Aprendizado do LINUX

Iniciado por famadas, 26 de Fevereiro de 2009, 21:40

tópico anterior - próximo tópico

famadas

Meu nome é Luiz Carlos Famadas, 77 anos de idade, médico aposentado, título de especialização em Hematologia e de Professor (livre docente) em Hematologia.
Feita a minha apresentação, vamos ao assunto:
Uso o Windows há cerca de 10 anos, sem o menor problema. Aprendi a usa-lo com pouca ajuda de amigos. Cheguei a aprender, sozinho,a criar sites em HTML. Tenho um site sosobesidade.com e outro Temas de Ciências Humanas.
Sempre tive um sonho em informática – usar o LINUX e, atualmente, tenho instalado o UBUNTU 8.10. Sempre reservo algum tempo para treinar usando o UBUNTU. Sei que estou um pouco isolado, mas não conheço uma só pessoa que use LINUX. Desse modo, tenho apelado para os Fóruns.
Agora o grande problema. Nos 10 meses que reservo umas horas para treino do UBUNTU, não consegui, depois de ficar cansado e com a cabeça confusa, fazer "rodar", normalmente, com o Wi ne, o Clipboard Magic (o designe perfeito, mas não funciona), o Google Earth (aparecem a margem e o Menu, mas o Globo, que inicia o programa, nunca vi).
Também não consigo ver um video usando o VLC Player (no Windows vejo todos os filmes), porém, no LINUX, consigo ver com nitidez o show do Emílio Santiago.
Afirmo que não quero desistir, como acontece com muitos que tentam o LINUX. Mas, quero destacar o seguinte: o que é fácil realizar no Windows, é difícil mo LINUX.
Todos os que são experientes no LINUX iniciaram no tempo em que ele era totalmente, ou predominantemente, de modo texto. Sei que o modo gráfico evoluiu muito, mas, toda vez que alguém experiente assevera ser muito fácil o uso do LINUX, se esquece que está falando para iniciantes.
O crescimento do LINUX está na dependência do aumento do número de usuários. Sei que tem aumentado, mas, de forma muito lenta..Somente vocês com grande experiência poderão acabar com essa nossa dificuldade.
Termino, desejando mais progresso nesse sistema formidável.
Abraços do Famadas. fama2000@ig.com.br

Tato...

Olá...

Interessante sua colocação famadas, também não conheço ninguém que use Linux em casa ou tenha algum conhecimento na área que possa compartilhá-lo, por isso também estou recorrendo ao google e à fóruns.

Confesso que instalei o ubuntu em meu pc mais por curiosidade que por necessidade, inclusive removi o Windows para não acabar por deixar o ubuntu de lado devido às prováveis dificuldades. Espero conseguir me adaptar ao sistema, por enquanto estou gostando, pois ainda não precisei fazer nada muito complicado e o único problema que encontrei foi com o compiz (citado em outro tópico).

No mais também desejo  progresso para o sistema, e que também  consigamos lidar com ele assim como já fazemos com o Windows.

VB5

não consegui, depois de ficar cansado e com a cabeça confusa, fazer "rodar", normalmente, com o Wi ne, o Clipboard Magic (o designe perfeito, mas não funciona), o Google Earth (aparecem a margem e o Menu, mas o Globo, que inicia o programa, nunca vi).

Nem todos os programas feitos para W$ rodam bem no Wine. Não conheço o programa citado, mas pode ser um destes casos.

Quanto ao Google Earth, instalei-o na versão 7.10 sem qualquer problema - o mais provável é que esteja faltando algum driver de vídeo. Se puder postar seu hardware, talvez alguém aqui possa dar uma dica.

Também não consigo ver um video usando o VLC Player (no Windows vejo todos os filmes), porém, no LINUX, consigo ver com nitidez o show do Emílio Santiago.

Aqui deve ser problema de falta de CODECS... tente este link:

http://kernelscript.wordpress.com/2008/04/24/tutorial-multimidia-no-ubuntu-hardy-heron-804/

É para o 8.04 mas deve funcionar.

Boa sorte, e estamos aqui para ajudar no que pudermos!...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Ioca100

Usuário Linux- 449417

VB5

Para o Clipboard Magic,  parece haver uma alternativa no Ubuntu:

http://wareseeker.com/free-multi-clipboard-9.31.00/

Não testei, mas vale a pena conferir...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

asghan

Seu pensamento é exatamente o necessário para sermos uma comunidade cada vez melhor e maior !!!!!!!!! Seja bem vindo e contem sempre conosco :-)

No começo é assim mesmo, depois q vc pega as "manhas" vai querer formatar o pc todo fim de semana, igual a eu, apesar q uso Linux há pelo menos 4 anos, quando comecei, usei o Slackware logo de cara, aprendi muito sobre o sistema, agora estou usando distros mais práticas. rsrrsrs
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

famadas

famadas

Citação de: asghan online 27 de Fevereiro de 2009, 23:35
Seu pensamento é exatamente o necessário para sermos uma comunidade cada vez melhor e maior !!!!!!!!! Seja bem vindo e contem sempre conosco :-)

No começo é assim mesmo, depois q vc pega as "manhas" vai querer formatar o pc todo fim de semana, igual a eu, apesar q uso Linux há pelo menos 4 anos, quando comecei, usei o Slackware logo de cara, aprendi muito sobre o sistema, agora estou usando distros mais práticas. rsrrsrs
Você está certo, temos que persistir sempre. Não desistirei. Obrigado, Famadas

famadas

Citação de: asghan online 27 de Fevereiro de 2009, 23:35

É isso mesmo, o problema é a minha dificuldade com uma distro formidável que é o UBUNTU, obrigado, Famadas

famadas

Citação de: Tato... online 26 de Fevereiro de 2009, 22:25
Olá...

