Corretor ortográfico do Kile

Iniciado por Paulo Lee, 16 de Dezembro de 2008, 20:39

tópico anterior - próximo tópico

Paulo Lee

Oi pessoal,

Antes de mais nada, devo dizer que sou um iniciante no linux. Instalei o UBUNTU 8.10 uns meses atrás e estou tendo problemas com o corretor ortográfico do Kile.

Após navegar por alguns fóruns eu pude (mais ou menos) diagnosticar o problema. Se não estou enganado, o corretor ortográfico do Kile, que é um programa do ambiente KDE, fica embutido no último. Daí eu deveria instalar o kcontrol e trocar o dicionário do KDE para o aspell (do GNOME). No entanto, quando eu instalei o Kile pelo synaptic, foi instalado não extamente o KDE, mas sim um tal de kdebase, e por isso eu não consigo instalar o kcontrol, ou acessar as configurações do kdebase para trocar os dicionários (se for isso mesmo que se deve fazer).

Eu até tentei instalar o KDE4 pelo "adicionar/remover", mas ele não instala, e na descrição do programa está escrito: "KDE4 não pôde ser instalado no seu computador. A aplicação requer características especiais de hardware ou o vendedor decidiu não suportar mais o seu tipo de computador (i386)." Dei uma olhada na wikipédia sobre o que significa i386 e não acredito que meu processador seja desse tipo (ele é um tal de "intel centrino core duo 2,2GHs").

Eu também instalei o TEXmaker, mas seu corretor ortográfico não é automático, isto é, ele não corrige uma suposta palavra errada logo após sua digitação. Por isso eu queria o Kile mesmo, ou talvez algum outro editor que corrija as palavras automaticamente. Aliás, se o Kile também não faz, por favor me digam, pois aí o problema todo já está - de forma infeliz - resolvido.

Até pensei em rodar o Texnic (editor TEX para o windows que eu usava anteriormente) pelo WINE, mas não acredito que vai funcionar com o TexLive.

Agradeço muito mesmo se alguém puder me ajudar!

Ribeirão

Ai brother,