limitar velocidade de download no firefox

Iniciado por estev3s, 10 de Fevereiro de 2009, 14:57

tópico anterior - próximo tópico

estev3s

olá amigos.. uso o firefox e tenho banda larga de 1 mega.. quando vou fazer um download, e o servidor está bom, o download costuma vir na faixa de 100 kbps.. o que é bom, mas impede todo o resto da internet de funcionar.. caem os notificadores, as páginas abertas e as vezes até o msn.. o que eu queria saber, é se da pra limitar a velocidade do download pra um valor que eu estipule, pra que enquanto eu faço o download eu possa continuar usando a internet.. vlw
Linux user #480130

marcoc2

Eu to querendo saber a mesma coisa faz tempo..

Pelo que vi os Gerenciadores de Download do Firefox só tentam aumentar a velocidade de download ao máximo.
Mas no Linux (pelo menos no meu Ubuntu) quando você faz um download, ele suga toda conexão e nem da pra navegar.

Já aprendi a limitar o wget (assim posso limitar qualquer download com link direto) e a limitar o apt-get..

Mas nem sempre o download é por link direto, como um Megaupload ou Rapidshare da vida..

Apreciaria muito se alguém soubesse uma solução =D
..   , - O
.. O (_) )
..   `- O

Kamei Hyoga

Uma pesquisa rápida no google e achei algo que pode ajudar:

Patola (usuário não registrado) em 19/11/2008 às 6:46 pm

Dica melhor ainda: ao invés de utilizar um arquivo de configuração diferente para cada programa, esperando que o programa tenha a opção, mais vale usar o limitador de banda de userspace “trickle”, que usa o velho truque do LD_PRELOAD pra limitar as velocidades - de download ou upload:

trickle -d 30 -u 20 aptitude update

–> limita em 30 kB/s o download e 20 kB/s o upload.

Funciona com irssi, BitchX, X-Chat, bittorrent, elinks, lynx, wget, curl, mozilla, firefox e o caramba a quatro…

fonte: http://br-linux.org/2008/dica-limitar-velocidade-de-download-apt-get/ (nos comentários)

Quem usa wget, pode usar:

Dependendo da configuração de uma rede, fazer download de um arquivo pode causar lentidão na conexão com a internet em outras máquinas. Uma maneira de evitar que isso aconteça é limitando a velocidade de download. Para isso só é preciso usar o comando "wget" com a opção "limit-rate", seguido da velocidade.

Exemplo:

Para baixar um arquivo, cujo link é http://download.jw.org/files/20080401.mp3.zip (link fictício), eu abro o terminal e digito:

$ wget limit-rate=50k http://download.jw.org/files/20080401.mp3.zip

Para baixar o arquivo com uma velocidade de 50 KB por segundo.

fonte: http://www.vivaolinux.com.br/dica/Limitando-velocidade-de-download

marcoc2

o comando

trickle -u 10 -d 20 firefox

funciona, mas não adianta, eu vou limitar a velocidade do Firefox toda.. vai dar na mesma..

teria como abrir 2 instâncias diferentes do Firefox, uma limitada e a outra não? (a limitada pra download a outra pra navegar)

porque eu tentei aqui e ele fala que já tem outro Firefox rodando e não abre
e quando você abre outra na mão ela usa a limitação da primeira =/
..   , - O
.. O (_) )
..   `- O

bred81

Citação de: marcoc2 online 05 de Março de 2009, 18:23
o comando

trickle -u 10 -d 20 firefox

funciona, mas não adianta, eu vou limitar a velocidade do Firefox toda.. vai dar na mesma..

teria como abrir 2 instâncias diferentes do Firefox, uma limitada e a outra não? (a limitada pra download a outra pra navegar)

porque eu tentei aqui e ele fala que já tem outro Firefox rodando e não abre
e quando você abre outra na mão ela usa a limitação da primeira =/
Pela minha lógica (que acredito estar errada) se você usar esse comando sem sudo, o firefox vai estar limitado, dai você abre um firefox com sudo (alt + f2 - sudo firefox) e esse firefox não estará limitado...
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

clcampos

Usar o Firefox com sudo seria como navegar na internet como root.

Qualquer coisa que tentar invadir seu PC teria os poderes de super usuário...

De qualquer forma acho que não funciona.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

marcoc2

Bom, achei uma solução, pode não ser a melhor, mas vamos lá:

Com esse comando você poderá abrir outra instância do Firefox (comando com o trickle embutido):

trickle -u 9 -d 20 firefox -P -no-remote

Só que você terá que criar outro profile para o Firefox e abrir com ele.
Executando com este comando já abre um menu pra criar outro profile.
Eu criei um profile chamado "download" e nesse caso estará limitado com 9KB/s de Up e 20KB/s de Down

Então eu abro o FF pra navegar de maneira normal e criei um lançador de aplicativo pra abrir outro (usando este código) quando quiser fazer download e navegar  :D
..   , - O
.. O (_) )
..   `- O

bred81

Citação de: clcampos online 05 de Março de 2009, 23:33
Usar o Firefox com sudo seria como navegar na internet como root.

Qualquer coisa que tentar invadir seu PC teria os poderes de super usuário...

De qualquer forma acho que não funciona.
Puxa vida, nem me toquei nisso...
Mas, se desse pra abrir como outro usuário, não funcionaria?

clcampos

Até que sim bre81, mas o problema é que como abrir o firefox para outro usuário no seu ambiente de trabalho?

Ele não teria lá muitas permissões.

O Marco fez a única coisa possível pra mim, que é abrir com outro perfil.

Poderia também usar o Flock (por exemplo) para os downloads, e o Firefox para navegação, o que também facilitaria a vida.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

agente100gelo

Citação de: clcampos online 06 de Março de 2009, 17:51
Poderia também usar o Flock (por exemplo) para os downloads, e o Firefox para navegação, o que também facilitaria a vida.

Ou o Galeon é um browser super leve baseado na engrenagem do Firefox.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

bred81

Citação de: clcampos online 06 de Março de 2009, 17:51
Até que sim bre81, mas o problema é que como abrir o firefox para outro usuário no seu ambiente de trabalho?

Ele não teria lá muitas permissões.

O Marco fez a única coisa possível pra mim, que é abrir com outro perfil.

Realmente,

uma coisa que não tinah pensado era navegar com outro browser... (tipo konqueror, opera e afins...)

marcoc2

Outra opção, e que estou utilizando agora, é o Tucan, aplicativo que gerencia downloads do Megaupload e Rapidshare..

eu acho que o Firefox não funcionou muito bem com o Trickle (como a dica que eu dei posts acima). Ele ficou travando muito..

Então eu estou usando o Tucan pra baixar arquivos do Mega/Rapid e o Trickle pra limitar a banda do download. Agora parece que ficou bom.

Sem contar que o Tucan facilita um cado por não precisar entrar nesses sites (claro, não tem como escapar do Captcha e do limite de um down por vez)

Link pro Tucan: http://www.getdeb.net/download/3992/0

Dica do Ubuntu Dicas: http://www.ubuntudicas.com.br/?p=569
..   , - O
.. O (_) )
..   `- O