Dual boot linux: tem ordem certa?

Iniciado por Alakazan, 18 de Janeiro de 2009, 14:47

tópico anterior - próximo tópico

Alakazan

Bo pessoal, me prdoem, mas desta vez não sei nem se estou no lugar correto nem no FÓRUM correto.
om, gostaria de instalar Fedora 10 no meu computador, nuns 15G ou menos (se der) , mas gostaria de saber se ele tirará o Ubuntu do Grub.
Se sim, então eu acho que vou  deixar pra lá...
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

danpos

@Alakazan

Se por acaso o Fedora modificar o GRUB retirando o Ubuntu, você sempre pode editar o arquivo /boot/grub/menu.lst e então 'colocar de volta' a entrada para a partição de boot do Ubuntu. Agora, uma pergunta: por que não testar o Fedora 10 em uma máquna virtual, criada pelo VirtualBox por exemplo? Funciona direitinho e então você poderá testar a nova distribuição sem ter que 'mexer' no teu sistema host (Ubuntu). ;)

Danpos.

Alakazan

Pelo simples otivo de que na minha enorme noobice eu não sei/nunca usei uma máquina virtual.

felipeborges

Citação de: Alakazan online 18 de Janeiro de 2009, 20:32
Pelo simples otivo de que na minha enorme noobice eu não sei/nunca usei uma máquina virtual.

O VirtualBox é fácilimo de usar, consta nos repositórios, é só criar uma nova maquina e apontar no instalador a imagem .iso do sistema.

Aqui um Passo-a-Passo muito esclarecedor:

http://hamacker.wordpress.com/2008/04/30/virtualbox-no-ubuntu-804/

:)
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

danpos

@Alakazan

E acrescentando ao que disse o felipeborges a versão 2.1.0 do VirtualBox está ótima, nela você não precisa criar um interface de ponte para colocar a máquina virtual (guest) na mesma rede que o host, ele já faz isso automaticamente. Eu também te sugiro o tutorial do Hamacker como ponto de partida, até a questão da habilitação do uso do USB. O resto não precisa seguir o mesmo. ;)

Danpos.

Edit:OK, achei o link para a página que mostra como corrigir o problema de permissão para acessar dispositivos USB na máquina 'guest' no VirtualBox 2.1.0 e Ubuntu 8.10 -> link (percebam que é um pouco diferente do artigo do Hamacker para o Ubuntu 8.04 desde que o script de inicialização mudou de uma versão para outra).

Alakazan

Ah, muito origado plas respostas, mas deixa pra lá...
Mas tipo: se eu instalasse Fedora no HD inteiro e depois o Ubuntu em 3/4 do HD não ia dar problema? (o problema é que como meu ubuntu é o 8.04.1 eu teria 1GB de atualiações...)

jomafras

Uma boa pedida é instalar o Fedora com o Grub não na MBR mas, na raiz da partição (partição em que vc está instalando) e depois colocar a entrada para ele no menu.lst do Ubuntu.
Essa entrada vc encontra no menu.lst do Fedora depois de instalado.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

estev3s

olha cara, eu instalei o fedora e ele nao tirou o ubuntu do grub. mas, pra saber, o mandriva tirou e deu o pau pra eu conseguir arrumar ;/
porém, durante a instalação, se olhar bem la, da pra deixar o grub normal do jeito que tá :D
Linux user #480130