Partições no Ubuntu - RESOLVIDO + 1 duvida

Iniciado por Lucianofarias, 26 de Dezembro de 2008, 15:13

tópico anterior - próximo tópico

Lucianofarias

Pois bem, to aprendendo bem a mexer com esse programa! Finalmente consegui deixar do jeito que eu queria.
Particionai o HD em 3, uma pro win, outra pro Ubuntu e o resto pra armazenar dados. Acabei de iniciar o ubuntu, e reconhece a partição do windows como uma unidade de disco, ok.
Mas e a unidade de armazenamento? Como acesso?
Devia ter selecionado ela na instalação e colocado alguma coisa?
Pelo que sei, o linux consegue ver formatações do win, e não o contrario. Se eu formatar essa unidade pro linux, eu perco ela no win, pois ele nao vai enxergar formatação do linux. Como eu faço?

agente100gelo

Nos informe o conteúdo do arquivo /etc/fstab e o resultado do comando abaixo:
Alt+F2:
gksudo fdisk -l > /tmp/fdisk.txt & gedit /tmp/fdisk.txt
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Lucianofarias

Citação de: agente100gelo online 26 de Dezembro de 2008, 15:27
Nos informe o conteúdo do arquivo /etc/fstab e o resultado do comando abaixo:
Alt+F2:
gksudo fdisk -l > /tmp/fdisk.txt & gedit /tmp/fdisk.txt

Oi, Agente! Fiz isso

luciano@Luciano-Farias:~$ gksudo fdisk -l > /tmp/fdisk.txt & gedit /tmp/fdisk.txt
[1] 27757
[1]+  Done                    gksudo fdisk -l > /tmp/fdisk.txt
luciano@Luciano-Farias:~$

Abriu uma tela fdisk.txt, mas esta tudo em branco! Nao tem nada no arquivo!

agente100gelo

O comando longo era pra poupar de abrir o terminal. Basta um Alt+F2 e chamar o comando :)

No terminal basta:
sudo fdisk -l

Lucianofarias

Citação de: agente100gelo online 26 de Dezembro de 2008, 15:37
O comando longo era pra poupar de abrir o terminal. Basta um Alt+F2 e chamar o comando :)

No terminal basta:
sudo fdisk -l

Obrigado, agente, mas ja resolvi!

Era coisa besta ( sou noob como se percebe ). Iniciei pelo win, ele reconheceu a unidade F, mas ela nao estava formatada. Formatei como NTFS no win, reiniciei e agora o ubuntu reconhece como unidade de midia. Tenho acesso, tudo certinho.
Agora tenho mais duas duvidas.

Esta unidade de armazenamento está vazia, mas mostra a pasta com arquivos de sistema da unidade, propriedade root. Otimo. Mas gostaria de ocultá-la. É possível?

Outra coisa, ao desligar o ubuntu pelo icone, o sistema fecha, mas no final, não desliga, e dá a seguinte mensagem:

NETWORKMANAGER: NM_DBUS_SIGNAL_DEVICE_STATUS_CHANGE:  ASSERTION `CB_DATA->DATA->DBUS_CONNECTION `FAILED

Que acontece?

agente100gelo

Não sei responder às duas perguntas.

Sobre a segunda, sugiro realizar uma pesquisa e depois, se não encontrar, criar um novo tópico. Vai ficar mais fácil ter uma resposta.

Lucianofarias

Citação de: agente100gelo online 26 de Dezembro de 2008, 15:50
Não sei responder às duas perguntas.

Sobre a segunda, sugiro realizar uma pesquisa e depois, se não encontrar, criar um novo tópico. Vai ficar mais fácil ter uma resposta.

Obrigado, Agente! Desculpe tomar seu tempo!

velox256

Esses arquivos que vc está vendo na unidade de armazenamento que vc formatou no Windows é do próprio Windows, então não dá pra vc escondê-los no Linux. Os arquivos que vc deve estar vendo devem ser a Recycle Bin (lixeira do Windows), System Volume Information (a parte de recuperação do sistema) e mais alguns.

Qto ao erro na hora de desligar o micro, desinstale o Network Manager (se vc não usa a máquina em rede ou não usa rede sem fio), esse troço tem vezes que atrapalha mais do que ajuda.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Lucianofarias

Citação de: velox256 online 26 de Dezembro de 2008, 22:39
Esses arquivos que vc está vendo na unidade de armazenamento que vc formatou no Windows é do próprio Windows, então não dá pra vc escondê-los no Linux. Os arquivos que vc deve estar vendo devem ser a Recycle Bin (lixeira do Windows), System Volume Information (a parte de recuperação do sistema) e mais alguns.

Qto ao erro na hora de desligar o micro, desinstale o Network Manager (se vc não usa a máquina em rede ou não usa rede sem fio), esse troço tem vezes que atrapalha mais do que ajuda.

Vamos la! Quanto a ocultar os ícones, pesquisei e consegui. Basta renomear e colocar um . antes do nome. Essa é a forma de ocultar as pastas. Para vê-las novamente, basta mandar exibir arquivos ocultos.
Mas realmente, por ser arquivo de sistema do windows, se renomear pode dar bode no win. Então paciencia.

Quanto ao shutdown, realmente é essa mensagem de Network Manager. Apesar de não trabalhar em rede, posso vir a precisar da placa de rede para acessar alguns dispositivos, então ferrou. Estou fazendo toda a atualização do Ubuntu, vamos ver como fica depois. Buscando achei uma dica para editar alguma linha de comando, mas um disse que o pc passou a não iniciar, então prefiro não correr o risco. Vamos ver se aparece alguma solução mais garantida.

Obrigado a todos pela paciencia!