Linha de comando para "tar" e "rar" e "samba"

Iniciado por bred81, 12 de Janeiro de 2009, 12:37

tópico anterior - próximo tópico

bred81

Pessoal,

to fazendo um script em lua e preciso saber qual o comando para compactar em tar.gz e em rar.
No caso do rar to usando:
rar a /home/usuario/arquivo.rar /home/bk

No caso do tar, tentei o -czf MAS li que poderia colocar o "M". Eu li o "man rar" mas não entendi muito bem (gostaria de uma compactação normal, o importante é ter uma cópia do arquivo).

No caso do Samba, preciso para copiar para uma partição no Windows.
Tentei colocar:
smb://rede/computador

Mas não funcionou.
Existe a possibilidade de estar digitando o caminho errado, infelizmente não posso conferir hoje, mas já tentei várias vezes pelo terminal acessar uma pasta no windows através de: cd smb://... e nunca consegui.

Obrigado pela atenção.

O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

agente100gelo

Citação de: bred81 online 12 de Janeiro de 2009, 12:37
Pessoal,

to fazendo um script em lua e preciso saber qual o comando para compactar em tar.gz e em rar.
No caso do rar to usando:
rar a /home/usuario/arquivo.rar /home/bk

No caso do tar, tentei o -czf MAS li que poderia colocar o "M". Eu li o "man rar" mas não entendi muito bem (gostaria de uma compactação normal, o importante é ter uma cópia do arquivo).

No caso do Samba, preciso para copiar para uma partição no Windows.
Tentei colocar:
smb://rede/computador

Mas não funcionou.
Existe a possibilidade de estar digitando o caminho errado, infelizmente não posso conferir hoje, mas já tentei várias vezes pelo terminal acessar uma pasta no windows através de: cd smb://... e nunca consegui.

Obrigado pela atenção.

Para acessar compartilhamentos Windows por linha de comando você precisa montá-los no /etc/fstab e acessar como no exemplo:
cd /media/computador

Existem vários tópicos sobre o assunto.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson