Olha essa!

Iniciado por mytux, 24 de Janeiro de 2009, 20:30

tópico anterior - próximo tópico

mytux

Prezados,

Exerço a profissão de eletrotécnico a mais de uma década sou muito auto-didata e amante do GNU/Linux (Viva o Ubuntu!!!).

Hoje nesses mais de 2 anos usando somente GNU/Linux em minha máquina me deparei com algo inusitado em um de meus clientes em serviços em elétrica.

Lá havia um técnico em informática fazendo um 'bico' em um lap top, aí em certo momento peguei meu chaveiro Gnome adquirido recentemente no linuxmall, apresentei a ele e perguntei se conhecia. Ele pegou. . . leu o que esta gravado - 'GNOME Desktop Enviromnment'.

Aí ele falou: ". . . Hummm! Acho que tem haver com Linux?"

Então eu disse brincando: "Aí cara vc como técnico de Info tem de se informar mais!"

Ele retrucou: "Vc usa Linux?" Eu disse: "Sim! Somente!" Ele disse num tom meio sarcástico: "Quem usa Linux não precisa do técnico de informática! Eu passaria fome se fosse depender de ganhar dinheiro com Linux, vcs montam seu o seu próprio SO, escrevem seus próprios programas. Não me interessa trabalhar com Linux, a não ser se for pra uma empresa".

Confesso que fiquei sem saber o que falar diante da autoridade dele, até por que aprendi (entenda aprendendo) Linux 'sozinho', ou seja, sem um professor como no windows, mas foi lendo muito na web, em tutoriais, fóruns da comunidade e livros do mestre Morimoto (visto que comecei com o Kurumin 4.0).

Voltando ao assunto. Ele me deu um exemplo.

"Veja só, tô cobrando 60 pratas para configurar o wireless que não levei mais do que 10min, tô agora enchendo lingüiça e o cara falou que foi dormir tarde da noite tentando mas não conseguiu!"

Ele me falou que tem ganhado uns trocados bons por trocar o Vista genuíno por XP (piratão) e Linux pro XP (piratão) - Ôpa! Aí saí em defesa! disse que nem todas as distros que vem nas máquinas são decentes, já peguei uma com um tal de supatux que veio com o teclado e o softmodem desconfigurados, "como é que o usuário novato irá começar assim no Linux?" Exclamei

Algo que concordei com ele: "Na maioria dos casos que atendo, se o usuário se esforçasse um pouco mais conseguiria solucionar o problema, mas tem preguiça de buscar por que tem um colega, um parente, um garoto que conhece bem computador e diante da dificuldade ele recorre a eles para que ELES resolvam o seu problema, e é aí que eu ganho meus trocados"

Bom! a conversa girou também pra hardware também, algo que gosto muito, e lá se foram pelo menos um quarto de hora e ele enchendo linguiça testando o wireless...

Sei que há muito conceito pessoal envolvido nesses casos, sem causar polêmica. Mas e vcs o que pensam!

MyTux
Linux User 483608

Alakazan

Pior que é essa a verdade...
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Felix

Infelizmente ainda é a realidade em que vivemos. E por causa desses 'técos em formática' é que nós (que realmente temos profissionalismo) somos mal vistos.

Alakazan

Eu faço um curso de hardware, mas não para ser técnico, e só pra saber cuidar do meu pc.
Estou determinado a fazer um de Linux, será que é bom?

Felix

Citação de: Alakazan online 24 de Janeiro de 2009, 20:38
Eu faço um curso de hardware, mas não para ser técnico, e só pra saber cuidar do meu pc.
Isso que vou dizer pode gerar controvérsias, mas tudo depende de você. Eu sou técnico em informática, mas nunca fiz curso de hardware, dou aulas, até cheguei a fazer alguns cursos, mas pra falar a verdade não contam muito. Enfim, sou completamente autodidata.

Conheço diversas pessoas (e não sou o único) que fizeram 'N' cursos e mal sabem ligar um computador, entrar no msn e orkut. Será que foi o curso deles que foi ruim? Acho que não, pois nem tudo depende do professor. Vai da dedicação e interesse da pessoa que quer aprender.

Alakazan

Euvou ser bem sincero: o curso e hardware que eu faço é meia boca.
A apostila é 50% da Wikipedia 50% do Guia do Hardware (ou seria do Clube do Hardware), é só olhar na BLIBLIOGRAFIA do final .
Mas não é o "básico", que é "internet" M$ Office e talz...
Já o de linux que eu gostaria de fazer seria da People, já ouviu falar?

Felix

Citação de: Alakazan online 24 de Janeiro de 2009, 20:50
Euvou ser bem sincero: o curso e hardware que eu faço é meia boca.
A apostila é 50% da Wikipedia 50% do Guia do Hardware (ou seria do Clube do Hardware), é só olhar na BLIBLIOGRAFIA do final .
Mas não é o "básico", que é "internet" M$ Office e talz...
Já o de linux que eu gostaria de fazer seria da People, já ouviu falar?

