Apache2 só em localhost

Iniciado por f.sivas, 10 de Fevereiro de 2009, 03:12

tópico anterior - próximo tópico

f.sivas

Acabei de fazer a instalação do Ubuntu com o LAMP mas não consigo fazer com que o site fique visível do exterior. Ainda não mexi em nenhum ficheiro de configuração. Através do Localhost consigo aceder mas do exterior não dá nada.
Tenho um router mas a porta está configurada correctamente para direcionar os pedidos da porta 80 para o ip 192.168.0.101 que é o ip da máquina.
Já andei á procura mas não consigo encontrar nenhuma solução.
O que é preciso configurar para o site ser acedido do exterior?
Obrigado.

roan

No arquivo /etc/apache2/ports.conf, veja se está :
Listen 80

Que ele já deveria ouvir na porta 80, tanto pelo ip interno, quanto externo. Você pode especificar aí um ip específico também.

Abraço.

f.sivas

Sim está, mas não tem nenhum ip configurado

f.sivas

É normal o Apache funcionar só em localhost em uma instalação limpa, sem mexer nas configurações?
Já não sei o que hei-de fazer mais... :(

clcampos

Seu provedor de internet libera a porta 80?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

f.sivas

Sim. Tenho aqui outra máquina que está a rodar com o windows + apache e sempre deu certo.
Acabei de testar a ver se o router tinha algo a ver com isso mas mesmo ligado directamente ao modem não dá
alguém sabe me dizer se está bem assim?:

# netstat -tap
Active Internet connections (servers and established)
Proto Recv-Q Send-Q Local Address           Foreign Address         State       PID/Program name
tcp        0      0 *:www                   *:*                     LISTEN      4771/apache2   

TcoupLoad

f.sivas é assim...
1º isso do netstat diz-te apenas que o apache esta a espera de conecções nao tens nada para o exterior ate pk nao tens "nome" para o mundo... do genro sapo.pt... mas isso podes criar um facilmente na pagina no-ip.com... depois tens de descarregar o noip2 e configurar (isso do noip2 é feito em sudo ou root)

2º se o teu ISP (provedor dito em brasileiro) for uma ISP para clientes domesticos e se não for por cabo (do genero da TVCABO) mas sim por linha analogica (linha de telefone) nao te vão permitir a porta 80 por isso na criação de endereços no no-ip.com faz o redirect para a porta 8080 ( o que faz com que nem todos consigam aceder ao teu site de qualquer lado)

3º vais a ficheiro de configuração das portas do apache2 (/etc/apache2/ports.conf) e alteras ou adicionas a porta 8080 e de segida escreves /etc/init.d/apache restart  para que a porta que introduziste seja activada.

(esta foi a minha historia por isso é que a sei tao bem)  ;D

4º no teu router (routeador dito em brasileiro) tens de configurar a secção de DNS se tiveres. Para quem não sabe DNS é uma zona onde a maquina não esta abrangida pela firewall ou seja todos acessos externos vao para a essa maquinas.

5º por defeito as paginas do apache estão em /var/www/ este endereço esta configurado em /etc/apache2/sites-available/default . Cada PASTA que adiciones em www é um site diferente. Se nao colocares nenhum index na pasta www quando a acederes a localhost as pastas e ficheiros que la se encontram serao apresentado em forma de lista.

esta explicado qualquer duvida ando por ai algures... ou manda mail... ou PM... eu passo ca regularmente!

vampire_thunder

Aproveitando o tópico, criei uma pequena rede usando um cabo crossover aqui em casa. Numa ponta está um note que recebe conexão 3G, e na outra está meu PC. Coloquei o IP 192.168.0.1 no notebook e compartilhei a Internet. No meu PC instalei o Ubuntu Server e segui religiosamente o seguinte tutorial:
http://www.howtoforge.com/perfect-server-ubuntu-8.10-p7
Porém, no lugar de sever1.example.com, coloquei filipotardim.com.br, em todos os lugares onde ele aparecia.
No momento estou no note, acessando o ISPConfig pelo firefox através do IP do meu PC 192.168.0.100:81, mas não consigo de maneira nenhuma colocar o domínio filipotardim.com.br para funcionar.
Alguém que tem experiência na área poderia me dar um help? O tutorial não agrange mais nada a partir desse ponto.