scripts do nautilus só como root

Iniciado por dom diniz, 07 de Março de 2009, 14:13

tópico anterior - próximo tópico

dom diniz

Olá!!!

Já faz algum tempo que me deparo com vários script do nautilus, muito bons, úteis e o melhor, sem precisar instalar um programa inteiro só para fazer isso.

Resolvi instalar alguns que achei direto nos repositórios ( direto pelo aptitude) porém esses scripts só estão acessíveis quando abro o nautilus como root.

Há alguma forma de abri-los como usuário normal e deixa-los disponíveis para mais de um usuário ao mesmo tempo ( sem precisar instalar em cada conta)???
Preocupem-se com a criação de mais programas e não de mais distros.
link
Ga-945GM-S2Dual|Core 2 Duo E4600|2GB DDR2 Kingston667|Radeon X300 128|XP+ubuntu 10.04 || DELL Vostro 1310 + ubuntu 10.04

raidicar

nunca instalei nem alterei o nautilus, então, nem sei onde ficam esses scripts, seria na pasta .nautilus dentro do home.
se for, pode ser que os scripts estejam em /root/.nautilus e talvez vc deva transferi-los para o .nautilus que está dentro de deu diretório home e dar um chmod para liberar a permissão ao seu usuário de executar esses scripts.
é só um chute, como disse.
para deixa-lo  diponivel a todos os usuários, ao mesmo tempo, poderia bolar um script e, no script, utilizar o rsync para deixar os diretórios sincronizados. É moleza.
Mas isso apenas acaso esse seja o seu caso, onde teria de transferir o conteúdo de .nautilus, pois eu apenas chutei.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

clcampos

Os scripts ficam dentro de ~/.gnome2/nautilus-scripts/.

Experimente seguir a dica do raidicar, e acho que funciona.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

dom diniz

Obrigado pela atenção pessoal.

Bem fiz o seguinte:
na pasta /root/.gnome2/nautilus-scripts eu criei um link do script que tinha lá ( no caso o "convertaudiofile") e depois copiei o link para as pastas /home/~/.gnome2/nautilus-scripts de cada usuário.

Está funcionando, blz. mas acho que o link ocupa o mesmo espaço que o próprio script (eu acho).
É que eu faço de tudo para economizar espaço em disco ( hd de 80 em dualboot  :( )

Só achei estranho pq, como eu instalei esse script pelo aptitude, achei que estaria disponível para todos os usuários automaticamente ???

edit.: esqueci de dizer que precisei dar a pasta /root/.gnome2/nautilus-scripts, permissão de leitura ( só leitura) para todos os usuários.
link
Ga-945GM-S2Dual|Core 2 Duo E4600|2GB DDR2 Kingston667|Radeon X300 128|XP+ubuntu 10.04 || DELL Vostro 1310 + ubuntu 10.04

clcampos

Os scripts costumam ser pequenos.

Acha que vale a pena mudar as permissões de um diretório da $HOME do root?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

dom diniz

Citação de: clcampos online 08 de Março de 2009, 00:08
Os scripts costumam ser pequenos.

Acha que vale a pena mudar as permissões de um diretório da $HOME do root?

Foi a única forma de os demais usuário terem acesso. Ficava dando erro dizendo que não encontrava o objeto ( no caso o script).

No mais, não acho que terá problema, pois dentro de /root só está acessível para os demais usuários o /.gnome2 e dentro de /gnome2 só está acessível o /nautilus-script. Todos os demais estão bloqueados para usuários comuns, então não acho que há risco.  ;D, ou eu estou enganado?
link