instalar windows no ubuntu e nao o contrario...

Iniciado por booolla, 07 de Dezembro de 2008, 20:31

tópico anterior - próximo tópico

booolla

ola..
a algum tempo eu troquei o windows do meu computador pelo ubuntu..
antes usava os dois mais passei a ter apenas o ubuntu..
agora estou um pouco arrependido e gostaria de instalar o windows novamente..
como eu faco tenho q desinstalar o ubuntu pra por windows e depois instalar ubuntu??

e o que voces acham do windows 7??

vlw aee

Tota

Já que voce escolheu o GNU/Linux como seu sistema principal, eu poderia sugerir uma virtualização ?

Se voce tiver mais de 1 Giga de Ram, um windows virtualizado, rodando dentro de uma janela no Linux é show.

Procure por aqui sobre vmware, virtualbox qemu e correlatos. Tem até tutorial.

Mas se quiser o dual boot, sem problemas.

No Linux, reparticione se HD lembrando apenas de que o Windows só roda a partir da primeira partição, logo, de um resize da direita para a esquerda, deixando um espaço livre no inicio do disco.

Baixe o pacote supergrub e grave ele num CD rom.

Instale o Windows e de um reboot depois disto só para ter certeza.

Como de hábito seu Linux vai "sumir", pois o Windows alterou a MBR.

Entre com o super grub e restaure seu grub com ele.

Pronto, dual boot feito.

[],s

niquelnausea

Citação de: booolla online 07 de Dezembro de 2008, 20:31
ola..
como eu faco tenho q desinstalar o ubuntu pra por windows e depois instalar ubuntu??

vlw aee
Instala o Windows em uma partição primária (desde que não seja a do Ubuntu), depois restaura o grub, aqui no fórum mesmo você pode encontar um onte de maneira de recupera o grub.

andre_eofim

Citação de: niquelnausea online 07 de Dezembro de 2008, 21:24
Citação de: booolla online 07 de Dezembro de 2008, 20:31
ola..

vlw aee
Instala o Windows em uma partição primária (desde que não seja a do Ubuntu), depois restaura o grub, aqui no fórum mesmo você pode encontar um onte de maneira de recupera o grub.

No meu caso, eu tenho uma partição de 15GB onde gostaria de instalar o windows XP, mas sempre na hora de instaar ele diz que a partição não está em formato adequado para o widnows. E eu ja formatei ela em FAT32 e NTFS usando um editor de partições do ubuntu. Alguém pode me ajudar? 

Tota

No meu caso, eu tenho uma partição de 15GB onde gostaria de instalar o windows XP, mas sempre na hora de instalar ele diz que a partição não está em formato adequado para o widnows. E eu ja formatei ela em FAT32 e NTFS usando um editor de partições do ubuntu. Alguém pode me ajudar? 

O Windows tem que ser instalado numa partição primária, ele não instala em partição extendida, que deve ser seu caso.

[],s

andre_eofim

Citação de: Tota online 11 de Setembro de 2009, 21:20
No meu caso, eu tenho uma partição de 15GB onde gostaria de instalar o windows XP, mas sempre na hora de instalar ele diz que a partição não está em formato adequado para o widnows. E eu ja formatei ela em FAT32 e NTFS usando um editor de partições do ubuntu. Alguém pode me ajudar? 

O Windows tem que ser instalado numa partição primária, ele não instala em partição extendida, que deve ser seu caso.

[],s

Tem alguma forma de  trasnfrma esa partição de 15GB em uma partição primária?

Tota

Todo Hd aceita apenas duas partições primarias.

Se ja existirem não tem como.

Tota

De que tamanho é sua partição /home?

Quanto voce tem de Ram ?

Se tiver mais de 1 Giga e uma /home com uns 20 Gb livres instala o virtualbox e põe o XP lá dentro.

Fica show, voce roda o XP ao lado do Ubuntu em janelas separadas, gira o cubo, de um lado Linux do outro XP.

Eu tenho no meu eeepc 900mHz celeron com 2 gigas e roda liso.

andre_eofim

Citação de: Tota online 11 de Setembro de 2009, 21:49
De que tamanho é sua partição /home?

Quanto voce tem de Ram ?

Se tiver mais de 1 Giga e uma /home com uns 20 Gb livres instala o virtualbox e põe o XP lá dentro.

Fica show, voce roda o XP ao lado do Ubuntu em janelas separadas, gira o cubo, de um lado Linux do outro XP.

Eu tenho no meu eeepc 900mHz celeron com 2 gigas e roda liso.

