Ubuntu pronto para uso, completo

Iniciado por Alzotta, 20 de Dezembro de 2008, 00:36

tópico anterior - próximo tópico

Alzotta

Ubuntu pronto para uso, completo.

Tutorial descomplicado e simples, feito para pessoas com pouca intimidade com Linux, com tudo que é necessário para ter o Ubuntu-8.10-Intrepid Ibex completo e sem conflitos, mantendo o Source List intacto, sem repositório extra.
Para aqueles que não sabem usar o terminal, esses pacotes estão no Synaptic ou em Adicionar/Remover e podem ser instalado um por um, é só procurar, lembrando que traço ( - ) entre dois nomes é um único pacote, exemplo: p7zip-full
Obs:Os codecs w32codecs e libdvdcss2 não estão nos repositórios, continue lendo , mais abaixo explico onde se encontra e como instala-lo sem o terminal.

Em adicionar/remover, no dialogo exibir, deixar "todos os aplicativos disponíveis" e no Synaptic os repositórios já vem habilitados.

instalar:

1 - CCSM - Configuração avançada dos efeitos do ambiente de trabalho
Obs: Habilitar no menu (sistema>preferências>menu principal) em "outros", marcar compiz para aparecer no menu (aplicativos>outros), ele habilita e desabilita os efeitos do compiz, se instalar o decorador Emerald instalar também compiz fusion icon ( não aconselho instalar emerald ).

2 - Ubuntu restricted extras - (será instalado vários plugins, codecs, flash, Java e fontes msttcorefonts  )

3 - Avidemux (GTK) - Editor de Vídeos

4 - DeVeDe - Criar Vídeo e DVD

5 - Sound converter - Conversor de som

6 - Dvd95-converter - Ripar DVD

7 - Mplayer - Obs: Se instalou o DeVeDe pule este item, Mplayer é instalado automaticamente junto com o item 4.

8 - Audacity - Editar e gravar arquivos de audio

Pelo comando – instalar:
Obs: Copiar e colar no console (terminal) que se encontra em Aplicativos>Acessórios>Consola

# Compactadores (copie e cole no terminal tudo abaixo)
sudo apt-get -y install unace rar unrar zip unzip p7zip-full p7zip-rar \
  sharutils aish uudeview mpack lha arj cabextract file-roller

# Codecs (copie e cole no terminal uma linha por vez)   
wget -vc http://www.debian-multimedia.org/pool/main/w/w32codecs/w32codecs_20071007-0.1_i386.deb

sudo dpkg -i w32codecs_20071007-0.1_i386.deb

sudo apt-get install libdvdread3

sudo /usr/share/doc/libdvdread3/install-css.sh

Obs: outra alternativa para os codecs é o pacote .Deb procurar por w32codecs e libdvdcss2 neste endereço http://debian-multimedia.org/pool/main/ em Packages Stable escolher a arquitetura amd64 (64bits) ou i386 (32bits) se durante instalação o instalador dizer que tem que resolver  dependências ou pacotes faltante, abra o synaptic e em editar premir consertar pacote quebrado, aguardar instalação do pacote faltante e fechar o synaptic - continuar - enter.

# Composição de CD/DVD (copie e cole no terminal uma linha por vez)
sudo apt-get -y install cdrdao vcdimager mjpegtools vcdtools transcode

sudo apt-get -y install movixmaker-2 normalize-audio mp3gain

Obs: Com a instalação do Avidemux, DeVeDe, Dvd95, Audacity, Soundconvert mais o item Composição de CD/DVD muitos outros codecs e decodificadores serão instalados junto com eles e não será necessário instalar mais nada.

Sugestão: Instalar pelo Synaptic:

aMule - GtkHas (verificador de Md5Sum) - mplayer-fonts (se instalou o Mplayer) 

Aplicativos para Firefox (opcional) instalar do sitio Mozdev
Corretor ortográfico - Imagezoom - Torrent Finder - Foxlingo
Obs: É preciso personalizar a barra de ferramentatas do Firefox

Minha preferência: Pelo Synaptic eu desinstalei o plugin do Firefox "Totem-mozilla" e instalei o "mozilla-mplayer", ele se comporta melhor para assistir filmes direto do navegador (Firefox) e para audio player eu instalei o Exaile que é próximo do Amarok e se comporta muito bem no Ubuntu.

Este tutorial eu fiz para o meu sobrinho que se encontra em outro Pais e instalou o Ubuntu em três PC's. Estou compartilhando com todos e espero ter ajudado aqueles que estão começando.