Windows Media no Linux, sem complicação

Iniciado por ucastrobr, 14 de Fevereiro de 2009, 22:10

tópico anterior - próximo tópico

ucastrobr

Hoje em dia vídeo online é essencialmente Flash, com uma parte migrando para Silverlight, mas alguns grandes sites ainda insistem em usar Windows Media, o que é um saco, mesmo para quem roda Windows. Aqueles players mesclados com o browser nunca funcionam direito.

No caso do Linux então, babau. É preciso uma série de gambiarras, além de conseguir os CODECs proprietários por vias tortuosas. Eu sou contra, como fui contra a criação de drivers para Winmodems. Acho um abuso gastar tempo e expertise de desenvolvedores para suprir uma necessidade artificial, de produtores preguiçosos que não querem criar um modem de verdade, ou um vídeo online de verdade.

Infelizmente eu não sou dono do mundo (ainda) e as pessoas precisam usar seus modems como precisam assistir seus vídeos.
O Moonshine é uma alternativa que está sendo bem elogiada. Um plugin para o Firefox Linux escrito em C, Javascript, XAML e XUL, funciona como uma aplicação Silverlight que intercepta os vídeos que originalmente chamariam o (toc toc toc) Windows Media Player na página, aciona um player silverlight (Moonlight, no caso) e tudo funciona, de forma transparente.

Não é preciso baixar codecs, ele cuida disso, baixando os licenciados para o Moonlight.

Para o pessoal do Linux é mais uma opção, enquanto esperam, junto com o resto do mundo, o fim dos sites com conteúdo em formatos chatos feios e bobos.

O Moonshine é OpenSource, bla bla bla, o de sempre, pode ser baixado do site do projeto.
http://abock.org/moonshine/
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Nelson Quintanilha

Valeu ucastrobr,

Já vou baixar!
Não se esqueça, você não é dono do mundo mais é filho do dono.

Abraços