Ubuntu não reconhece mais a partição do XP. (RESOLVIDO)

Iniciado por Ewerson, 14 de Dezembro de 2008, 17:21

tópico anterior - próximo tópico

Ewerson

Como vai pessoal?
Antes de postar esse meu problema, pesquisei bastante, porém não consegui achar uma solução válida.
Seguinte,
Tenho um pc em dual boot, com o Ubuntu 8.04 e o Windows XP. Porém a uma semana atrás, parece que peguei um vírus violento no xp, e ao que me parece terei que formatar,(ainda não formatei) pois ele nem inicializa mais. O Ubuntu, logicamente está funcionando normal, mas, depois que aconteceu isso ele não abre mais as partições do XP, NTFS, (tenho uma para o sistema operacional XP, e outra para os dados, C e D respectivamente), porém nenhuma delas o Ubuntu abre mais. Quando tento acessar por exemplo a partição "dados", da a seguinte mensagem: Não foi possível montar o volume "Dados", e da mesma maneira para a partição ondi esta instalado o XP.
Alguém sabe como posso resolver esse problema?
O fato do XP estar infectado podi estar causando esse problema no Ubuntu?
Desde já agradeço a vocês, e peço que me ajudem pois sou novo no mundo linux.
Obrigado.

jomafras

Experimenta iniciar primeiro o XP, verifica se tá tudo ok com o C e o D e, depois reinicia pelo Ubuntu.
Isso já aconteceu comigo e não tinha nenhum vírus.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Ewerson

Citação de: pintinho online 14 de Dezembro de 2008, 18:39
Experimenta iniciar primeiro o XP, verifica se tá tudo ok com o C e o D e, depois reinicia pelo Ubuntu.
Isso já aconteceu comigo e não tinha nenhum vírus.
Como vai amigo?
O problema é que não inicia o XP, mais. Eu terei que formatar, pois com certeza está infectado.
Eu queria descobrir, é o porque que o Ubuntu não reconhece mais a partição do XP.
Abraço.

RicardoSEP

Olá amigo,

Se o Windows XP foi desligado abruptamente (sem usar o botão desliigar) e você tentou acessar o disco do XP pelo Ubuntu após ess desligamento abrupto, isso realmente ocorre. A partição NTFS não fica "fechada". Você teria que iniciar o XP e desliga-lo normalmente mesmo que for no modo de segurança e depois acessar via Ubuntu.

Se não conseguir ainda assim, você pode tentar o comando ntfsfix a partir do próprio Ubuntu. O ntfsfix é um reparador de partições ntfs. Ele é bem simples de usar. Aqui vai o manual: http://man.linux-ntfs.org/ntfsfix.8.html

Depois de rodar o ntfsfix, tente montar o volume e nos diga se funcionou.

Abraço

Ewerson

Citação de: RicardoSEP online 15 de Dezembro de 2008, 09:48
Olá amigo,

Se o Windows XP foi desligado abruptamente (sem usar o botão desliigar) e você tentou acessar o disco do XP pelo Ubuntu após ess desligamento abrupto, isso realmente ocorre. A partição NTFS não fica "fechada". Você teria que iniciar o XP e desliga-lo normalmente mesmo que for no modo de segurança e depois acessar via Ubuntu.

Se não conseguir ainda assim, você pode tentar o comando ntfsfix a partir do próprio Ubuntu. O ntfsfix é um reparador de partições ntfs. Ele é bem simples de usar. Aqui vai o manual: http://man.linux-ntfs.org/ntfsfix.8.html

Depois de rodar o ntfsfix, tente montar o volume e nos diga se funcionou.

Abraço
Você acertou na mosca!
Depois que o Windows travou, eu tive que desliga-lo na marra, e esse foi o problema.
Para resolver eu baixei o programa que você falou (ntfsfix), daí tentei a seguinte linha de comando para a unidade C: ntfsfix /dev/sda1 , deu uma mensagem de erro. Depois tentei:  ntfsfix /dev/sda5, para a unidade D, também deu erro.
Ai tentei montar com o comando: sudo mount /dev/sda1, retornou também outro erro, mais com outras opções para tentar. Arrisquei uma delas e deu certo. Veja só:  sudo  mount -t ntfs-3g /dev/sda1 /media/disk -o force
Chutei e deu certo. Nem sei o que significa ao certo essa linha de comando, mas consegui montar as duas unidades do XP com ela. Agora ta tudo certo, só o XP que terei que formatar mesmo porque nem inicializa mais.
Muito obrigado e desculpe pela ignorância, pois não tenho muita experiencia em Linux, mas é um sistema sensacional!
Abraços.