Interessante sua colocação famadas, também não conheço ninguém que use Linux em casa ou tenha algum conhecimento na área que possa compartilhá-lo, por isso também estou recorrendo ao google e à fóruns.

Confesso que instalei o ubuntu em meu pc mais por curiosidade que por necessidade, inclusive removi o Windows para não acabar por deixar o ubuntu de lado devido às prováveis dificuldades. Espero conseguir me adaptar ao sistema, por enquanto estou gostando, pois ainda não precisei fazer nada muito complicado e o único problema que encontrei foi com o compiz (citado em outro tópico).

No mais também desejo  progresso para o sistema, e que também  consigamos lidar com ele assim como já fazemos com o Windows.
Obrigado pelo incentivo, Famadas

famadas

Citação de: VB5 online 27 de Fevereiro de 2009, 22:25
Para o Clipboard Magic,  parece haver uma alternativa no Ubuntu:

http://wareseeker.com/free-multi-clipboard-9.31.00/

Não testei, mas vale a pena conferir...

VB5

Prezado VB5, acho que você se confundiu. O multi-clpboard não tem a função do Clipboad Magic. Este último é área de transferência que uso diariamente. Em todo o caso, obrigado. Famadas

VB5

Famadas,

queira desculpar - fiz uma rápida busca por "clipboard magic ubuntu" e encontrei esse link como sendo um equivalente para o Linux. Como não conheço o original,  nem tive tempo para testar, apenas postei o link. Mas creio que deva existir um equivalente...

VB5

famadas

Citação de: VB5 online 28 de Fevereiro de 2009, 23:48
Famadas,

queira desculpar - fiz uma rápida busca por "clipboard magic ubuntu" e encontrei esse link como sendo um equivalente para o Linux. Como não conheço o original,  nem tive tempo para testar, apenas postei o link. Mas creio que deva existir um equivalente...

VB5

VB5, valeu a sua boa vontade. Abraços do Famadas

abdo

Boa noite Famadas
pena que não sou seu vizinho pois ai voce conheceria alguem que usa o linux, mas é assim mesmo os usuarios linux só estão proximoas nos foruns e quase nunca fisicamente.
eu estou usando o xubuntu 8.10 e uso o VLC como meu padrão para audio e video.
Veja este link do Morimoto, bem atual que fala sobre codecs no ubuntu
http://www.gdhpress.com.br/blog/codecsubuntu/
basicamente voce tem que cumprir estas etapas
1- acrescentar no arquivo - /etc/apt/sources.list:
a seguinte linha: deb http://packages.medibuntu.org/ intrepid free non-free
e depois no terminal como root
- apt-get install ubuntu-restricted-extras
- apt-get install libdvdcss2
- apt-get install w32codecs

com isso voce podera assistir seus videos com toda certeza sem problemas
abcs
abdo

--------------------------------------
esqueci de dizer, depois de acrescentar a linha no sources.lst voce tem que fazer um
apt-get update no terminal como root ok?
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

famadas

Citação de: abdo online 02 de Março de 2009, 21:08
Boa noite Famadas
pena que não sou seu vizinho pois ai voce conheceria alguem que usa o linux, mas é assim mesmo os usuarios linux só estão proximoas nos foruns e quase nunca fisicamente.
eu estou usando o xubuntu 8.10 e uso o VLC como meu padrão para audio e video.
Veja este link do Morimoto, bem atual que fala sobre codecs no ubuntu
http://www.gdhpress.com.br/blog/codecsubuntu/
basicamente voce tem que cumprir estas etapas
1- acrescentar no arquivo - /etc/apt/sources.list:
a seguinte linha: deb http://packages.medibuntu.org/ intrepid free non-free
e depois no terminal como root
- apt-get install ubuntu-restricted-extras
- apt-get install libdvdcss2
- apt-get install w32codecs

com isso voce podera assistir seus videos com toda certeza sem problemas
abcs
abdo

--------------------------------------
esqueci de dizer, depois de acrescentar a linha no sources.lst voce tem que fazer um
apt-get update no terminal como root ok?

abdo, obrigado pela sua orientação. Por coincidência, antes de ler sua mensagem, li a janela que se abre e diz (em outras palavras) que é impossivel executar o vídeo. Como sou agitado, não li tudo. Ao ler o final, dizia que eu não tinha o libdvdcss instalado. O mesmo que você está aconselhando. Fui ao Synaptic e o instalei. Que belezaaaaaaaaaaaaaaaaaaa todos os players estão lendo todos os vídeos. Grato pela sua boa vontade. De fato, hoje em dia com a Internet e esse Fórum maravilhoso, não estamos só. Abraços do Famadas