Problema na GRAVAÇÃO de arquivos c/ SAMBA (client->ubuntu | server->win2003)

Iniciado por Barba, 11 de Dezembro de 2008, 09:48

tópico anterior - próximo tópico

Barba

Olá pessoal!

Estou com um pequeno problema na utilização do samba.

Através do client (ubuntu) consigo criar normalmente arquivos na pasta (montada) existente no server (windows 2003 server), no entanto, ao editar esses arquivos não é possível grava-los.

A montagem da pasta está assim (/etc/rc.local):
sudo mount.cifs //servidor/ativos/ /media/ativos/ -o username=xxxxx,password=yyyyy,iocharset=utf8,uid=1000,gid=1000,nounix,file_mode=0777,dir_mode=0777,rw

Acontece que o erro que está ocorrendo (no caso no gEdit) é muito genérico e não fornece muitos detalhes:

O usuário "danpos" sugeriu que eu alterasse a montagem para:

sudo mount -t smbfs //servidor/ativos /media/ativos -o username=xxx,password=yyy,iocharset=utf8,uid=1000,gid=1000,umask=000,dmask=777,fmask=777

Mas assim os arquivos não foram listados e o warning retornado na inicialização foi:
WARNING: 'dmask' not expressed in octal.
WARNING: CIFS mount option 'dmask' is deprecated. Use 'dir_mode' instead.
WARNING: 'fmask' not expressed in octal.
WARNING: CIFS mount option 'fmask' is deprecated. Use 'file_mode' instead.

Alterei o 'dmask' e o 'fmask' para octal, assim montou normalmente, o erro de gravação persistiu e o warning na inicialização foi:
WARNING: CIFS mount option 'dmask' is deprecated. Use 'dir_mode' instead.
WARNING: CIFS mount option 'fmask' is deprecated. Use 'file_mode' instead.

Aí fiz o solicitado, alterei o 'dmask' para 'dir_mode' e o 'fmask' para 'file_mode', no entanto, o erro de gravação ainda continua.

Sendo assim o comando de montagem no /etc/rc.local agora está:
sudo mount -t smbfs //servidor/ativos/ /media/ativos/ -o username=xxx,password=yyy,iocharset=utf8,uid=1000,gid=1000,umask=000,dir_mode=0777,file_mode=0777

Consigo criar o arquivo nessa pasta (/media/ativos) mas se vou substituir o arquivo por exemplo, no nautilus o erro é:

[]'s

HelderC

Estou com o mesmo problema na rede aqui em casa.

Eu tenho uma pasta compartilhada no windows e consigo ver ela pelo Ubuntu. Consigo até copiar arquivos que estão nesta pasta. Mas não consigo colocar nada dentro dela. Nem como root.

... também procuro uma solução... :(

cr4sh3r_777

HelderC,

Problema para acessar até como root não acredito que seja problema com o ubuntu.
Verifica se a montagem esta usando o tipo da partição corretamente.

Barba,

Passei por algo parecido aqui em casa,
A unidade que você esta usando no ubuntu está sendo montada como somente para leitura.
Eu tentei mudar por varias vezes mas n deu certo.
O jeito foi criar pastas dentro da unidade e deixar o usuário como dono das mesmas.

Você pode fazer isso da seguinte forma:

sudo mkdir diretorio #para criar a pasta dentro da partição como root
sudo chown usuario diretorio #mudar o dono do diretorio de root para usuario

Espero ter ajudado,
Anderson Faro

Barba

Anderson,

Consigo criar pastas e arquivos, e excluí-los, sem o menor problema, só não consigo editar ou substituir um arquivo lá existente.

Não existe a possibilidade de eu criar as pastas desta forma pois existem muitos outros usuários utilizando as mesmas pastas através do windows. Mesmo porque a quantidade de pastas e arquivos é muito grande, impossibilitando a 'recriação' dos mesmos.

[]'s

Barba

E o mais instigante:

Se eu abro o mesmo arquivo que não grava (no gEdit) pelo Notepad++ utilizando o Wine, ele grava normalmente!
Porém se eu minimizar o Notepad++ com algum arquivo aberto, quando maximizo o Notepad++ ele trava!

Acho que nem com vela preta vai funcionar :(

Barba

Mais ninguém?   :'(

Vamo que eu ainda tenho esperança de resolver isso!

Alias, como ficaria se eu quisesse tirar do rc.local e colocar no fstab?

Barba

Ano novo, problemas antigos... o problema persiste... ta ficando dificil... :(

heyder

Tenta deixar assim e vê se funciona:
sudo mount -t smbfs //servidor/ativos/ /media/ativos/ -o username=xxx,password=yyy,iocharset=utf8,uid=1000,gid=1000,umask=0022,dir_mode=0755,file_mode=0755
Linux Professional Institute Certified (LPIC-1)
http://heyderandrade.blogspot.com.br

Barba

Continua dando erro cara :(

Por que será que não funciona no fstab a montagem?

Barba

Ainda sem solução... estou brigando com o PC para poder trabalhar :(

israelfreire

Fala brother!

Estava com o mesmo problema. Aqui encontrei a solução... A particção funciona pelo fstab, contudo ainda dá erro ao editar os arquivos e salvar no mesmo lugar...

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=288534

---------####---------

Open Office save errors. If you get save errors when modifying an Open Office document in a CIFS mounted share, you will need to include the nobrl option like so:

A partição no fstab deveria então ser montada da seguinte forma:

//netbiosname/sharename    /media/sharename        cifs    credentials=/root/.smbcredentials,iocharset=utf8,nobrl,file_mode=0777,dir_mode=0777 0 0

Aqui infelizmente não funcionou...

israelfreire

Uma solução provisória é criar um lançador do ubuntu com o seguinte comando:

nautilus smb://ipdamaquina/diretoriox

E pedir para o pessoal acessar a pasta através deste atalho... FIz o teste e funciona... Pelo que vi o erro só dá quando eu tento salvar através da pasta montada...

israelfreire

Solução encontrada...

Deves colocar as seguintes sintaxes no fstab:

nobrl,nounix...

COmandos:

%sudo nano /etc/fstab

Adicione as seguintes linhas:

//servidor/ativos/    /media/ativos/        cifs    username=xxxxx,password=yyyyy,nobrl,nounix,rw,iocharset=utf8,file_mode=0777,dir_mode=0777 0 0

Aqui funcionou 100%

Barba

Vou testar segunda-feira lá no trampo...
Eu já consegui fazer gravar sem dar erro (utilizando um script no rc.local), vamos ver se consigo no fstab...

[]'s