Problemas de acesso à internet - Ubuntu vs. Windows

Iniciado por vaigran, 16 de Março de 2009, 10:29

tópico anterior - próximo tópico

vaigran

Pessoal, bom dia. Tô com um problemão.

No meu pcdo trabalho, tinha o Windows XP SP3 instalado, e o acesso à internet é feito por rede. Então, particionei o HD e deixei 20Gb para instalar o Ubuntu 8.10. Instalei, tudo beleza. Só que, quando reiniciei o pc, e entrei no WIndows, não estavamais conseguindo acessar a internet. Aparece o ícone da rede com uma exclamação. Mas o que me deixou encucado é: quando logo no Ubuntu, a internet funciona! No Windows, nem a luz no rub acende, no Ubuntu acende.

Alguém aí já passou por isso e sabe como resolver? Tenho que resolver antes da minha chefe perceber ^^

Renato Krause

Citação de: vaigran online 16 de Março de 2009, 10:29

No meu pcdo trabalho, tinha o Windows XP SP3 instalado, e o acesso à internet é feito por rede. Então, particionei o HD e deixei 20Gb para instalar o Ubuntu 8.10. Instalei, tudo beleza. Só que, quando reiniciei o pc, e entrei no WIndows, não estavamais conseguindo acessar a internet. Aparece o ícone da rede com uma exclamação. Mas o que me deixou encucado é: quando logo no Ubuntu, a internet funciona! No Windows, nem a luz no rub acende, no Ubuntu acende.

Alguém aí já passou por isso e sabe como resolver? Tenho que resolver antes da minha chefe perceber ^^

Com absoluta certeza te garanto que o problema relacionado ao teu Windows não tem absolutamente nada a ver com o fato de você ter instalado o Ubuntu.

vaigran

Citação de: renatokrause online 16 de Março de 2009, 10:51

Com absoluta certeza te garanto que o problema relacionado ao teu Windows não tem absolutamente nada a ver com o fato de você ter instalado o Ubuntu.

Ah, um detalhe que esqueci de falar: esses problemas começaram a acontecer depois que instalei o Samba no Ubuntu, para tentar enxergar os outros computadores da rede. Esta mensagem estou postando logado no Ubuntu. Não consigo logar no Windows nesta mesma conexão. Não entendo... antes de instalar o Samba, a conexão através do Windows funcionava. Agora, só funciona a rede quando estou logado no Ubuntu...

Renato Krause

Citação de: vaigran online 16 de Março de 2009, 13:32
Citação de: renatokrause online 16 de Março de 2009, 10:51

Ah, um detalhe que esqueci de falar: esses problemas começaram a acontecer depois que instalei o Samba no Ubuntu, para tentar enxergar os outros computadores da rede. Esta mensagem estou postando logado no Ubuntu. Não consigo logar no Windows nesta mesma conexão. Não entendo... antes de instalar o Samba, a conexão através do Windows funcionava. Agora, só funciona a rede quando estou logado no Ubuntu...

Sugiro que tu verifique tuas configurações de rede no ambiente Microsoft. Lá está a solução para o teu problema.

vaigran

Amigos, consegui resolver o problema da seguinte maneira: usando a restauração do sistema no Windows (nesta mensagem estou logado nele). Não sei se estou certo, mas eu acho que quando eu instalei o Samba, de alguma maneira, ou eu ou os programas, alteraram de alguma forma, um arquivo da rede.
Mas, enfim, o pior passou, e estou conseguindo acessar a internet pelo Windows. Só que agora estou preocupado em logar no Ubuntu e danificar novamente a rede. Deixarei o Ubuntu apenas em casa. No trabalho, por enquanto, utilizarei o Windows.

VB5

Só que agora estou preocupado em logar no Ubuntu e danificar novamente a rede. Deixarei o Ubuntu apenas em casa. No trabalho, por enquanto, utilizarei o Windows.

vaigran,
pode esquecer isso...  ;D a configuração do Ubuntu não teria como modificar nada no seu W$. O problema lá foi causado por algo feito no próprio W$, com certeza. Na minha rede tenho pelo menos umas dez máquinas em dual boot Ubuntu /XP e nada disso jamais aconteceu.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB