Mini Modem BandLuxe HSDPA C120 - OI

Iniciado por fscarvalho, 28 de Fevereiro de 2009, 09:54

tópico anterior - próximo tópico

fscarvalho

Bom dia meus amigos, adquiri recentemente um modem 3g da OI. Comprei justamente pelo fato de ser compativel com o linux, mas para minha surpresa, ele não funcionou. Sou leigo no linux, comecei a despertar o interesse a pouco tempo. Tenho instalado o ubuntu 8.10. Gostaria da ajuda para ativar o funcionamento do modem.

Estou na cidade de Aracaju-Sergipe, DDD 79.

Obs.: já fiz várias pesquisas na web e encontrei diversos tópicos e dicas falando sobre o assunto, mas ainda assim não consegui sucesso na minha empreitada.

Fico no aguardo da coloboração de amigos mais experientes...

Abraços

fscarvalho

Bom dia meus amigos, como não obtive nenhum tipo de ajuda, procurei me virar. Depois de várias tentativas frustadas e conselhos de amigos: "tire o ubuntu e instale o FEDORA", eu resolvi uma última cartada. Reinstalei o ubuntu, após isso ele detectou o modem e instalou automaticamente como uma conexão banda larga móvel, mas mesmo assim não cenectava.

Pesquisei e encontrei a solução: adicionei no arquivo wvdial.conf, as linhas abaixo e após executei o comando wvdial. Bimpa, estou on-line. Abraços.

[Dialer Defaults]

Carrier Check = off

Init1 = ATZ

Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0

Password = oi

Ask Password = 0

Check Def Route = 1

Phone = *99***1#

Idle Seconds = 0

Modem Type = Analog Modem

Stupid Mode = 1

Compuserve = 0

Baud = 460800

Auto DNS = off

Dial Command = ATDT

Modem = /dev/ttyUSB0

ISDN = 0

Username = oi

marcosvinicius

Amigos,
ainda sou um pouco inexperiente em Linux. Segui muitos tutoriais e não havia conseguido conectar a internet OI 3G com nenhum deles.
Fui ao site www.telsec.com.br e lá tem um tutorial para instalação no linux. O problema é que so ensina com o KPPP. O gnome-ppp não tem tantas opçoes de configuração quato o kppp. Tentei dar uma adaptada as cegas no wvdial seguindo o tutorial para o kppp.
Assim como falavam em outros tutoriais eu demontei o bandluxe pedindo para ejetar no icone a area de trabalho.
Depois dei o comando : sudo gedit /etc/wvdial.conf

mudei o texto para:

[Dialer Defaults]
Phone = *99#
Init1 = at+cgdcont=1,"ip","gprs.oi.com.br"
Username=oi
Password=oi
Stupid Mode = 1
Dial Command = ATDT
Modem = /dev/ttyUSB0
Baud = 460800
Init2 = at+cgatt=1
Init3 = ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
ISDN = 0
Modem Type = Analog Modem

Salvei a alteração e digitei comando: sudo wvdial connect

Consegui conectar, mas há o incoveniente de sempre ter de desmontar bandluxe e abrir o terminal, pedir para conectar e mante-lo aberto.
Talvez alguem com mais experiencia possa dar uma dica de como fazer isso pelo gnome-ppp. Pois o meu não conecta :(

abraços

p.s. segue o link para download do tutorial com as configuraçoes do Bandluxe C120 para diversas operadoras : http://www.telsec.com.br/download.asp?id=C120&type=6

marcosvinicius

Achei tambem um site com alguns drives para o Bandluxe C120: http://www.bandrich.com/download03.aspx?id=33&c=25&lang=3

Lá tem um drive para Acer Aspire One (linux) e outro para o fedora 8. Instalei o primeiro no meu Acer aspire 5520 5912 e quando incializo o Ubuntu 8.04 não preciso mais desmontar/ejetar o bandLuxe.
Talvez alguem com mais experiências saiba dizer se funcionaria com outras maquinas.

Abraços