Acesso a NTFS na Intrepid (8.10) está OK?

Iniciado por RamonB, 04 de Janeiro de 2009, 22:44

tópico anterior - próximo tópico

RamonB

Pessoal, eu sou novo no Ubuntu. Instalei a versão 8.10 utilizando o Wubi embaixo do Vista e estou achando ótimo. É possível que eu passe de vez para o Ubuntu antes do que eu imaginava. No entanto, hoje, lendo o "Ubuntu Documentation" fiquei meio desconfiado.

Quando instalei, eu consegui acessar meus arquivos do Vista no Sistema de Arquivos do Ubuntu, no drive (ou na pasta) "host" que, na verdade, é o disco "C:" do meu Vista e que está em uma partição NTFS (e neste drive está o arquivo criado pelo Wubi ou pelo Ubuntu para simular sua partição). Também acesso um HD externo formatado em NTFS. E faço todos estes acessos tanto para leitura quanto para escrita.

Aí, hoje, lendo o Documentation do 8.10, tem lá: "For use on removable devices, the best supported filesystem for Ubuntu is FAT (also called FAT32 or vfat). While other file systems (such as NTFS and HFS+) are usable, they may require additional steps to allow you to use them with Ubuntu." Só que eu, desde o 1o. dia, usei drives NTFS sem qualquer problema e sem os "passos adicionais" a que o texto se refere.

Vim, então, a este fórum, pesquisei "NTFS" e notei que muita gente enfrenta problemas para acesso a drives NTFS (embora a imensa maioria seja em versões anteriores do Ubuntu e eu não tenha achado nenhum post recente de usuários do Intrepid).

Seguindo conselhos que vi em alguns dos posts, instalei a Ferramenta de Instalação NTFS e, ao rodá-la, só aparece um drive D que foi criado no meu Vista para Recovery (e deixei como estava, sem ativar). Mas eu continuo acessando - e alterando - arquivos que estão naqueles drives NTFS.

Fiquei com receio que, a qualquer momento, dê um pau qualquer nos meus drives NTFS e eu perca meus dados. Há algum risco de isto acontecer ou a questão NTFS já está tranqüila no 8.10?

Antecipadamente, obrigado pela atenção.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1