Não consigo acessar a partição linux a partir do windows (RESOLVIDO)

Iniciado por teles, 09 de Março de 2009, 18:40

tópico anterior - próximo tópico

teles

Tenho os dois sistemas operacionais no meu computador: Windows XP SP2 e o Kubuntu 8.10, em dual boot, e não consigo acessar a partição do Kubuntu através do Windows.
Já instalei os programas 'Explore2fs', o 'Ext2IFS' e o 'Virtual Volumes', porém nenhum deles abre a partição linux.
O primeiro apresenta a partição, mas ao clicar nela nada aparece.
O segundo cria os volumes Swap (que eu nomeei 'K') e ext3 (Kubuntu, que eu nomeei 'L'), mas ao clicar no L aparece a informação de que é necessário formatar a partição para o Windows ter acesso à ela.
É claro que não formatei, para não perder o seu conteúdo.
O Virtual Volumes também não dá acesso ao linux.
O interessante é que com as distribuições anteriores, Kurumin, Ubuntu 8.04, Kubuntu 8.04, etc., usando apenas o Explore2fs eu conseguia ter acesso ao linux e agora não.
Alguém sabe porque o Kubuntu 8.10 não aceita isso? >:(

ucastrobr

 O Ext2IFS no site deles tem um link a respeito de problemas onde tem um aplicativo chamado mountdiag.exe que você executa no ms-dos (o super-terminal insuperável, hehehe) dando o comando com a unidade (Se não der certo uma unidade tente outra):

mountdiag E:

ou

mountdiag.exe E:

No meu caso ele enviou um relatório onde pedia para eu fazer backup da minha partição ext3 e executar o comando:

mkfs.ext3 utility the -I 128 switch

E depois reinstalar o Ext2IFS.

Como estou meio com preguiça de fazer backup, ainda não testei. Comigo também com o Ubuntu 7.10 funcionava uma beleza, mas agora com o 8.10 deu esse problema.
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

teles

Olá ucastrobr.
O mesmo aconteceu comigo: após a instalação do 'ext2ifs' (usei a versão 'ext2ifs-0.3), com o qual eu nomeei a minha partição Kubuntu de 'L', ao acessá-la com o Windows aparece a mensagem de que a partição necessita de formatação.
Saí daí e no prompt do DOS comandei 'mountdiag L:', o que deu como resposta que a partição L não podia ser montada porque o inode era de 256 bytes e o ext2ifs trabalha com o inode 128 bytes.
Em continuação foi sugerido que eu fizesse o backup dos arquivos da partição e mudasse o inode com o comando que você expos.
Como não quero fazer esse backup e por ter-me desinteressado no uso desse programa, pergunto-lhe: como fazer para que seja desinstalado esse programa (não há nada a respeito, apenas no 'step1' é dito para desinstalar, mas nada acontece) de modo que  não apareça mais o driver L na pasta 'Meu Computador'?

ucastrobr

#3
...

Quanto a sua pergunta de remover a unidade L
Iniciar -> Painel de Controle -> Adicionar/removerProgramas -> Ext2 IFS...
ou apenas tirar a unidade L sem remover o Ext2IFS
Iniciar -> Painel de Controle -> IFS Drives   depois de aberto a aplicação escolha a unidade linux e no combobox que estiver selecionado L troque por "none".

Bom achei a solução para o nosso problema basta instalar o Ext2fsd primeiro remova todos aplicativos que você baixou os 'Explore2fs', o 'Ext2IFS' e o 'Virtual Volumes' e reinicie o seu sistema depois instale o Ext2fsd no link abaixo e na hora de instalar marque todas as opções clique nas unidades que aparecerão e selecione a opção"Mountpoint for fixed disk need reboot" e escolha a letra da unidade e reinicie o sistema e parta para o abraço. O Ext2fsd fica em iniciar ->programas se quiser acessá-lo depois de instalado.
http://prdownloads.sourceforge.net/ext2fsd/Ext2Fsd-0.45.exe?download


Fonte da solução:
http://ggorjan.blogspot.com/2009/01/accessing-files-read-and-write-with.html


Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

teles

Olá ucastrobr.
Parabéns, realmente vc solucionou o meu problema.
Com o Ext2Fsd foi possível acessar a partição linux (Kubuntu 8.10), e tem mais: com acesso à leitura e escrita.
Segui seu conselho e desinstalei os outros aplicativos (explore2fs, ext2ifs, virtual volumes, etc.) e depois instalei a versão Ext2Fsd-0.46.exe, que aproveitou o drive L (não precisei desinstalá-lo) já existente e está tudo funcionando OK.
teles