Alterar destino de pastas 'Documentos'

Iniciado por sley, 06 de Fevereiro de 2009, 18:34

tópico anterior - próximo tópico

sley

Boa noite.

A pasta Documentos do meu sistema está configurada por padrão no seguinte endereço: '/home/USER/Documentos'.

Gostaria de alterar o destino dessa pasta para '/media/disk/Meus Documentos', a qual se refere à uma partição NTFS que é montada automaticamente no boot, pois lá é que se encontra meus documentos, músicas, etc...

Teria como fazer isso?
Na verdade acredito que sim, só não sei como..  :-\

Alguém pode ajudar?
vlw!
Notebook Itautec W7635  |  Ubuntu 9.10 (Karmic Koala)  |  GNOME  |  Kernel 2.6.31-14-generic :)

Campanha Uso *nix, logo existo! PARTICIPE!!!

sley

Notebook Itautec W7635  |  Ubuntu 9.10 (Karmic Koala)  |  GNOME  |  Kernel 2.6.31-14-generic :)

Ricardo Tiburcio

Na verdade a pasta /home/USER/Documentos não está configurada em lugar nenhum do seu "sistema". O que o Linux reconhece e associa ao seu usuário é a pasta /home/USER e a utiliza pra fazer um monte de coisas. O que acontece é que alguns programas são configurados para usar a pasta /Documentos como defaut e portanto é neles que você terá que alterar este comportamento.

sley

RESOLVIDO! srsrs

Eu apaguei as pastas Documentos, Músicas e Imagens e criei um link la para as pastas de destino... lol

Como nao pensei nisso antes!
vlws!

[se quiserem podem trancar]

Zé Rackson

Citação de: sley online 12 de Fevereiro de 2009, 16:14
RESOLVIDO! srsrs

Eu apaguei as pastas Documentos, Músicas e Imagens e criei um link la para as pastas de destino... lol

Como nao pensei nisso antes!
vlws!

Cara....como EU TAMBÉM NÃO PENSEI NISSO?!! haIHAIUhaIUHAIUhiAHIAiHI
Tava com mais de mês que queria fazer isso também! hahahahah
Valeu aí! :D

ChausDevereaux

Citação de: Ricardo Tiburcio online 12 de Fevereiro de 2009, 16:03
Na verdade a pasta /home/USER/Documentos não está configurada em lugar nenhum do seu "sistema". O que o Linux reconhece e associa ao seu usuário é a pasta /home/USER e a utiliza pra fazer um monte de coisas. O que acontece é que alguns programas são configurados para usar a pasta /Documentos como defaut e portanto é neles que você terá que alterar este comportamento.

Tem, sim. O arquivo está em $HOME/.config/user-dirs.dirs, e a estrutura dele é assim:

# This file is written by xdg-user-dirs-update
# If you want to change or add directories, just edit the line you're
# interested in. All local changes will be retained on the next run
# Format is XDG_xxx_DIR="$HOME/yyy", where yyy is a shell-escaped
# homedir-relative path, or XDG_xxx_DIR="/yyy", where /yyy is an
# absolute path. No other format is supported.
#
XDG_DESKTOP_DIR="$HOME/Desktop"
XDG_DOWNLOAD_DIR="$HOME/Desktop"
XDG_TEMPLATES_DIR="$HOME/Templates"
XDG_PUBLICSHARE_DIR="$HOME/Público"
XDG_DOCUMENTS_DIR="$HOME/Documentos"
XDG_MUSIC_DIR="$HOME/Música"
XDG_PICTURES_DIR="$HOME/Imagens"
XDG_VIDEOS_DIR="$HOME/Vídeos"

Aí é simples, só mudar o caminho das pastas. Programas que seguem o padrão FreeDesktop (quase todo o GNOME, quase todo o KDE e quase todo o XFCE), pelo menos, devem apontar para as novas pastas.

sley

Boa Chaus, isso ae!

Eu tinha descoberto isso... só esqueci de postar aqui.. rsrs

;)