Posso instalar 2 linux no pc??

Iniciado por letilins, 05 de Dezembro de 2008, 20:18

tópico anterior - próximo tópico

letilins

Eu quero comprar um hd novo para instalar o meu computador e gostaria de saber se eu posso instalar 2 linux: ubuntu e Big Linux no novo hd?? ou melhor só ubuntu??
Meu computador tem 1Gb da memória e windows XP.
Obrigada

Alakazan

PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

letilins

Alakazan, Serio?!?!?!   ::) :o ???

Ah, será que vc está brincando cmg,né... rsrsrs

Alakazan

Teu HD é o limite.
Mas cuidado com o Grub, que é o Gerenciador de Boot.
Quando eu trocar meu hd pretendo ter 3~4 linux, sendo todas (menos uma , o ubuntu) de testes.
Te recomendo usar a busca.

letilins

Ah, agora eu entendi, Alakazan.  ;D

Outra coisa, dá pra rodar o ubuntu no meu computador sem instalar???

felipeborges

Sim, pelo CD. O desempenho é muito inferior ao instalado, e todas as configurações são perdidas quando você tira o CD do driver ou desliga o sistema. Pra quem quer conhecer o sistema é legal "fuçar" nos aplicativos pelo CD. Mas se você quiser ver o real rendimento do sistema, personaliza-lo e instalar mais programas, precisa instalar (pode ser num pen-drive)  ;)
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Alakazan

Dá, mas para ser bem sincero fica uma porcaria o desempenho.
Live CD rápido é SliTaz...
E tem um linux, O Slax, que é ótimo para live cds, se vc selecioar no menu dele "copy to RAM" ele roda muuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiito rápido. (mas tem que ter bastante RAM). +300MB

letilins

Citação de: felipeborges online 05 de Dezembro de 2008, 21:14
Sim, pelo CD. O desempenho é muito inferior ao instalado, e todas as configurações são perdidas quando você tira o CD do driver ou desliga o sistema. Pra quem quer conhecer o sistema é legal "fuçar" nos aplicativos pelo CD. Mas se você quiser ver o real rendimento do sistema, personaliza-lo e instalar mais programas, precisa instalar (pode ser num pen-drive)  ;)

Então pode instalar ubuntu no HD externo ou pen?? não vai ter o problema??

letilins

Citação de: Alakazan online 05 de Dezembro de 2008, 21:29
E tem um linux, O Slax, que é ótimo para live cds, se vc selecioar no menu dele "copy to RAM" ele roda muuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiito rápido. (mas tem que ter bastante RAM). +300MB

SliTaz e Slax são linux, certo???? Prefiro rodar só ubuntu e eu so queria saber se dá p rodar, eu não consegui pq precisa instalar o computador).
Tenho 5 cds dos linux:Ubuntu, Kubuntu, Big Linux, Kurumin, Debian (não conheço pq precisa instalar) (todos são antigos versões) e prefiro ter ubuntu pq é melhor do que outros.

felipeborges

Citação de: letilins online 05 de Dezembro de 2008, 21:57

SliTaz e Slax são linux, certo???? Prefiro rodar só ubuntu e eu so queria saber se dá p rodar, eu não consegui pq precisa instalar o computador).
Tenho 5 cds dos linux:Ubuntu, Kubuntu, Big Linux, Kurumin, Debian (não conheço pq precisa instalar) (todos são antigos versões) e prefiro ter ubuntu pq é melhor do que outros.

Aí é questão de gosto, cada um prefere e indica sua distro, eu gosto do Debian, a maioria deste fórum gosta do Ubuntu, e etc... para saber qual a distro pra você, é necessário efetuar testes. Pesquise sobre Linux no Pendrive, é facílimo e prático.
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

letilins

Citação de: felipeborges online 05 de Dezembro de 2008, 23:03
Citação de: letilins online 05 de Dezembro de 2008, 21:57

Aí é questão de gosto, cada um prefere e indica sua distro, eu gosto do Debian, a maioria deste fórum gosta do Ubuntu, e etc... para saber qual a distro pra você, é necessário efetuar testes. Pesquise sobre Linux no Pendrive, é facílimo e prático.

Ok, felipeborges. vou pesquisar sobre linux no Pen Drive ou Hd externo.
Depois eu te conto.

Alakazan

Dá pra instalar no Pen ou HD externo OUUUU fazer um live pen ou um live hd.

Rodrigo Henrique

zum

Citação de: letilins online 05 de Dezembro de 2008, 20:18
Eu quero comprar um hd novo para instalar o meu computador e gostaria de saber se eu posso instalar 2 linux: ubuntu e Big Linux no novo hd?? ou melhor só ubuntu??
Meu computador tem 1Gb da memória e windows XP.
Obrigada

você pode sim, deixa que te diga como eu tenho os meus hds
como uso SATA eles são sd..

então o hd que coloquei como inicial (para iniciar primeiro) é o sda
e tem várias partições para acomodar varios linux

no sda1 tenho o "ubuntu"
no sda2 tenho o "debian" alias você sabia que este é um otimo linux para se estudar e aprender, (embora os forums dele não sejam nem perto de amigaveis como são estes...)  ;) ejem. bom continuando
no sda3 tenho mais otra distribuição de outro linux vamos chamar de "zenwalk"
e tenho ainda
sda5 com uma partição (extendida) para backups e guardar dados
e finalmente o sda6 onde esta o swap
mas veja que os HDs tem a limitação de não poder ter mais do que 4 partições primárias, assim você não vai poder colocar todos os linux que quiser (se eu estiver enganado por favor me corrijam!)
no meu caso não existe sda4 por estar usando uma partição extendida (ou melhor ela fica escondida para mim, assim não poso usa-la)

no sdb (meu segundo hd) continuo usando o windows, pois para mim é necessário para alguns trabalhos (cada vez menos)
assim so tenho a pártição sdb1 do tipo ntfs onde ele se encontra  :)

espero ter te esclarecido alguns pontos

ps: entenda sda como Sata Disk A (o primeiro) e sdb como Sata Disk B (o segundo)

zum

letilins

Citação de: Alakazan online 06 de Dezembro de 2008, 12:07
Dá pra instalar no Pen ou HD externo OUUUU fazer um live pen ou um live hd.

Beleza... vcs têm apostila sobre instalar no pen ou HD externo??? então vcs podem me mandar o email???