O modo do raidicar realmente é simples, mas para se criar os scripts seria complicado para mim, que não entendo um "a" do que foi feito.
Alguém conhece algum programa para me conectar com o "configurações de rede" ou algum tutorial para que eu consiga criar um script desse tipo que o raidicar disse?
Mas eu montei o script, eu não dei um exemplo, eu montei o script aqui.
Vamos la,
para quem utiliza conexão rápida ou outras conexões, o arquivo a mudar é o /etc/resolv.conf.Imaginando que seu arquivo /etc/ppp/resolv.conf deveria ser assim:
nameserver 200.204.0.10
nameserver 200.204.0.138
Basta copiar isso para o gedit
#!/bin/bash
echo "#Generated by Raidicar" > /etc/ppp/resolv.conf
echo "domain raidicarserver.com.br" >> /etc/ppp/resolv.conf
echo "search raidicarserver.com.br" >> /etc/ppp/resolv.conf
echo "nameserver 192.168.250.2" >> /etc/ppp/resolv.conf
e mudar, deixando-o assim da forma que necessita, o que seria assim:
#!/bin/bash
echo "#Generated by Kairion" > /etc/ppp/resolv.conf
echo "nameserver 200.204.0.10" >> /etc/ppp/resolv.conf
echo "nameserver 200.204.0.138" >> /etc/ppp/resolv.conf
salve o arquivo na sua pasta com qualquer nome, pode ser kairiondns.
abra o terminal e de o comando:
sudo chmod +x /home/kairion/kairiondns
Isso define o arquivo kairiondns como um arquivo executavel. é como se, no windows, voce "criasse" um arquivo com extensão .exe.
agora o comando:
sudo cp /home/kairion/kairiondns /usr/bin/
Agora voce copiou o arquivo para a pasta /usr/bin que é a pasta onde os arquivos executaveis estão, isso significa que quando digitar kariondns, onde quer que esteja em um terminal ou se executar kairiondns no modo grafico, o arquivo kairiondns que esta dentro do /usr/bin sera executado.
você pode executa-lo de duas formas:
abrindo o terminal e digitando:
sudo kairiondns
Ou pode criar icone de atalho para executar dando um duplo clique:
Clique com o botão direito na area de trabalho e selecione "criar lançador"
Em tipo, selecione uma das opçãoes, pode ser qualquer uma, aplicativo ou aplicativo de terminal.
Em nome, digite o nome do atalho, pode ser o nome que quiser, ex: "Karionscript"
Em comando digite o comando "gksu Kariondnsl"
Clicque em OK e o icone aparecerá na area de trabalho.Se em tipo, voce selecionou aplicativo, nada aparecerá quando executar o arquivo.
Se em tipo, voce selecionou aplicativo de terminal, aparecera a tela do terminal, que fechara em seguida.
Seja como for, ao der um duplo clique, o script kairiondns sera executado, deixando o arquivo /etc/ppp/resolv.conf assim:
#Generated by Kairion
nameserver 200.204.0.10
nameserver 200.204.0.138não sei detalhar mais, então, faça esse teste e você vai entender.
crie em sua pasta um arquivo em branco de nome teste.txt
de o comando no terminal:
echo "escrevendo na linha 1 de teste" > /home/kairion/teste.txt
abra o arquivo teste.txt e veja que dentro dele esta escrito: escrevendo na linha 1 de teste
de os comandos no terminal:
echo "escrevendo mais em teste" >> /home/kairion/teste.txt
echo "escrevendo outra coisa" >> /home/kairion/teste.txt
echo "escrevendo mais um pouco" >> /home/kairion/teste.txt
abra o arquivo teste.txt e veja que dentro dele esta escrito:
escrevendo na linha 1 de teste
escrevendo mais em teste
escrevendo outra coisa
escrevendo mais um poucoAgora, de o comando no terminal:
echo "Apagando" > /home/kairion/teste.txt
abra o arquivo teste.txt e veja tudo dentro dele foi apagado e que esta escrito apenas "apagando"
Isso ocorreu por que você usou apenas um simbolo "
>" no comando.
Se tivesse usado dois simbolos "
>>", o conteudo de teste.txt não seria apagado, tudo estaria la e na ultima linha, seria adicionada a palavra "Apagando".
Por isso
echo "#Generated by Kairion"
>/etc/ppp/resolv.conf = limpa o conteudo do arquivo resolv.conf e acrecenta nele o conteudo que esta entre aspas.
echo "nameserver 200.204.0.10"
>>/etc/ppp/resolv.conf = acrescenta no arquivo resolv.conf o conteudo que esta entre aspas.
echo "nameserver 200.204.0.138"
>>/etc/ppp/resolv.conf = acrescenta no arquivo resolv.conf o conteudo que esta entre aspas.
melhor que isso não da, se não conseguir, post o conteudo do seu arquivo resolv.conf e eu monto o script pra você.