sistema operacional do equipamento cliente."

Fonte: Linux Magazine OnLine (Fotos dos Slides podem ser vistas no link que segue):

http://www.linuxnewmedia.com.br/noticia/ballmer_linux_ameaca_maior_que_apple

Definitivamente fica claro que a MS está realmente pondo as barbas de molho em relação ao Linux!
Espero realmente que as empresas de Software Livre tirem vantagem de toda essa crise mundial.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Alakazan

PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Aliadam

Creio que é a mesma história de sempre:

A Apple é grife. Ou vc compra pronto e não mexe em nada ou não compra.

Exemplo: o Android vai massacrar o Iphone.

Vários fabricantes de celular já declararam que vão adotar o Android. Eram 14 até a última vez que eu li.

A Apple não aprende...

rjbgbo

Achei bem sensato o pensamento dos atuais diretores da Microsoft, diante do quadro que lemos nos mais diversos conteúdos relativos a essa tecnologia.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Ioca100

Usuário Linux- 449417

ucastrobr

Steve Ballmer como um bom truqueiro (seis ladrão) e marqueteiro é lógico que vai dizer que é o linux que ameaça o Windows porque a Apple está crescendo nos países desenvolvidos numa proporção grande é semelhante a ter uma "brastemp" lá fora. O problema é que esse tipo de declaração não vai diminuir esse aumento da apple e ainda vai ajudar mais o linux em termos de empresa. Afinal, não foi o Steve que disse que o linux não era estável, confiável e etc...
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

dom diniz

Gostaria de saber qual a fonte dos dados que eles usaram, pq quando vejo esse tipo de notícia e me lembro desas outras; http://www.osnews.com/story/20893/Mac_OS_X_Windows_7_Win_Linux_Loses , http://imasters.uol.com.br/noticia/11537/mercado/hackintoshes_ja_sao_mais_populares_que_o_linux_na_internet/ ; fico bem confuso.

A mim parece ser mais uma jogada para tentar diminuir o real risco que a Apple oferece do que alguma ameaça que o linux pode representar, ou seja, jogada de negócio.
Preocupem-se com a criação de mais programas e não de mais distros.
link
Ga-945GM-S2Dual|Core 2 Duo E4600|2GB DDR2 Kingston667|Radeon X300 128|XP+ubuntu 10.04 || DELL Vostro 1310 + ubuntu 10.04