dúvidas sobre root

Iniciado por delps, 22 de Dezembro de 2008, 19:33

tópico anterior - próximo tópico

delps

segui as instruções do segundo modo sugerido neste site:
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Ativando-a-conta-root-no-Ubuntu/
ele aceitou a senha que eu coloquei, mas ainda sim basta eu digitar sudo su que ele já passa pra root
de XXX@XXX ele passa pra root@XXX
está certo isso? ele não teria que me pedir a senha que eu criei para root antes?
outra coisa, na tela inicial, para logar o usuário, quando eu boto o root e a senha que eu criei ele entra na conta root, mas continua sem permição para fazer algumas coisas, eu mando ir em arquivos em /etc e dá permissão negada o.

Tota

Citação de: delps online 22 de Dezembro de 2008, 19:33
segui as instruções do segundo modo sugerido neste site:
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Ativando-a-conta-root-no-Ubuntu/
ele aceitou a senha que eu coloquei, mas ainda sim basta eu digitar sudo su que ele já passa pra root
de XXX@XXX ele passa pra root@XXX
está certo isso? ele não teria que me pedir a senha que eu criei para root antes?
outra coisa, na tela inicial, para logar o usuário, quando eu boto o root e a senha que eu criei ele entra na conta root, mas continua sem permição para fazer algumas coisas, eu mando ir em arquivos em /etc e dá permissão negada o.

Ola, delps

Bem vamos por partes.

1) A senha de root é para voce se logar numa sessão inteira como root.

2) O comando sudo su informa a máquina que voce usuário mas pertencente ao grupo administradores ( root ) quer uma palhinha como superusuário.

3) se voce digitar no terminal sudo su e abrir em parte gráfica o nautilus por exemplo, sómente o terminal tem permissões "super ", o nautilus não.

4) Logo o que deve estar acontecendo e que é o necessário é digitar sudo su < senha > enter e em seguida o comando nautilus. ( aí sim, ele abre como "super" ). Mas tome cuidado pois voce então pode fazer tudo, inclusive danificar o sistema.

5) Tanto o comando sudo como o comando sudo su têm um "tempo de vida" de aprox. 5 minutos, porisso se voce digitar sudo su ele pede a senha e se voce fechar e abrir o terminal em seguida ele não irá pedir, desde que dentro do tempo.

Isto foi uma mão na roda, pois em tempos antigos, tinha que se digitar o su a cada comando e pedia senha. Imagine fazer varias tarefas desta forma.

6) A confusão pode ocorrer se voce fizer de sua senha a mesma do root. A minha senha ( hipotética é lógico ) seria usuario tota = senha tota => usuario root senha => totaesteveaqui

Então => sudo su < senha tota >
Logar como tota no inicio da sessão => senha tota
Logar como root no inicio da sessão => senha totaesteveaqui

Se sua senha for diferente da do root experimente se logar numa sessão como root
Tecle <cntrl>+<alt>+F1
Vai abrir uma sessão nova. Experimente colocar usuario root e a seguir sua senha de usuario que funciona no sudo su. Acredito que não vai funcionar, pois root é um, usuário é outro.
Para voltar a sua sessão tecle <cntrl>+<alt>+F7

Texto do viva o Linux:
CitarPronto, agora para utilizar o usuário root basta se logar em um terminal e:

$ su root

O que ele explica é que não será mais preciso sudo aquilo, sudo isso.
sudo su e su root é quase a mesma coisa, a unica diferença é o tal "tempo de vida " da senha. No su root ela não existe, ou seja é eterna.

Voce então percebeu a diferença entre os comandos sudo, sudo su e su.

sudo => um comando apenas
sudo su => uma mini sessão em terminal
su (<Ctrl>+<alt>+f1 root + senha de root ou simplesmente su + senha de root em terminal) => uma sessão inteira.( no caso aqui do terminal enquanto ele estiver aberto )

[],s