Nunca ouvi falar... voltando ao que postei anteriormente em questão de depender mais do aluno que do professor, recomendo este curso

Alakazan

Este eu já tenho...
Mas não tenho paciência de ler aonde estava lendo. Vou ler no PC.
A People é isso: http://www.people.com.br/

mytux

Citação de: Felix online 24 de Janeiro de 2009, 20:41
Isso que vou dizer pode gerar controvérsias, mas tudo depende de você. Eu sou técnico em informática, mas nunca fiz curso de hardware, dou aulas, até cheguei a fazer alguns cursos, mas pra falar a verdade não contam muito. Enfim, sou completamente autodidata.

Conheço diversas pessoas (e não sou o único) que fizeram 'N' cursos e mal sabem ligar um computador, entrar no msn e orkut. Será que foi o curso deles que foi ruim? Acho que não, pois nem tudo depende do professor. Vai da dedicação e interesse da pessoa que quer aprender.

Bom! Na minha opinião o que acho legal no mundo da informática é que se pode aprender muita coisa (ou tudo) por conta própria, desde que vc tenha um bom PC, uma banda larga decente, pelo menos ler em inglês, saber formular bem uma perguntar e muita, muita, muita vontade de aprender.

Quanto a hardware o que é tiro e queda: manjar bem eletrônica, ter uma máquina como cobaia e clubedohardware.

Aí meu amigo não tem pra ninguém!!!

Mytux
Linux User 483608

Felix

Citação de: mytux online 24 de Janeiro de 2009, 21:15
Citação de: Felix online 24 de Janeiro de 2009, 20:41

Bom! Na minha opinião o que acho legal no mundo da informática é que se pode aprender muita coisa (ou tudo) por conta própria, desde que vc tenha um bom PC, uma banda larga decente, pelo menos ler em inglês, saber formular bem uma perguntar e muita, muita, muita vontade de aprender.

Quanto a hardware o que é tiro e queda: manjar bem eletrônica, ter uma máquina como cobaia e clubedohardware.

Aí meu amigo não tem pra ninguém!!!

Mytux

Quando eu comecei a aprender a usar um computador eu nem sonhava o que era internet, posso dizer que os manuais do MS-Dos me ajudaram muito, depois vieram os manuais de MOBO's, depois veio os man's do Linux... e por aí vai, só depois que fui usar a internet (vai morar em cidade do interior! vai!)

Alakazan

Felix eu moro em ciddade do interior, de 55 mil habitantes, mas parece que tem 30 mil...

Felix

Citação de: Alakazan online 24 de Janeiro de 2009, 21:20
Felix eu moro em ciddade do interior, de 55 mil habitantes, mas parece que tem 30 mil...

Então você não sabe o que é cidade do interior... nessa época onde eu morava haviam cerca de 12.000 habitantes.

Alakazan

Hummm pode ser...
Mas monha cidade num é lá essas coisas, nem tem corpo de bombeiros, e GRAÇAS A DEUS tem uns 5 prédios no máximo.
Ah, o manual da minha mb ficou com o cara que montou, assim como o de tudo.
O livro de linuxque tenho aqui é um de ubuntu, é bom, mas  é tão bááááááááááásico (como entrar na net, mudar wallpaper, proteçãode tela, evolution, pidgin, synaptic, office e instalar.).

Felix

Citação de: Alakazan online 24 de Janeiro de 2009, 21:27
Hummm pode ser...
Mas monha cidade num é lá essas coisas, nem tem corpo de bombeiros, e GRAÇAS A DEUS tem uns 5 prédios no máximo.
Ah, o manual da minha mb ficou com o cara que montou, assim como o de tudo.
O livro de linuxque tenho aqui é um de ubuntu, é bom, mas  é tão bááááááááááásico (como entrar na net, mudar wallpaper, proteçãode tela, evolution, pidgin, synaptic, office e instalar.).
Voltando as origens... dá uma olhada onde eu morei por 20 e poucos anos na Wikipedia e no Google Maps
e que eu saiba lá (ainda) tem apenas 1 prédio (com vários apartamentos vazios), também não tem corpo de bombeiros, nem cinema, apenas uma praça... putz... deixa pra lá (pelo menos o povo de lá é bom... heheh)

Alakazan

Olha a situação: O único cinema daqui fechou.
Mas eu gosto tanto da minha cidade...
Não é litoral, pra todo lado ou é café ou cana (fica no estado de SP)....
Mas o povo daqui também é bom...
E as vizinhas? uma menor do que a outra... tem uma de 8 mil habitantes....