Instalei o ubuntu numa partição de 20GB e deixei uma partição de 2GB para swap, e tem mais a partição de 15GB onde quero instalar o windows e o resto é uma partição em NTFS onde salvo meus arquivos. Meu processador é um core 2 duo com 1GB de RAM e meu HD é de 80GB

Tota

andre_eofim

Citação de: Tota online 11 de Setembro de 2009, 22:05
Põe aqui o resultado de sudo fdisk -l

Disco /dev/sda: 80.0 GB, 80026361856 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 9729 cylinders
Units = cilindros of 16065 * 512 = 8225280 bytes
Disk identifier: 0x00067c43

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1   *           1        2550    20482843+  83  Linux
/dev/sda2            2551        9712    57528765    f  Win95 (LBA) Partição Extendida
/dev/sda5            2551        4462    15358108+   c  W95 FAT32 (LBA)
/dev/sda6            4463        4716     2040223+  82  Linux swap / Solaris
/dev/sda7            4717        9712    40130338+   7  HPFS ou NTFS

andre_eofim

Citação de: andre_eofim online 11 de Setembro de 2009, 22:15

Disco /dev/sda: 80.0 GB, 80026361856 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 9729 cylinders
Units = cilindros of 16065 * 512 = 8225280 bytes
Disk identifier: 0x00067c43

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1   *           1        2550    20482843+  83  Linux

Como eu fasso para instalar esse virtualbox? E depois como uso para instalar o windows? E após instalar o windows, como instalar os drivers e programas nesse windows instalado através dessa virtualbox?
/dev/sda2            2551        9712    57528765    f  Win95 (LBA) Partição Extendida
/dev/sda5            2551        4462    15358108+   c  W95 FAT32 (LBA)
/dev/sda6            4463        4716     2040223+  82  Linux swap / Solaris
/dev/sda7            4717        9712    40130338+   7  HPFS ou NTFS

andre_eofim

Façamos o seguinte. Vamos esquecer a opção de instalar o windows nessa partição. Eu usei o virtualbox e instalei o XP e ta rodando legal, mas tenho alguns problema na hora de usalo, como por exemplo: não consigo colar nenhum arquivo na area de trabalho, meus documentos , disco C ou qualquer outro lugar do windows instalado pelo virtualbox; e não consig instalar o driver da minha placa de video; e ele não reconhece alguns DVDcom pŕogramas que eram reconhecidos no windows instalado normalmente sem ser pelo virtualbox.

Alguma idéia de como resolver esse problemas?

Tota

CitarFaçamos o seguinte. Vamos esquecer a opção de instalar o windows nessa partição. Eu usei o virtualbox e instalei o XP e ta rodando legal, mas tenho alguns problema na hora de usalo, como por exemplo: não consigo colar nenhum arquivo na area de trabalho, meus documentos , disco C ou qualquer outro lugar do windows instalado pelo virtualbox; e não consig instalar o driver da minha placa de video; e ele não reconhece alguns DVDcom pŕogramas que eram reconhecidos no windows instalado normalmente sem ser pelo virtualbox.

Copiar do Ubuntu para o xp no vb voce tem que instalar os adicionais para convidado.

Sua placa de video já foi reconhecida, ela usa o driver do vbox, logo não se preocupe com isto.

Os dvd são reconhecidos no Linux, eu acho que reconhecer dvd não é problema do vbox.

andre_eofim

Citação de: Tota online 12 de Setembro de 2009, 17:15
CitarFaçamos o seguinte. Vamos esquecer a opção de instalar o windows nessa partição. Eu usei o virtualbox e instalei o XP e ta rodando legal, mas tenho alguns problema na hora de usalo, como por exemplo: não consigo colar nenhum arquivo na area de trabalho, meus documentos , disco C ou qualquer outro lugar do windows instalado pelo virtualbox; e não consig instalar o driver da minha placa de video; e ele não reconhece alguns DVDcom pŕogramas que eram reconhecidos no windows instalado normalmente sem ser pelo virtualbox.

Copiar do Ubuntu para o xp no vb voce tem que instalar os adicionais para convidado.

Sua placa de video já foi reconhecida, ela usa o driver do vbox, logo não se preocupe com isto.

Os dvd são reconhecidos no Linux, eu acho que reconhecer dvd não é problema do vbox.

Fiz o que você disse, mas agora o problema é que o windows não recohece nenhum dos meus DVD de programas e não sei como passar arquivos do ubuntu para o windows emulado.