instalar o ubuntu num comp com fenix

Iniciado por Ednovo, 26 de Dezembro de 2008, 12:11

tópico anterior - próximo tópico

Ednovo

Olá pessoal!
Comprei um computador que veio com o sistema fenix extreme. Mas não estou conseguindo me entender muito bem com ele. Tento mudar a configuração do vídeo e depois ele volta a anterior. tento fechar um programa e ele não fecha. Então como eu quero continuar com o linux, me informei sobre outras distribuições e optei pelo ubuntu, que me parece melhor para quem nunca trabalhou com linux. Gravei o cd do ubuntu. Porém, quando reinicio o computador o fenix não deixa dar o boot pelo cd. mesmo tendo a mensagem para pressionar esc tab e del ele sempre dá o boot pelo fenix. Alguem pode me ajudar a instalar o ubuntu.
Obrigado.

agente100gelo

Olá, seja bem-vindo.

1) Verifique se você gravou o CD com a opção "Gravar Imagem" ou forma semelhante.
2) Verifique na BIOS do computador para mudar a ordem para primeiro iniciar pelo CD. Isto varia de placa pra placa, mas normalmente é acessado através das teclas F2 ou F10 bem no início da inicialização.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Ednovo

Obrigado.
Sobre o Cd, eu até já usei sem instalar em outro computador com o windows.
Quando eu coloco no outro que veio com o fenix, mesmo com as opçoes na tela de pressionar del, esc e tab. ele só entra no fenix. Acho que é algum tipo de problema na configuração do fenix

agente100gelo

Citação de: Ednovo online 26 de Dezembro de 2008, 12:26
Obrigado.
Sobre o Cd, eu até já usei sem instalar em outro computador com o windows.
Quando eu coloco no outro que veio com o fenix, mesmo com as opçoes na tela de pressionar del, esc e tab. ele só entra no fenix. Acho que é algum tipo de problema na configuração do fenix

Não é problema do Fenix, deve ser alguma restrição na placa-mãe. Veja, ao iniciar (é logo, antes de aparecer algo do Fenix) se não aparece alguma tecla para poder acessar a BIOS. Deve existir uma opção "BOOT" onde você pode alterar a ordem.

Ednovo

logo no início aparecem as opçoes del para enter setup esc para entrar boot menu.
Mas mesmo eu pressionando as teclas ele não dá boot pelo cd

agente100gelo

Citação de: Ednovo online 26 de Dezembro de 2008, 12:39
logo no início aparecem as opçoes del para enter setup esc para entrar boot menu.
Mas mesmo eu pressionando as teclas ele não dá boot pelo cd

Então, você tem que ver com o suporte da fabricante do micro com contornar esta restrição.

Ednovo

felipeborges

Certa vez recebi um PC com Fênix, cujo a empresa bloqueava o acesso a Bios, então pelo sistema consegui quebrar este acesso.

Consegui "quebrar este bloqueio" com:

printf "\x2E" | dd bs=1 seek=112 of=/dev/port
printf "\xFF" | dd bs=1 seek=113 of=/dev/port

Como root, para tornar-se root no Fênix, basta abrir o Konsole, e digitar:

sudo su

E logo proceda com o primeiro comando que citei acima, reinicie o computador, e no boot, pressione DEL pra entrar na Bios, lá altere a ordem de boot para o CD, coloque o do Ubuntu no drive e reinicie. Logo a instalação bem intuitiva e em nossa linguá...
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Ednovo

Eu fiz como voce disse felipe. Agora ao ligar o computador ele entra em uma tela que pede para pressionar F1 para continuar ou DEL para entrar no setup. Só que não sai mais dessa tela.
Agora não entra mais nem o fenix.
Desculpa a ignorância, mas é que eu sempre usei o windows e no linux a gente acaba tendo que programar por meio de linguagem mais tecnica. Como saio dessa agora?

felipeborges

Pressione DEL pra entrar na BIOS, e lá selecione o BOOT pelo CD, e o faça com o LiveCD do Ubuntu.
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

PRSC

Se não me engano, com o cd dentro da gaveta, na hora do boot, apertar F12 vem uma tela pequena, com a opção em que deseja dar boot, isso geralmente ocorria quando a gente tenta entrar em modo seguro no windows, e aperta F8 antes do tempo, mas pelo que vi a F12 faz essa função, sem precisar alterar na bios.

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

PRSC

printf "\x2E" | dd bs=1 seek=112 of=/dev/port
printf "\xFF" | dd bs=1 seek=113 of=/dev/port

Com isso ai vc quebrou a senha da bios?

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

0tacon

Corrijam-me se eu estiver errado, mas se o caso é de uma restrição na BIOS, não seria o caso de se resetar a BIOS? É só ter algum cuidado, o manual da placa-mãe e uma chave phillips para abrir o gabinete. Um alicate de bico curvado ajuda bastante na hora de mexer no jumper. É só colocar o jumper na posição reset, contar até 5 e colocar o jumper novamente na posição anterior. Não me responsabilizo pel'o que possa acontecer XD

Oscarface

Citação de: 0tacon online 28 de Dezembro de 2008, 02:01
Corrijam-me se eu estiver errado, mas se o caso é de uma restrição na BIOS, não seria o caso de se resetar a BIOS? É só ter algum cuidado, o manual da placa-mãe e uma chave phillips para abrir o gabinete. Um alicate de bico curvado ajuda bastante na hora de mexer no jumper. É só colocar o jumper na posição reset, contar até 5 e colocar o jumper novamente na posição anterior. Não me responsabilizo pel'o que possa acontecer XD
Acho que essa não é uma boa opção, visto que ele comprou agora o computador e logo perderia sua garantia se fizesse isso. ;)